Bem-vindos ao primeiro episódio do Podcast “AnsiosaMENTE”, o lugar onde falamos sobre pânico e ansiedade, sempre com uma dose generosa de humor e irreverência.
Aqui é o seu amigo da mente – que de imaginário não tem nada - Gilson Souza - e se você ainda não sabe, eu sou Neuropsicanalista e Especialista no Brasil no controle das crises de pânico e ansiedade sem o uso de medicamentos.
Hoje, vamos falar sobre o que é a ansiedade. Ei, mas pera aí! Por que vamos falar sobre ansiedade? Ansiedade não é um tema muito sério? Esse podcast não era para ser irreverente e com um toque de humor?
Claro que sim, mas aqui a gente tenta levar a vida com mais leveza, até mesmo quando ela parece pesada demais. Então, vamos começar pelo começo: o que é ansiedade? Bom, para a psicologia, a ansiedade é uma resposta emocional natural diante de uma situação de perigo ou ameaça. É aquele frio na barriga que você sente antes de fazer uma prova importante ou falar em público, por exemplo.
Mas, como tudo na vida, o excesso não faz bem. Quando a ansiedade se torna crônica e começa a interferir na vida cotidiana da pessoa, aí já é hora de procurar ajuda profissional.
Agora, vamos falar sobre as coisas absurdas que a nossa mente ansiosa é capaz de fazer. Quem nunca passou horas pensando em todos os possíveis cenários de uma situação, mesmo que ela nunca tenha acontecido e provavelmente nunca acontecerá? Ou quem nunca sentiu que a ansiedade estava fazendo uma maratona na cabeça, deixando a pessoa exausta sem nem ter saído do lugar?
E não podemos esquecer os sintomas físicos, como sudorese, taquicardia, tremores, entre outros. A ansiedade pode nos fazer sentir como se estivéssemos à beira de um ataque cardíaco, mas na verdade, é apenas o nosso corpo respondendo a um estresse emocional. Mas, sabem o que é pior do que a ansiedade em si? A pressão social para estarmos sempre felizes, confiantes e realizados. Parece que não podemos ser vulneráveis, que precisamos sempre mostrar para o mundo que estamos bem, quando na verdade, a vida é cheia de altos e baixos, e está tudo bem em não estar tudo bem o tempo todo.
Então, se você está passando por uma crise de ansiedade agora, saiba que não está sozinho. Respira fundo, se dê um abraço e procure ajuda se precisar. E, acima de tudo, lembre-se de que tá tudo bem em não estar tudo bem.
Bom, pessoal, por hoje é só. Espero que tenham gostado do episódio de hoje e que tenham se identificado com as nossas loucuras ansiosas.
Até o próximo AnsiosaMENTE!
VOCÊ PODE ME ENCONTRAR TAMBÉM NO:
■ INSTAGRAM: @gilsonsouza.psic
■ FACEBOOK: @gilsonsouza.psic
■ YOUTUBE: @gilsonsouzapsic NÃO SE ESQUEÇA DE ME OUVIR A RÁDIO CASIMIRO DE ABREU
https://radiocasimirodeabreu.com.br