• #79 - Parem as máquinas!

  • Apr 14 2023
  • Duração: 37 minutos
  • Podcast

#79 - Parem as máquinas!

  • Sumário

  • Aviões, helicópteros, barcos e lanchas. Todos esses veículos são necessários para explicar o avanço do garimpo em Terras Indígenas. Mas existe uma máquina que, embora pouco citada, tem uma influência determinante para a destruição ter chegado nos níveis atuais. São as escavadeiras hidráulicas.

    De 2021 até agora, foram identificadas 176 escavadeiras hidráulicas operando ilegalmente dentro dos territórios Yanomami, Munduruku e Kayapó. Não por coincidência, são essas regiões que concentram os maiores índices da atividade ilegal.

    O dado foi apresentado nesta semana no relatório Parem As Máquinas! Por uma Amazônia Livre de Garimpo, produzido pelo Greenpeace Brasil, em parceria com o Greenpeace do leste asiático. No dia do lançamento do documento, foi realizada uma ação pacífica próximo à entrada da fábrica da Hyundai, em Itatiaia (RJ).

    A escolha do local não foi à toa. Este mesmo relatório descobriu que das 176 escavadeiras identificadas em Terras Indígenas, 76 (42%) pertencem à marca sul-coreana. Queremos que a Hyundai seja parte da solução, não do problema, e já existe um caminho para isso: ela já dispõe de uma tecnologia capaz de monitorar por onde andam as escavadeiras produzidas pela empresa. Ou seja, é possível descobrir se as máquinas estão sendo usadas para o garimpo ilegal dentro de Terras Indígenas.

    Para saber mais do relatório e do protesto do Greenpeace, conversamos com Ariene Susui, porta-voz da campanha de Amazônia do Greenpeace Brasil. Você confere também uma entrevista com a liderança Maial Kayapó, afetada diretamente pelo garimpo. Toda família dela tem um histórico de luta pelo direito dos povos originários e Maial é sobrinha-neta do cacique Raoni.

    Exibir mais Exibir menos
activate_samplebutton_t1

O que os ouvintes dizem sobre #79 - Parem as máquinas!

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.