Episódios

  • Paulo Pascoal (parte 2): “Sei muito bem lidar com pessoas racistas, o que me preocupa é o sistema ainda me excluir”
    Nov 23 2024

    Ouça aqui a segunda parte da conversa com o artista multidisciplinar Paulo Pascoal, que aqui fala dos sonhos que ainda tem por cumprir, os desafios de uma vida para ter cidadania portuguesa e vencer a entropia do sistema, apesar de ter nascido em Portugal, a importância da visibilidade como segurança, a rebeldia e a resistência enquanto pessoa negra e queer. E ainda nos dá música. Boas escutas!

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 1 minuto
  • Paulo Pascoal (parte 1): “Chamei ao meu livro ‘O Quarto Preto’. O título é uma sátira, um 4º lugar de opressão, ser o primeiro dos últimos”
    Nov 22 2024

    Paulo Pascoal é um artista multidisciplinar com uma história de vida que dava um filme. Já foi rosto de campanhas de publicidade em Nova Iorque, escreveu para cantores famosos, foi uma estrela da música pop em Angola e tem um extenso currículo no teatro, cinema e televisão. Paulo acaba de editar a obra autobiográfica “X 4 PRXTX”, um diário íntimo que escreveu quando chegou aos 18 anos a Nova Iorque e relata o seu primeiro ano na voragem da metrópole americana. O título codificado do livro nomeia um certo lugar que Paulo toma agora como seu. “É o quarto preto, o quarto lugar. É uma sátira, uma colocação social de um quarto lugar de opressão, e quis reclamar a pertença nesse quarto lugar, o primeiro dos últimos.” Ouçam-no nesta primeira parte da conversa com Bernardo Mendonça

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 24 minutos
  • Isabel Lucas (parte 2): “A generosidade das pessoas adviria se todos percebêssemos o que está a acontecer com o clima no planeta”
    Nov 16 2024

    Ouça aqui a segunda parte da conversa com a jornalista e crítica literária Isabel Lucas, que fala da voragem da sociedade de consumo que consome a capacidade de escuta, de leitura, de reflexão e de olhar para os outros. Isabel é também crítica sobre a forma de gerir e pensar o jornalismo, lança novas questões e revela uma grande inquietação sobre o problema da crise climática no planeta, que parece ainda interessar pouco aos grandes poderes mundiais. E ainda partilha algumas das músicas que a acompanham. Boas escutas!

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    55 minutos
  • Isabel Lucas (parte 1): “Andamos sem tempo para refletir, para ler e olhar para o outro, o tempo é uma voragem e andamos todos nela”
    Nov 15 2024

    É uma das mais conceituadas jornalistas culturais portuguesas. Em 2016 Isabel Lucas percorreu 27 estados americanos, conheceu a América profunda e zangada — a que voltou agora a votar em Trump — e contou essa experiência no livro “Viagem ao sonho americano”. Depois andou pelo Brasil e assinou o livro “Viagem ao país do futuro”. Agora publica “Conversas com Escritores”, com entrevistas marcantes a alguns dos incontornáveis autores mundiais. Isabel, que é curadora do Prémio Oceanos de Literatura, tem um olhar crítico para o estado atual do jornalismo, base da democracia: “Em vez de encherem os jornais com mini notícias, invistam em grandes histórias, no que faz a diferença!” Ouçam-na nesta primeira parte da conversa com Bernardo Mendonça

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 12 minutos
  • Paula Cardoso (parte 2): “Não se combate fogo com fogo. O amor é a resposta para o que estamos a lidar no nosso quotidiano.”
    Nov 9 2024

    Ouça aqui a segunda parte da conversa com a apresentadora, cronista e fundadora da rede ‘Afrolink’, Paula Cardoso que considera o antirracismo um ato de amor para a Humanidade, e dá conta de como o livro “Tudo do amor”, da feminista Bel Hooks, a permitiu estar mais disponível para amar, com menos receios, a viver de forma plena o seu corpo e a sua sexualidade, sem culpas ou medos. E conta como um retiro de mulheres, onde não se usava roupa, foi para si profundamente libertador e empoderador. Paula partilha ainda as músicas que a acompanham e uma sugestão cultural. Boas escutas!

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    57 minutos
  • Paula Cardoso (parte 1): “A verdade perdeu peso. Perante factos a desmentir narrativas populistas, misóginas, racistas, diz-se: ‘ah, mas isso não me importa!'”
    Nov 8 2024

    Paula Cardoso foi uma das pessoas convocadas recentemente pelo Governo português para discutir soluções que respondam à revolta das comunidades dos bairros da periferia de Lisboa, após a morte de Odair Moniz, baleado mortalmente por um agente policial. A fundadora da rede “Afrolink” e apresentadora do magazine cultural “Rumos”, da RTP África, afirma que é urgente que o Governo tire da gaveta o Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação, e que aposte na educação e revisão dos manuais escolares. Sobre a vitória de Trump: “Se a verdade tivesse algum peso, jamais teríamos este resultado. Esta deriva vem da ausência de escuta das populações que acabam em situações de desespero a ouvir falsos messias.” Ouçam-na nesta primeira parte da conversa com Bernardo Mendonça

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 22 minutos
  • Benedita Pereira (parte 2): “A mãe das desigualdades é a de género. Ser feminista é ser antirracista e anti-homofóbica. A opressão é a mesma”
    Nov 2 2024

    Ouça aqui a segunda parte da conversa com a atriz Benedita Pereira que recorda os testes e “self tapes” mais estranhos e desafiantes que fez para tentar a sua sorte em séries e filmes americanos, conta como se especializou nos sotaques inglês e castelhano e partilha os bastidores de um certo anúncio que gravou em Nova Iorque de contornos particularmente risíveis. E ainda fala dos preconceitos que sente na pele da parte de alguns realizadores, do vinho criado pelo marido durante a pandemia (que se tornou um sucesso pelo ousado vernáculo no nome) e dá-nos música, lê um excerto da obra “Um Quarto Só Seu”, de Virginia Woolf, e partilha algumas sugestões culturais. Boas escutas!

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 2 minutos
  • Benedita Pereira (parte 1): “Não tolero a intolerância. Mas, antes disso, há espaço para conversar e não polarizar. E as artes ajudam muito a pensar”
    Nov 1 2024

    Aos 22 anos, a atriz Benedita Pereira partiu para Nova Iorque para escapar à máquina de fazer novelas, ao rótulo de uma série juvenil em que participou e, principalmente, para aprender mais. Por lá viveu 7 anos, estudou “o método” no famoso Instituto Lee Strasberg e noutras escolas, aprendeu a lidar com os constantes “nãos” nas audições e especializou-se a fazer sotaques em inglês e castelhano. No currículo constam papéis de destaque nas séries “Versailles”, “The Blacklist” e no filme “Ascension”. Em Portugal voltou a fazer televisão, mas sobretudo teatro. E está atualmente em cena com a peça “Telhados de Vidro”, no Teatro da Trindade, em Lisboa. Um drama contemporâneo sobre ideologias opostas entre pessoas que se desejam. Ouçam-na nesta primeira parte da conversa com Bernardo Mendonça

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 12 minutos