PITCHING: AUDIBLE ORIGINAL
O seu projeto pode se tornar o próximo Audible Original.
para ter um original para chamar de seu.
Inscreva o seu projeto para o Pitching: Audible Original
Na Audible, somos apaixonados por expandir as possibilidades do entretenimento em áudio. Nossos conteúdos são de alta qualidade, interpretados por alguns dos maiores nomes, bem como por talentos emergentes de todo o Brasil, para trazer audiolivros e Audible Originals aos ouvintes.
Procuramos apoiar a comunidade criativa local – autores, roteiristas, criadores, produtores e outros artistas – colaborando para que criem conteúdos emocionantes e conquistem novos ouvintes.
Tem uma história para contar em áudio? Nós queremos ouvi-la.
Sua história
Compartilhe com a gente sua ideia original. Estamos buscando exclusivamente projetos episódicos com um arco narrativo claro, estritamente roteirizados, de ficção e não-ficção. Buscamos diversidade não apenas de gênero nos formatos, mas também de cultura, regiões, identidades e representatividade atrás dos microfones. Embora a gente goste de “mesacasts” e entrevistas, neste momento estamos buscando apenas projetos narrativos que consigam levar ao ouvinte uma experiência sonora imersiva com impacto emocional.
Sua Voz
Estamos especialmente interessados em criadores que possuam experiências, vivências e perspectivas diversas.
Ouça Criando Um Audible Original, uma oficina sobre o processo de criação e produção de narrativas em áudio
-
Episódio 1 - Audible Originals
- De: Audible Studios
- Duração: 8 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible Brasil, fala sobre os diferenciais de um Audible Original, audiolivros, o apoio à diversidade de histórias e de contadores de histórias na frente e por trás dos microfones e à economia criativa com o lançamento de um pitching para criadores de obras em áudio.
-
-
Inovação muito bem-vinda
- Por Cris Vaccarezza em 18/11/2024
De: Audible Studios
-
Episódio 2 - Audiossérie x série audiovisual
- De: Audible Studios
- Duração: 39 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
João Jardim, diretor do Audible Original Ninguém com Esse Nome e cineasta indicado ao Oscar por Lixo Extraordinário, e Paula Scarpin, Diretora de Criação da Rádio Novelo produtora de Chumbo & Soul e Nem Só de Pão, ambos Audible Originals, discutem as convergências e divergências artísticas, de processos e de produção entre o áudio puro e o audiovisual.
De: Audible Studios
-
Episódio 3 - Audiosséries, de volta para o futuro!
- De: Audible Studios
- Duração: 35 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
Alexandre Tondella, diretor da TV Cultura e ex-diretor da Rádio Cultura AM e FM, analisa a história da rádio e das radionovelas no Brasil, o que dá chaves para compreender a perenidade dos conteúdos em áudio e porque eles retornaram com tanta força nos últimos anos.
De: Audible Studios
-
Episódio 4 - Masterclass “a construção do som na audiossérie” (parte 1)
- De: Audible Studios
- Duração: 28 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
Fernando Cespedes, criador das audiosséries Ser Sonoro e a Incrível Nave Sonora, ministra a masterclass “a construção do som na audiossérie”, dividida em duas partes. Na primeira, Fernando aborda os sentidos da escuta, nosso sistema auditivo, o papel do som numa história e as possibilidades de imersão que ele permite aos ouvintes.
De: Audible Studios
-
Episódio 5 - Masterclass “a construção do som na audiossérie” (parte 2)
- De: Audible Studios
- Duração: 24 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
Na segunda parte da masterclass, Fernando Cespedes (Ser Sonoro, A Incrível Nave Sonora) explora como materializar o som numa audiossérie e a necessidade de um processo de produção mais colaborativo para narrativas em áudio.
De: Audible Studios
-
Episódio 6 - Estudo de caso: “Yawara: uma história oculta sobre o Brasil”
- De: Audible Studios
- Duração: 39 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
No estudo de caso de Yawara: uma história oculta sobre o Brasil, um Audible Original narrado pela atriz Alice Braga e pela ativista Daiara Tukano, a produtora Bianca Comparato, atriz em João Sem Deus: A Queda de Abadiânia, e os corroteiristas e codiretores Renata Tupinambá, criadora da audiossérie Originárias, e Orlando Calheiros, criador da audiossérie O Código do Russo.
