A Comunicação Nossa de Cada Dia

De: Cecília Seabra
  • Sumário

  • Olá, esse é o podcast da Cecília Seabra, a Ceci. O objetivo é conversar com quem estuda ou trabalha na área da comunicação e também com quem quer entender um pouco mais sobre o assunto para aplicar na sua carreira ou negócio. Os programas são pensados em conjunto, sempre com a participação de estudantes, colegas de mercado e clientes que sinalizam para dúvidas, em uma abordagem que busca sempre construir pontes entre pesquisa e trabalho na Comunicação. Obrigada pela visita e, depois de escutar, me diz o que achou, ou o que você gostaria de ver por aqui. Vamos juntes!
    Cecília Seabra
    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • Diversidade além do discurso — o que crises recentes nos ensinam sobre os desafios na área
    Oct 8 2021
    Este é o quinto episódio da sexta temporada e vamos nos dedicar ao debate sobre diversidade e inclusão, uma das quatro tendências escolhidas para serem tratadas em detalhes. A ideia surgiu da observação do último ano de movimento do Nubank. Estou falando do período que teve início no dia 19 de outubro de 2020, quando Cristina Junqueira, uma das fundadoras, deu uma declaração controversa sobre a contratação de pessoas pretas ao participar do programa Roda Viva. A partir daí, o que estamos assistindo é um trabalho de diversidade e inclusão que vem sendo comunicado com amplitude, e que, aparentemente, começou do que deveria ser o começo para as companhias: assumir que somos estruturalmente preconceituosos, e que nós, branquitude, não podemos pensar diversidade e inclusão se não estivermos cercados dela. Estou falando de que talvez o primeiro passo deva ser cercar-se de uma equipe diversa, para então, pensar diversidade e inclusão. E se é essa a premissa, eu não poderia tratar o tema de forma coerente se contasse somente com a minha perspectiva de mulher, branca, cis. Então, está aqui comigo minha referência no tema, Tânia Chaves, mulher, preta, 50+, que coincidentemente tem uma formação muito parecida com a minha, mas uma história de vida e experiência totalmente distintas, que podemos compreender a partir do que é a nossa sociedade e suas diferenças para quem nasce com a pele preta. Espero que vocês curtam e aproveitem este episódio para ampliar seus olhares sobre os desafios de ser diverso e inclusivo em uma sociedade estruturalmente preconceituosa e excludente. Bora no play, aproveitando para curtir e compartilhar com seus amigues para dar aquela força para a produção de conteúdo independente. Veja como você pode me acompanhar também em outros canais: * Instagram: @ceciliaseabra * LinkedIn: Cecília Seabra * YouTube: Cecília Seabra * A Comunicação Nossa de Cada Dia também está disponível na Orelo, a plataforma que remunera os criadores de conteúdo, como eu. Basta acessas esse link do seu smartphone: https://app.orelo.audio/PgHd Se você curte um textão, pode entrar em contato comigo por e-mail: ola@ceciliaseabra.com.br Um abraço e obrigada pela audiência!
    Exibir mais Exibir menos
    48 minutos
  • Eficiência em campanhas: os desafios da mensuração no ambiente de mídia sem fronteiras
    Oct 1 2021
    Adriane Figueirola Buarque de Holanda é publicitária, doutora em comunicação, professora, pesquisadora, produtora de conteúdo e tem se dedicado a pesquisas sobre inteligência artificial na comunicação. Ela é a minha convidada para debatermos sobre tendências em mensuração. No nosso papo, analisamos o ambiente de mídia e o quando a inteligência artificial permeia, hoje, o trabalho de uma pessoa que atua na comunicação, podendo ser aplicada desde o desenvolvimento de campanhas, passando pela distribuição, até a mensuração. Alguns dados da Kantar Ibope Mídia que trouxemos para o contexto da nossa conversa, recolhidos de pesquisa Data Stories: 56% das pessoas pesquisadas afirmaram que estão usando melhor a tecnologia. 43% entraram em contato pela primeira vez com podcasts. 8% nunca tinham usado um QRCode e fizeram isso pela primeira vez depois da pandemia — uma primeira vez para as pessoas e para muitas empresas, diga-se. Se tomamos como premissa públicos multiconectados, quase sempre simultaneamente em mais de uma mídia ou device, e de mídias que ampliaram seus formatos originais e hoje também são multi, como o rádio, que a gente pode assistir pela internet, como essa realidade representa desafios para nós, seja ao estruturar as campanhas e seus possíveis fluxos de conteúdo, seja para observar a performance e conseguir analisar os resultados de uma perspectiva de aprendizado? O que funciona, o que não funciona tão bem? Como afirmar com base em resultados que ações foram mais eficientes, menos, públicos mais responsivos, menos... se o ambiente de consumo é multi e fluido? Para terminar, conversamos sobre quatro tendências que vêm se afirmando como mandatórias para nós: 1) Consumidores mais críticos; 2) Pessoas esperam um posicionamento das marcas; 3 Querem poder escolher quando e onde consumir conteúdo; 4) E querem ter disponibilidade de consumir on-line (o que quer que seja a oferta da marca). Ainda, discutimos quais os impactos para o que até então entendíamos como eficácia, eficiência e performance para a comunicação, pensando em comunicação com o funcionário, marca empregadora, relacionamento com a mídia e demais especialidades com as quais lidamos diariamente. Vai perder? O play está aí para você tacar sem piedade, aproveitando para curtir o canal, o vídeo e compartilhar com seus amigues para dar aquela força para a produção de conteúdo independente. Veja como você pode me acompanhar em outros canais: * Instagram: @ceciliaseabra * LinkedIn: Cecília Seabra * YouTube: Cecília Seabra * A Comunicação Nossa de Cada Dia, podcasts disponível nas principais plataformas de streaming. Para apoiar, me escute pela Orelo, a plataforma que remunera os criadores de conteúdo, como eu. Basta acessas esse link do seu smartphone: https://app.orelo.audio/PgHd * Se você curte um textão, pode entrar em contato comigo por e-mail: ola@ceciliaseabra.com.br Um abraço e obrigada pela audiência!
    Exibir mais Exibir menos
    1 hora
  • Funcionários ou público de relacionamento? O que a pandemia evidenciou sobre comunicação e trabalho
    Sep 24 2021
    Funcionário ou público de relacionamento? O que a pandemia evidenciou sobre comunicação e trabalho é o tema do terceiro episódio desta temporada, que foi debatido com Carolina Gutierrez Prado, head de comunicação, diversidade e inclusão e responsabilidade social da Intel - Brasil. Ao longo da conversa, puxamos muitas outras questões que permeiam os desafios escancarados com a pandemia e, ainda, aquelas práticas que têm potencial de se consolidar como tendência, ou serem descontinuadas. Não deixem de seguir o podcast, curtir o canal no Youtube e compartilhar com quem vocês achem que possa se interessar pelo conteúdo. A produção é 100% independente, realizada por mim, Cecília Seabra. Veja como você pode me acompanhar em outros canais: * Instagram: @ceciliaseabra * LinkedIn: Cecília Seabra * Youtube: Cecília Seabra * A Comunicação Nossa de Cada Dia está disponível nas principais plataformas de streaming * Para apoiar o podcast, escute pela Orelo, a plataforma que remunera os criadores de conteúdo, como eu! Você também pode entrar em contato comigo por e-mail: ola@ceciliaseabra.com.br Um abraço!
    Exibir mais Exibir menos
    56 minutos
activate_samplebutton_t1

O que os ouvintes dizem sobre A Comunicação Nossa de Cada Dia

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.