• Atina Pra Isso #99: Cemitério e o Direito de Culto na Umbanda

  • Nov 23 2024
  • Duração: 1 hora e 12 minutos
  • Podcast

Atina Pra Isso #99: Cemitério e o Direito de Culto na Umbanda

  • Sumário

  • Neste episódio, mergulhamos na relação profunda entre o povo de terreiro e os cemitérios, ou Kalunga. Esses espaços, fundamentais para o povo de Umbanda, são muito mais do que “campos santos”; são territórios de conexão entre vivos e ancestrais. Exploramos sua relevância ritualística e cultural, destacando como sustentam práticas que fortalecem a ancestralidade e a espiritualidade dos umbandistas.


    Também discutimos os desafios atuais enfrentados pelas comunidades de terreiro na luta pela liberdade de culto em espaços públicos. Compartilho a história do Terreiro Aruanda e sua celebração anual no Cemitério São Pedro, tradição ameaçada por políticas de concessão administrativa. Analisamos como medidas burocráticas podem mascarar práticas de exclusão cultural e religiosa, revelando um racismo estrutural que impacta diretamente as tradições afro-brasileiras. Este é um alerta sobre a importância da resistência e da união das comunidades de terreiro!


    Com as participações especiais de Renata Pallottini, Camila Spolon e Jéssica Marques, trazemos um relato emocionante sobre a *Festa na Kalunga*, realizada pelo Terreiro Aruanda desde 2017. Apesar das barreiras impostas, a celebração segue viva como um ato de resistência e preservação cultural. Refletimos sobre o papel dos terreiros na proteção de suas tradições e enfrentamento dos desafios para garantir que a Umbanda continue ocupando os espaços que lhe pertencem historicamente.


    Aperte o play e venha refletir conosco sobre a importância de defender a cultura afro-brasileira de nome Umbanda.


    Atina pra Isso!

    Exibir mais Exibir menos

O que os ouvintes dizem sobre Atina Pra Isso #99: Cemitério e o Direito de Culto na Umbanda

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.