Episódios

  • Herman José: “A minha única grande preocupação é a morte”
    Sep 14 2024

    Só a morte preocupa Herman José. "A maneira como acabamos é de uma falta de justiça e de estética angustiante". Numa grande entrevista com Daniel Oliveira, onde celebra os 50 anos da sua carreira, o humorista que revolucionou a comédia em Portugal reflete sobre a importância da felicidade, a busca por um lado positivo nas crises, a percepção da morte e o impacto da fama e ainda a evolução do humor dos portugueses. Uma viagem pela sua vida, que é também uma viagem pelo imaginário de um país inteiro, numa conversa repleta de nostalgia e lições para o futuro. Oiça aqui em podcast

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    54 minutos
  • Salvador Sobral: "Pergunto-me se a minha filha vai ter uma doença como a que tive. Devia ser ilegal no mundo haver crianças doentes. É completamente inumano"
    Sep 7 2024

    Sete anos depois, “com menos 25 quilos e com outro coração, o músico Salvador Sobral regressa ao Alta Definição para conversar com Daniel Oliveira. A vida do músico alterou-se, principalmente desde 2017. "Parece um ano louco. A Eurovisão mudou a minha vida para sempre e o transplante de coração obviamente também", recorda o cantor. O artista confessa que não se reconhecia ao espelho antes da operação, mas com o tempo, a pouco e pouco, conseguiu recuperar a imagem em que se reconhecia. "Lembro-me de acordar da operação e não querer acordar, querer morrer, porque é uma agonia pura. Pode acontecer-me tudo na vida, os concertos mais stressantes, pode cair um piano em cima de mim, que eu acho que nunca vou sentir a dor que senti no pós-operatório", relembra Salvador Sobral. Apesar de reconhecer que terá um lugar na história por ter vencido a Eurovisão, ambiciona ser "considerado um intérprete importante no nosso país" e acredita que "isso ainda não está atingido." O Alta Definição foi exibido na SIC a 7 de setembro.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    52 minutos
  • João Baião: “Tenho medo de não corresponder à imagem feliz que as pessoas têm de mim”
    Aug 31 2024

    João Baião, no aniversário dos seus sessenta anos, veio ao Alta Definição conversar com Daniel Oliveira sobre o percurso que traçou na televisão portuguesa. O apresentador, cara conhecida das manhãs da SIC, revela o medo que tem de não corresponder à imagem feliz a que as pessoas o associam. “Também eu tenho os meus momentos de tristeza”, admite. Neste episódio, deixa cair a máscara alegre e mostra-se vulnerável o suficiente para falar sobre a relação que teve com os pais e o impacto da sua morte na carreira e vida pessoal. “Vivi a adolescência com medo que a minha mãe morresse. Agora que não está cá, fico com a sensação que não lhe disse tudo”, desabafa. Recorde o programa emitido a 7 de outubro com o formato podcast.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    47 minutos
  • Iran Costa: “Sempre pensei que o amor era para sempre, por isso me desiludi muito. Dei tudo nas minhas relações”
    Aug 24 2024

    Esta semana o Alta Definição recupera a entrevista ao cantor Iran Costa, muito conhecido em Portugal por causa da música ‘É o Bicho’. Oiça aqui a nova versão da entrevista a Daniel Oliveira, na qual Iran Costa reflete sobre o seu percurso artístico e uma infância difícil.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    46 minutos
  • Nel Monteiro: “Nasci numa família muito pobre, não tinha brinquedos, nem luz, nem água. A minha mãe perdia meio dia para ir buscar um caneco de água, caso contrário era a da chuva”
    Aug 17 2024