De: Audible Studios
-
Episódio 1 - Audible Originals
- De: Audible Studios
- Duração: 8 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible Brasil, fala sobre os diferenciais de um Audible Original, audiolivros, o apoio à diversidade de histórias e de contadores de histórias na frente e por trás dos microfones e à economia criativa com o lançamento de um pitching para criadores de obras em áudio.
-
-
Inovação muito bem-vinda
- Por Cris Vaccarezza em 18/11/2024
De: Audible Studios
-
Episódio 2 - Audiossérie x série audiovisual
- De: Audible Studios
- Duração: 39 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
João Jardim, diretor do Audible Original Ninguém com Esse Nome e cineasta indicado ao Oscar por Lixo Extraordinário, e Paula Scarpin, Diretora de Criação da Rádio Novelo produtora de Chumbo & Soul e Nem Só de Pão, ambos Audible Originals, discutem as convergências e divergências artísticas, de processos e de produção entre o áudio puro e o audiovisual.
De: Audible Studios
-
Episódio 3 - Audiosséries, de volta para o futuro!
- De: Audible Studios
- Duração: 35 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
Alexandre Tondella, diretor da TV Cultura e ex-diretor da Rádio Cultura AM e FM, analisa a história da rádio e das radionovelas no Brasil, o que dá chaves para compreender a perenidade dos conteúdos em áudio e porque eles retornaram com tanta força nos últimos anos.
De: Audible Studios
-
Episódio 4 - Masterclass “a construção do som na audiossérie” (parte 1)
- De: Audible Studios
- Duração: 28 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
Fernando Cespedes, criador das audiosséries Ser Sonoro e a Incrível Nave Sonora, ministra a masterclass “a construção do som na audiossérie”, dividida em duas partes. Na primeira, Fernando aborda os sentidos da escuta, nosso sistema auditivo, o papel do som numa história e as possibilidades de imersão que ele permite aos ouvintes.
De: Audible Studios
-
Episódio 5 - Masterclass “a construção do som na audiossérie” (parte 2)
- De: Audible Studios
- Duração: 24 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
Na segunda parte da masterclass, Fernando Cespedes (Ser Sonoro, A Incrível Nave Sonora) explora como materializar o som numa audiossérie e a necessidade de um processo de produção mais colaborativo para narrativas em áudio.
De: Audible Studios
-
Episódio 6 - Estudo de caso: “Yawara: uma história oculta sobre o Brasil”
- De: Audible Studios
- Duração: 39 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
No estudo de caso de Yawara: uma história oculta sobre o Brasil, um Audible Original narrado pela atriz Alice Braga e pela ativista Daiara Tukano, a produtora Bianca Comparato, atriz em João Sem Deus: A Queda de Abadiânia, e os corroteiristas e codiretores Renata Tupinambá, criadora da audiossérie Originárias, e Orlando Calheiros, criador da audiossérie O Código do Russo.
De: Audible Studios
-
Episódio 7 - Roteiro de audiossérie
- De: Audible Studios
- Duração: 38 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
Carol Pires, roteirista do Audible Original Por que Mudei? e redatora de Greg News, e Manuela Cantuária, roteirista do Audible Original Ninguém com Esse Nome e criadora e roteirista-chefe da série As Seguidoras, conversam sobre o roteiro de audiossérie em obras de ficção e não ficção, formatação, processos criativos, as funções do som numa história, pesquisa e a interface do roteiro com o desenho de som.
De: Audible Studios
-
Episódio 8 - Estudo de caso: “Ninguém com Esse Nome”
- De: Audible Studios
- Duração: 47 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
No estudo de caso de Ninguém com Esse Nome, um Audible Original, o diretor João Jardim, cineasta indicado ao Oscar por Lixo Extraordinário e a roteirista Galba Gogóia, atriz na telenovela Renascer, falam sobre as entrevistas com personagens reais que inspiraram a audiossérie, do uso de elipses temporais, e a incorporação de acontecimentos da história do Brasil na narrativa da obra.
De: Audible Studios
-
Episódio 9 - Masterclass “a escrita sonora” (Parte 1)
- De: Audible Studios
- Duração: 27 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
Iana Paro, diretora da cátedra de Roteiro da EICTV e roteirista do longa-metragem Três Verões, ministra uma masterclass sobre a escrita do som em duas partes. Na primeira, ela pensa as funções narrativas, dramáticas e argumentais dos sons no roteiro, e propõe exercícios para aprendermos a pensar sonoramente.
