Amplitudes

De: Instituto Tomie Ohtake
  • Sumário

  • Amplitudes é um podcast produzido pelo Núcleo de Cultura Participação do Instituto Tomie Ohtake que discute temas relevantes da educação, da cultura e das artes nacionais, ampliando o alcance dos debates que acontecem dentro do nosso espaço. Toda a primeira segunda feira de cada mês, o educador Pedro Costa entrevista artistas, educadores e profissionais da cultura convidados a apresentar suas ideias, pesquisas e inquietações para o público.
    Instituto Tomie Ohtake
    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • Como as artistas brasileiras estão construindo um futuro mais ancestral? Com Sabrina Fontenelle, Horrana de Kássia, Jasi Pereira, Josi e Moara Tupinambá
    Dec 6 2022

    O que significa ser artista mulher no Brasil? Em um país que sustenta tamanha opressão com mulheres e pessoas LGBTQIA+, ser uma artista é um grande desafio. No último dia 10 de novembro o Instituto Tomie Ohtake abriu a 8º mostra do prêmio de artes Tomie Ohtake. Uma edição que marca uma mudança de direção do Prêmio de Artes,. Nesse ano, o prêmio é dedicado a artistas mulheres e pessoas LGBTQIA + de todo o Brasil.

    E nesse episódio do Amplitudes o educador Pedro Costa conversa com a Sabrina Fontenelle, coordenadora de Prêmios do Instituto Tomie Ohtake, a Horrana de Kássia, curadora na Pinacoteca de São Paulo e júri dessa edição do prêmio, e as artistas Josi, Jasi Pereira e Moara Tupinambá sobre o espaço das mulheres nas artes brasileiras, mas também sobre ancestralidade e decolonialidade do espaços artísticos no Brasil. 

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 15 minutos
  • Como Tomie Ohtake pintou o infinito? Com Miguel Chaia e Paulo Miyada
    Nov 21 2022

    Neste mês de novembro, o Instituto Tomie Ohtake finaliza as comemorações  pelo seu aniversário de 20 anos. Durante esse momento especial, o  podcast Amplitudes celebra a obra e o pensamento de Tomie Ohtake, uma  artista amplamente reconhecida por sua obra de grande força e  profundidade, produzida durante uma trajetória artística muito  particular. Mulher, imigrante e mãe, Tomie Ohtake começou a pintar com  quase aos 40 anos de idade e logo passou a participar de diversas  exposições e bienais no Brasil e no mundo com suas pinturas e  esculturas. Nesta edição do podcast Amplitudes, o educador Pedro Costa  conversa com o sociólogo Miguel Chaia e com o curador Paulo Miyada sobre  o desenvolvimento da obra e do pensamento da artista Tomie Ohtake.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 5 minutos
  • Breve comunicado
    Nov 1 2022

    Caros ouvintes,


    Especificamente neste mês de novembro nosso episódio será lançado no dia 21, aniversário do Instituto Tomie Ohtake e data de aniversário da artista Tomie Ohtake. Para celebrar essa data estamos preparando um episódio especial para todos que gostam de arte e cultura! Até dia 21, um abraço.

    Exibir mais Exibir menos
    1 minuto

O que os ouvintes dizem sobre Amplitudes

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.