• #398 Ulan Galinski

  • Feb 6 2025
  • Duração: 1 hora e 56 minutos
  • Podcast

  • Sumário

  • No coração do Vale do Capão, na Chapada Diamantina, nasceu um jovem que cresceria em meio à natureza exuberante, carregando consigo os valores que moldariam não apenas sua carreira, mas também sua essência como ser humano. Filho de um francês e de uma baiana, seu sobrenome tem raízes russas, compondo uma mistura de culturas tão rica quanto sua trajetória. Criado em um ambiente artístico, ele participou das atividades do Circo do Capão, fundado por seu pai, um artista circense que chegou ao Brasil em busca da capoeira e encontrou na Bahia um novo lar. Além das atividades no picadeiro, ele praticou jiu-jitsu, capoeira, boxe e futebol. Em 2013, começou também a praticar o mountain bike.

    Foi no ano de 2014, ao acompanhar a ultramaratona Brasil Ride como espectador, que ele descobriu o mundo do mountain bike competitivo. Inspirado pelo seu então professor de educação física, deixou as outras modalidades para se dedicar ao ciclismo e deu seus primeiros passos no esporte competitivo, conquistando o campeonato baiano na categoria Júnior no ano seguinte. A ascensão foi rápida, e logo ele estava dividindo a pista com grandes nomes como Henrique Avancini, de quem viria a se tornar companheiro de equipe e aprendiz.

    Desde 2020, integra a equipe Caloi Henrique Avancini Racing, destacando-se no cenário nacional e internacional. Conquistas como o bicampeonato na Super Elite da Copa Internacional (2020/23), o campeonato brasileiro elite de maratona em 2021, os vice-campeonatos brasileiro de XCO em 2022 e 2023, as quatorze vitórias UCI na elite e um top 20 na etapa da Copa do Mundo realizada em Mairiporã, este ano, foram marcos em sua carreira, evidenciando sua categoria e capacidade de competir entre os melhores do mundo.

    Em 2024, garantiu sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, conquistando a 21ª colocação no Cross-Country Olímpico (XCO), feito que ele atribui tanto à sua evolução técnica quanto à serenidade mental alcançada.

    O que começou como uma simples paixão por pedalar nas trilhas da Chapada Diamantina o levou a ser uma das principais promessas do mountain bike brasileiro. Agora, aos 26 anos, com seu espírito resiliente e sua conexão com as raízes, ele se prepara para enfrentar mais um ciclo olímpico, carregando consigo a bandeira nordestina e brasileira, bem como a leveza de quem sabe que sua história já é, por si só, inspiradora.

    Conosco aqui, um artista do mountain bike profissional, atual campeão brasileiro de XCO, um sonhador e ambicioso palmeirense, Ulan Bastos Galinski.

    Inspire-se!

    Um oferecimento @oakleybr

    SIGA e COMPARTILHE o Endörfina através do seu app preferido de podcasts.

    Contribua também com este projeto através do Apoia.se.

    Exibir mais Exibir menos
activate_buybox_copy_target_t1

O que os ouvintes dizem sobre #398 Ulan Galinski

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.