-
D. Pedro: A História Não Contada
- O Homem Revelado por Cartas e Documentos Inéditos (A História Não Contada)
- Narrado por: Helio Barcia
- Duração: 15 horas e 51 minutos
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
Assine e ganhe 30% de desconto neste título
R$ 19,90 /mês
Compre agora por R$ 45,99
Nenhum método de pagamento padrão foi selecionado.
Pedimos desculpas. Não podemos vender este produto com o método de pagamento selecionado
Sinopse
Ao morrer, Dom Pedro deixou para as futuras gerações de brasileiros uma difícil tarefa: extrair de suas memórias uma imagem fiel de sua personalidade, ideias, angústias e ambições. Até hoje, essa tarefa não havia sido bem cumprida.
Em meio a um emaranhado de especulações e distorções históricas, restava ainda a indagação: quem foi o primeiro imperador do Brasil?
Para responder a essa pergunta, Paulo Rezzutti recorreu a uma ampla gama de fontes primárias e documentos originais, que revelam facetas desconhecidas de Dom Pedro, e que lhe deram acesso à história não contada do nosso primeiro monarca - esta que agora você poderá escutar.
Em lugar da caricatura que tomou conta do imaginário nacional, o autor nos apresenta o homem por trás do imperador. Um homem que, para além das muitas amantes, dos filhos ilegítimos e da fama de turrão, nos deixou como legado uma sequência de sacrifícios em prol da unidade nacional; um personagem repleto de defeitos morais e contradições políticas, mas que esteve ligado a grandes passagens da história do liberalismo mundial, e que, acima de tudo, viveu uma vida intensa e repleta de humanidade.
Paulo Rezzutti é um escritor e pesquisador paulista. Membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, trabalhou como consultor técnico na exumação dos corpos dos primeiros imperadores do Brasil. Tem dois livros publicados sobre o período do Primeiro Reinado: Titília e o Demonão: cartas inéditas de Dom Pedro I à Marquesa de Santos e Domitila, a verdadeira história da Marquesa de Santos, finalista do Prêmio Jabuti 2014. Também é um dos organizadores do projeto ""Turismo na História"".
O que os ouvintes dizem sobre D. Pedro: A História Não Contada
Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.
-
Geral
-
Execução
-
História
- Xaline Rocha
- 19/11/2023
Excelente Livro
Eu tinha um grande preconceito com Dom Pedro I por ter internalizado a imagem que nos é ensinada pela escola, pelas produções brasileiras e pela cultura de modo geral, de que se tratava apenas de um mulherengo que veio fugido de Portugal ainda pequeno e, tão covardemente quanto chegou, partiu, abandonando o filho para não perder o trono.
Após escutar esse audiolivro, muito bem narrado, percebo que o Brasil tem sido injusto com a figura de Dom Pedro I, pois com toda falha que ele teve (e certamente mulherengo ele foi), ele teve grandes méritos que foram esquecidos ou desvalorizados. Todo homem tem suas falhas, e a não ser que tenhamos um santo, dificilmente uma figura histórica ou qualquer que seja será perfeita e livre de vícios e falhas. Parece que temos uma aversão a valorizar nossas figuras históricas e o hábito de falar mal delas.
Dificilmente nos libertaremos da síndrome de povo vira-lata se não valorizarmos nossos próprios heróis, e me fica na mente a fala de Ozires Silva que questionou membros do comitê do Prêmio Nobel sobre o por quê o nosso país nunca ganhou um, ao que eles responderam que o Brasil é um destruidor de heróis, que todo candidato que o Brasil já teve, o próprio país fez campanha contra destruindo a imagem do candidato.
Por que não valorizar as figuras históricas com base nos méritos que tiveram eu seu próprio tempo, sem os julgar esperando que tivessem a mentalidade que temos hoje? Por que não valorizar um "simples" discurso contra ideias de seu tempo, e entender que "apenas" isso já exigia muita coragem e esclarecimento, sem querer utopicamente que a pessoa tivesse comandado uma luta armada para impor seu pensamento, desconsiderando toda a dificuldade e consequências de fazer isso no tempo em que viveu? Figuras como Dom Pedro I, Castro Alves e muitos outros levantaram bandeira contra a escravidão, mas foram julgados e condenados pela polícia histórica por não ter feito mais. Pessoas que não conseguem enxergar além de sua própria lente, sem entender que no tempo dessas pessoas o mero discurso exigia infinitamente muito mais do que hoje.
Acredito que esse livro presta um grande serviço à história do Brasil ao resgatar quem foi de fato Dom Pedro I. Um homem cheio de falhas, mas que valorizava o Brasil, talvez mais do que os brasileiros de hoje, e que, dentro de suas possibilidades e do tempo em que viveu, contribuiu para construir e melhorar esta nação.
Ocorreu um erro. Tente novamente em alguns minutos.
Obrigado. Seu voto nesta revisão foi computado.
Você denunciou esta avaliação
-
Geral
-
Execução
-
História
- Cliente Kindle
- 04/03/2024
Gostei muito de todos os detalhes que o autor trás atenção
Autor Paulo Rezzuti sempre muito preciso nas informações históricas. Linguagem também muito clara e escrita que cativa. Parecia que estava ouvindo um de seus vídeos ...
Narrador também fez ótimo trabalho.
Ja quero ouvir outros livros do mesmo autor.
Ocorreu um erro. Tente novamente em alguns minutos.
Obrigado. Seu voto nesta revisão foi computado.
Você denunciou esta avaliação
-
Geral
-
Execução
-
História
- Daniel Mastellari
- 21/01/2024
Excelente livro.
Livro essencial para entender a história do Brasil da família real. Consegue ser imparcial relatando as virtudes e defeitos do nosso Imperador.
Ocorreu um erro. Tente novamente em alguns minutos.
Obrigado. Seu voto nesta revisão foi computado.
Você denunciou esta avaliação
-
Geral
-
Execução
-
História
- Larissa
- 27/01/2024
Me surpreendeu
O livro nos traz informações essenciais sobre o desenvolvimento do país, sobretudo da influência das imperatrizes e de quem realmente foi Pedro I.
Acredito eu que deveria ser um livro de leitura obrigatória nas escolas e de debates.
Pedro I, sabendo de suas limitações, não poupou esforços para que fosse lembrado até os dias atuais. A leitura do livro é capaz de desfazer crenças que construímos.
Ocorreu um erro. Tente novamente em alguns minutos.
Obrigado. Seu voto nesta revisão foi computado.
Você denunciou esta avaliação