    Neste Alta Definição originalmente transmitido a 15 de agosto de 2021, Daniel Oliveira conversa com Nel Monteiro, cantor e figura conhecida da televisão portuguesa. Nascido numa família muito pobre, em que “no Inverno, quando não podiam trabalhar e não ganhavam” tinham por vezes de “andar a pedir”, o músico reconhece que hoje sabe dar “valor à vida” e à “infância terrível”. Deixou a escola depois da quarta classe, que concluiu “sabe Deus como” e começou a trabalhar, tanto na vindima como na construção civil. O seu sucesso “Azar na Praia”, “a rainha das canções populares”, foi o tema que lhe transformou a vida. “Sempre gostei de músicas com um lado atrevido, porque vendem. Somos comerciantes de música. Se faço um disco com medo de utilizar certas palavras, estou lixado. Sabemos o que o povo quer. Os discos têm que se vender, para ficar na prateleira não vale a pena.” O artista recorda ainda a dificuldade de perder a mãe de desgosto, por achar que o filho ia morrer na guerra; e o concerto em que escondeu a tristeza pela morte do pai e deu tudo em palco. O Alta Definição foi exibido na SIC a 17 de agosto

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    36 minutos
  • Cândido Costa: “As botas fora das calças em São João da Madeira eram sinal de rebeldia, aqui eram de bimbo. O meu sotaque era gozado. Tinha muitas borbulhas na cara e passei de um dos grandes a ser um cromo. Passei muitas noites aqui a chorar sozinho em Lisboa, foi duro para mim”
    Aug 10 2024

    Neste Alta Definição originalmente transmitido a 13 de janeiro de 2024, Daniel Oliveira conversa com Cândido Costa, ex-futebolista e agora uma figura conhecida na televisão portuguesa. Criado num bairro carenciado em São João da Madeira, Cândido usou o seu primeiro salário no FCP para tirar a mãe da fábrica. Embora tenha jogado no Benfica, a sua trajetória não foi só de êxitos: depois de pendurar as botas, enfrentou dificuldades e chegou a trabalhar como entregador. Cândido não vê o mundo como um lugar triste e sente que a sua missão é animar os outros. Na entrevista, fala ainda sobre o impacto dos pais e dos filhos na sua vida, o trauma da lesão que o deixou sem jogar, e o momento mais difícil: o divórcio.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    55 minutos
  • Rosinha recorda a morte do pai: “Eu não podia fazer mais, tinha feito tudo o que conseguia. Ninguém está preparado para ver o outro ir embora”
    Aug 3 2024

    Rosinha é uma artista dona de um estilo próprio com letras sempre 'apimentadas e marotas'. Lançou o primeiro álbum em 2007, define-se como “uma fusão entre a Rosinha e a Rosa Maria”, acabando por admitir que ambas herdaram algo dos progenitores: “A parte do falar muito é da minha mãe, o lado mais malandreco recebi-o do meu pai”. Bem resolvida e sem receios ou estigmas da imagem que possa passar ao público, afirma que as saias - ainda por cima curtas - são uma imposição da personagem artística: “Só em casa me sinto a chegar ao refúgio onde posso verdadeiramente respirar”. Sobre si, acrescenta: “Faço o que amo e ainda por cima me pagam”. Este Alta Definição com Rosinha foi emitido na SIC a 3 de agosto a partir da conversa original emitida em 2021.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    38 minutos
  • Custódia Galego: "Não me roubaram o meu filho. O universo tirou-lhe a vida"
    Jul 27 2024

    Numa grande entrevista com Daniel Oliveira, a atriz Custódia Galego fala dos "buracos" que ficaram depois da morte do filho Baltazar. "Não me roubaram o meu filho. O universo tirou-lhe a vida". A atriz explica que havia expetativa de vida, contratos, um projeto e que lhe deram a ideia de que estava mal, mas que a vida continuava, que havia tratamento. "O grau da negação era tanto que, no próprio dia em que ele foi internado, despedimo-nos. A meio da semana, a médica disse-me que tinha de me preparar para o pior. Abri os olhos e gritei. Tal era o grau de negação". Oiça a entrevista em podcast

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    47 minutos