
O que deixamos para trás
A arte sueca do minimalismo e do desapego
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
Assine e ganhe 30% de desconto neste título
R$ 19,90 /mês
Compre agora por R$ 24,99
Nenhum método de pagamento padrão foi selecionado.
Pedimos desculpas. Não podemos vender este produto com o método de pagamento selecionado
-
Narrado por:
-
Erika Riba
Sobre este áudio
NA SUÉCIA, existe uma antiga tradição chamada döstädning – dö significa "morte", städning, "limpeza". O sentido é bastante literal: limpar, remover, se desfazer ou desapegar de objetos que, mesmo adorados, com a nossa morte vão se transformar em um fardo para amigos e entes queridos. Essa tarefa de eliminar pertences em vida – descrita como revigorante pelos escandinavos e como inusitada por pessoas de outras culturas – pode ser realizada a qualquer momento, em qualquer idade, porém sempre o mais cedo possível, antes que outros tenham que fazer isso por nós.
Com bom-humor e sabedoria, a artista plástica Margareta Magnusson nos convida a essa prática diária e consciente, que é uma versão do minimalismo. Desbravando o inventário de pertences na oficina do marido ou o da própria gaveta de "segredos", ela sugere quais objetos podemos descartar com facilidade (roupas sem uso, presentes de que não gostamos, mais louça do que somos capazes de usar no dia a dia) e quais podem muito bem permanecer até o fim (fotos, cartas de amor, pequenos mimos recebidos de filhos e amigos).
Margareta adiciona uma pitada de diversão a essa que, para muitos, pode ser uma tarefa dolorosa, e sua abordagem direta, porém leve, é um caminho para o diálogo familiar sobre o tema tão sensível da morte.
Este livro inspirou a série de TV The Gentle Art of Swedish Death Cleaning, que está disponível, em inglês, por streaming e foi desenvolvida por Amy Poehler e Scout Productions.
©2017 Margareta Magnusson e Jane Magnusson (P)2017 Editora Intrínseca Ltda.Resumo da Crítica
“Em sua cartilha sobre como fazer uma limpa em nossos pertences antes de morrer, Magnusson nos leva em um passeio emocionante e divertido pela memória.”
— THE NEW YORK TIMES
“Enquanto Marie Kondo nos instrui a manter aquilo que nos traz alegria, Magnusson é direta e desapegada. O conselho bem-humorado dessa mãe de cinco filhos é: não deixe que seus pertences virem um fardo para a família e os amigos.”
— THE WASHINGTON POST
“Magnusson compartilha princípios sólidos para organizar o espaço doméstico, independentemente de idade ou circunstância de vida.”
— BUSINESS INSIDER
“Um livro espirituoso, útil e curiosamente profundo.”
— ENTERTAINMENT WEEKLY