Episódios

  • Especial Eduardo Gageiro: “Nas fotografias que fiz da Maria a despedir-se de Salazar, chocou-me ver a cara dele, parecia um abutre”
    Sep 13 2024

    Eduardo Gageiro retratou o país miserável do antigo regime, esteve na linha da frente do 25 de Abril, captou o último beijo da governanta Maria a Salazar e registou o atentado nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972. Nesta conversa feita em novembro de 2017, o homem que ficou conhecido como “o fotógrafo do povo e da revolução” faz contas à vida, à doença e à solidão, assume um certo mau feitio, mas assegura que “nunca foi mau para ninguém”. Ouçam-no aqui nesta conversa com Bernardo Mendonça. Boas escutas!

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 52 minutos
  • Marco Mendonça (parte 2): “Quero correr o mundo a trabalhar e participar em projetos com a dimensão e o impacto do ‘Black Panther’ da Marvel”
    Sep 7 2024

    Ouça aqui a segunda parte da conversa com o ator e criador Marco Mendonça, que assume querer desbravar no futuro o cinema europeu e americano e não só, revela os bastidores e o processo criativo do espetáculo “Catarina e a Beleza de Matar Fascistas”, de Tiago Rodrigues, partilha algumas inquietações e fantasmas que tem superado e ainda dá-nos conta das músicas que o acompanham e sugere algumas ideias para ler, ouvir e ver para esta reentrée. Boas escutas!

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 3 minutos
  • Marco Mendonça (parte 1): “Encaro o humor como lugar de resistência. Há desgraças que me tocam e só rindo mesmo”
    Sep 6 2024

    Marco Mendonça deu logo que falar em 2019 como autor e intérprete da peça “Parlamento Elefante”, junto com João Pedro Leal e Eduardo Molina, que foi o projeto vencedor da primeira edição da Bolsa Amélia Rey Colaço. Desde 2020 integra o elenco de um dos espetáculos mais marcantes dos últimos anos, “Catarina e a beleza de matar fascistas”, de Tiago Rodrigues, em digressão internacional. O ator e criador volta agora a cena, a solo, com a reposição do espetáculo “Blackface”, estreado em 2023 no Festival Alkântara e que pode ser visto no TBA, em Lisboa, até ao dia 7 de Setembro. Para esta conferência musical — entre o stand-up e a fantasia, entre a sátira e o teatro físico, entre o burlesco e o documental —, Marco Mendonça procura os limites do que pode ser representado num palco, partindo de experiências pessoais e da história do ‘blackface’ como prática teatral racista, desde as suas raízes nos EUA ao seu caminho e expressão em Portugal. Ouçam-no aqui nesta primeira parte da conversa com Bernardo Mendonça. Boas escutas!

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 14 minutos
  • Olga Roriz (parte 2): “A dança para mim tem mais de profano, do que de sagrado. E nela habita um grande erotismo, muita paixão, um olhar obscuro e vontade de desejar”
    Aug 31 2024

    Ouça aqui a segunda parte da conversa com a bailarina e coreógrafa Olga Roriz, que aqui revela como está a sentir e ressentir o passar dos anos e as novas possibilidades do corpo, agora mais maduro, e dá pistas de onde vem a sua força e energia inesgotável. Olga fala ainda do seu bom humor, que está a vir mais ao de cima nos últimos tempos, e que quer fazer uso dele no seu próximo solo. Dá também conta dos temas que mais lhe interessa atualmente refletir e levar a palco e ainda nos dá música. Depois lê magistralmente um texto seu e outro do escritor Pedro Paixão e sugere o que fazer, ler e ouvir neste mês de banhos e sol. Boas escutas!

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 12 minutos
  • Olga Roriz (parte 1): “Os corpos estão miseráveis, a definhar, a parar. Já nem sequer sabemos dançar. Por isso digo que os bailarinos salvaram-se”
    Aug 30 2024

    Olga Roriz é uma das criadoras que mais marcaram o rumo da dança e das artes performativas em Portugal. Para o ano, a sua companhia de dança completará 30 anos de existência e Olga celebrará 70 de vida e 50 de carreira. Atualmente, a coreógrafa está em fase de pesquisa para o seu próximo solo, “O Salvado”, mais de 10 anos depois do seu último “A Sagração da Primavera”, estreado em 2013. A data deste seu regresso aos palcos está marcada para julho de 2025, primeiro no Porto [Teatro Carlos Alberto, de 3 a 5], depois em Lisboa [Teatro São Luiz, de 9 a 12]. E aqui Olga levanta a cortina do que está a preparar. E deixa o apelo: “Dancem mais.” Ouçam-na aqui nesta primeira parte da conversa com Bernardo Mendonça

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 6 minutos
  • Marco Martins (parte 2): “Há beleza na forma de sobreviver em lugares escuros. Numa imensa escuridão a Humanidade ganha novos contornos e revela-se mais.”
    Aug 24 2024

    Ouça aqui a segunda parte da conversa com o realizador e encenador Marco Martins, que aqui revela os bastidores exigentes e imersivos dos seus trabalhos, o que mais procura num ator e numa atriz, assim como nos ‘não atores’, e a beleza que encontra no que se considera feio e nas formas de sobrevivência na escuridão. E ainda nos dá música e algumas sugestões do que ler, ver e ouvir este verão. Boas escutas!

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 5 minutos
  • Marco Martins (parte 1): “Interessa-me a arte que questiona, que dá voz ao outro, pois há cada vez menos espaço para a reflexão na vida comum.”
    Aug 23 2024

    É um dos criadores mais relevantes da nossa ficção e há muito que leva aos palcos de teatro e ao grande ecrã as histórias das pessoas que não têm voz. Autor de filmes como “Alice”, “São Jorge” ou, o mais recente, ­“Great Yarmouth — Provisional Figures”, as suas obras partem de muita pesquisa e recolha documental antes de serem filmadas ou encenadas. E nesse processo passou a ter o hábito de trabalhar também com ‘não atores’, que contam as suas vidas ou as da sua comunidade. Como aconteceu nas suas últimas peças, “Pêndulo”, num elenco feito com trabalhadoras imigrantes precárias, e “Blooming”, representado por crian­ças institucionalizadas. Num confronto entre arte e vida, vida e arte. Ouçam-no aqui nesta primeira parte da conversa com Bernardo Mendonça

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 7 minutos
  • Catarina Furtado (parte 2): “Estou numa fase extremamente bonita. E picante. Esta liberdade é uma verdadeira companhia”
    Aug 17 2024

    Ouça aqui a segunda parte da conversa com a apresentadora Catarina Furtado, que aqui fala desta nova fase “bonita e picante” da vida após a separação e como a maturidade lhe trouxe mais liberdade, tranquilidade e segurança, apesar dos medos do envelhecimento e da finitude. Neste episódio, a embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) dá-nos música e sugestões do que ler, ver e ouvir este verão. Boas escutas!

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    55 minutos