De: Audible Studios
-
Episódio 10 - Masterclass “a escrita sonora” (Parte 2)
- De: Audible Studios
- Duração: 28 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
Na segunda parte da masterclass, Iana Paro (Cátedra de Roteiro da EICTV, Três Verões) pondera sobre como a atual formatação de roteiros não estimula as possibilidades de escrita dos sons. Ela também apresenta exemplos de outros estilos de escrita e propõe mais exercícios para os ouvintes.
De: Audible Studios
-
Episódio 11 - A pesquisa em audiosséries (Parte 1)
- De: Audible Studios
- Duração: 45 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
Flora Thomson-DeVeaux, diretora de pesquisa da Rádio Novelo, e Thiago André, criador do Audible Original Apartheid Tropical e da audiossérie História Preta, falam sobre a pesquisa em audiossérie, seus processos, particularidade, formatos, fontes, particularidades, apuração e desafios da área.
De: Audible Studios
-
Episódio 12 - A pesquisa em audiosséries (Parte 2)
- De: Audible Studios
- Duração: 38 minutos
- Gravação original
-
Geral
-
Desempenho
-
História
Na segunda parte do episódio dedicado à pesquisa, Flora Thomson-DeVeaux, diretora de pesquisa da Rádio Novelo, e Thiago André, roteirista do Audible Original Apartheid Tropical e criador da audiossérie História Preta, falam sobre a separação entre pesquisa e roteiro, suas atuações como roteiristas, as diferenças entre personagens e entrevistados e mais.
De: Audible Studios
Pitching: Audible Original
Cronograma
Abertura das inscrições 15/01/2025
Prazo final das inscrições: 28/02/2025
Pitching ao vivo: a ser confirmada.
O que buscamos
Não buscamos projetos de podcast, mesacast, entrevistas.
A Audible estabelece altos padrões para novas histórias, tanto narrativos quanto técnicos. Os seguintes itens são particularmente importantes para nós:
Qualidade: O projeto tem um alto padrão em termos de conteúdo, estilo e dramaturgia.
Entretenimento: O projeto tem potencial para envolver grandes audiências.
Personagem: O projeto apresenta personagens estimulantes, complexos e distintos. Personagens cujo desenvolvimento se dá em confronto com os acontecimentos da trama. Personagens com algo em jogo com os quais os ouvintes podem se relacionar emocionalmente.
Originalidade: O conceito inclui soluções narrativas que nos surpreendem em vez de simplesmente repetir o que já é conhecido. O formato em áudio é inspiração para o conteúdo. Em quais situações, para quais personagens a escuta é de fundamental importância?
Foco: O conceito e o núcleo do projeto são fáceis de entender. As pessoas por trás da ideia conhecem seu público-alvo e tem uma visão clara de como engajá-lo.
Duração: não temos uma regra para a duração dos episódios, mas idealmente nossos episódios possuem entre 20 a 40 minutos. O mais importante é pensar na experiência do ouvinte.
Critérios de avaliação
Seu projeto deve responder às seguintes perguntas importantes:
Público-alvo: O nosso público-alvo é adulto. Neste momento, não buscamos projetos direcionados para família, crianças e adolescentes. Queremos entender a faixa etária do seu público, o que ele lê? O que ele escuta? O que ele assiste? Qual a classe social dele? Quais os interesses dessas pessoas?
Gênero: Suspense? Fantasia? Ficção científica? Híbrido? Comédia? Drama?
História: Do que se trata? Qual história de fato ouviremos?
Personagens: Quem são os personagens principais? O que os distingue? Importante descrevê-los com características audíveis - como falam, qual a cadência e tom de voz que possuem? De onde vêm? Têm algum sotaque específico?
Atmosfera: Qual é o cenário? Como você quer que sua série soe? Qual o ambiente dos lugares mais importantes da sua história?
Referências: Explicar do que se trata cada referência. Se você tiver referências em áudio, é sempre melhor.
Relevância: O que torna sua série tão especial? Por que é diferente de tudo que já ouvimos antes? Por que este projeto precisa ser produzido agora?
As inscrições só abrem em Janeiro
Perguntas frequentes
Dúvidas?
Dúvidas?