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  • [EXTRA] Tem alguém aí?
    Nov 29 2021

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  • #33 - Desertos e travessias: Reflexões sobre o luto
    Jun 25 2020
    A psicanalista Urania Tourinho Peres diz — no posfácio de Luto e Melancolia, do Freud, editado pela Cosac Naif — que a palavra não alcança o enigma de nossa existência, que se trama na vicissitude das perdas e seus lutos. Aliás, a autora afirma sem vacilação que o homem não caminha sem os seus lutos e as suas culpas. Aspas: “Ele pode tentar evitá-los, negá-los. Entretanto, tenhamos a certeza de que ainda que metaforizados em sintomas, eles sinalizam suas presenças. A desilusão, a descrença, a instabilidade, a insegurança, o medo, a inibição, a ansiedade e a falta de perspectiva futura do homem contemporâneo nos permitem dizer que a humanidade, através de uma força, ao mesmo tempo criadora e destruidora, vive sob o peso de um luto que procura negar e de uma culpa da qual não consegue se eximir”. Fecha aspas. A psicanalista nos lembra ainda que nós entramos no mundo através do grito e do choro dados após um corte e após as perdas placentárias que marcam a origem do nosso desamparo. Sim, senta aqui perto, pega um café, que hoje nós vamos conversar sobre luto, aquilo que, para Freud, é o mundo tornado “pobre e vazio”.

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    O podcast "Assim Caminha a Humanidade" é apresentado por Pati Rabelo e Heráclito Pinheiro.
    Agora, quinzenalmente, às quintas-feiras, um novo episódio.

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    Apresentação: Pati Rabelo e Heráclito Pinheiro
    Roteiro: Pati Rabelo
    Consultoria: Heráclito Pinheiro
    Edição: Mariana Vieira
    Arte da Vitrine: Pati Rabelo
    Curadoria de Instagram e Blog: Pati Rabelo
    Comercial: Heráclito Pinheiro
    Coordenação de Produção: Chico Marinho
    Estratégia Digital: João Victor Dummar
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    2 horas e 49 minutos
  • #32 - O ovo da serpente: Reflexões sobre o fascismo
    Jun 11 2020
    Na tragédia Júlio César, de Shakespeare, ao aderir à conspiração contra o ditador Júlio César, Brutus o compara a “um ovo de serpente, que, uma vez chocado, por sua natureza, se tornará nocivo, razão pela qual deve ser morto quando ainda na casca”. Em 1977, inspirado na fala shakespeariana, o cineasta sueco Ingmar Bergman deu o nome de O Ovo da Serpente a um filme que mostra o início da ascensão do nazismo na Alemanha. Desde então, a expressão tem sido usada para se referir a movimentações de cunho nazifascista, talvez como intuição de que, como dizia Mark Twain, “a história nunca se repete, mas ela rima”.
    [Agora você pode apoiar o Assim Caminha a Humanidade, sendo assinante lá no Catarse. Além de ajudar o projeto a continuar gerando reflexões sobre o conhecimento, você vai ter acesso a um link exclusivo pra participar de uma live mensal com o Heráclito. A live terá 2 horas de duração, e os temas serão aqueles discutidos nos dois episódios de cada mês. Pra assinar, basta ir em catarse.me/assimcaminha]
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    Roteiro: Pati Rabelo
    Consultoria: Heráclito Pinheiro
    Edição: Mariana Vieira
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    3 horas e 20 minutos
  • #31 - O sonho e a (ir)realidade em tempos de pandemia
    May 28 2020
    Na abertura de A Metamorfose, Kafka nos conta que “quando­, certa­ manhã,­ Gregor­ Samsa­ acordou­ de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama meta­morfoseado num inseto monstruoso”. Poucas linhas depois, ao esclarecer o leitor de que a cena não se tratava de um sonho do protagonista, Kafka nos oferece um indício de que o absurdo é algo integrante do cotidiano. Neste episódio, vamos refletir a respeito do sonho e do absurdo como estética, da linguagem do sonho e do clima de irrealidade que a realidade incorpora no atual contexto de pandemia. Conversaremos ainda sobre como as pessoas relatam esse sentimento de irrealidade mesmo quando estão acordadas e sobre a sensação de perda das noções de tempo e espaço, além de, claro, falar do conteúdo de alguns sonhos ocorridos durante o confinamento.

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    Edição: Mariana Vieira
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    3 horas e 11 minutos
  • #30 - Looking for flying saucers in the sky
    May 14 2020
    No dia 27 de abril de 2020, o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, retirou o sigilo de três vídeos gravados por pilotos da Marinha americana que mostram objetos voadores não identificados, também conhecidos como OVNIs — ou UFOs em inglês. Os vídeos já circulavam há anos, mas essa foi a primeira vez que o governo americano se pronunciou sobre o caso e confirmou a veracidade das filmagens. Neste episódio, conversaremos sobre a visão de Jung a respeito dos OVNIs, que ainda em 1958 escreveu que, “só alguns poucos têm visto um OVNI; mesmo assim, não se pode duvidar da existência do boato. Este atraiu até a atenção dos militares, tão afeitos a um realismo extremo”. Entretanto, como psicólogo, Jung afirmava não poder contribuir para a investigação sobre a realidade física dos objetos voadores não identificados, tendo que se limitar portanto ao estudo do aspecto psíquico do fenômeno. Seguindo a trilha desbravada por Jung, analisaremos as imagens arquetípicas ligadas aos OVNIs e o que elas apontam sobre a alma humana.

    PS. Neste episódio, tem “cenas pós-créditos” e até intervenções alien.

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  • #29 - A.C e D.C: Covid-19 e as possibilidades de novos mundos em disputa
    Apr 28 2020
    [Uma novidade: agora você pode apoiar o Assim Caminha a Humanidade, sendo assinante. Além de nos ajudar a continuar gerando reflexões sobre o conhecimento, você vai ter acesso a um link exclusivo pra participar de uma live mensal com o Heráclito. A live terá 2 horas de duração, e os temas serão aqueles discutidos nos dois episódios de cada mês. Pra assinar, basta ir em catarse.me/assimcaminha]

    A escritora Susan Sontag escreve em A doença como metáfora: “A doença é o lado sombrio da vida, uma espécie de cidadania mais onerosa. Todas as pessoas vivas têm dupla cidadania, uma no reino da saúde e outra no reino da doença. Embora todos prefiram usar somente o bom passaporte, mais cedo ou mais tarde cada um de nós será obrigado, pelo menos por um curto período, a identificar-se como cidadão do outro país”. No clássico A Peste, ao narrar a história da epidemia que se abate sobre a cidade de Oran, Albert Camus nos lembra: “Os flagelos, na verdade, são uma coisa comum, mas é difícil acreditar neles quando se abatem sobre nós. Houve no mundo tantas pestes quanto guerras. E contudo, as pestes, como as guerras, encontram sempre as pessoas igualmente desprevenidas”. Neste episódio, vamos refletir sobre a ideia de doença e discutir alguns dos possíveis desdobramentos do mundo pós-coronavírus, muito embora o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos nos faça um alerta quanto a esta tentativa. Diz ele: “A pandemia confere à realidade uma liberdade caótica, e qualquer tentativa de aprisioná-la analiticamente fracassa porque a realidade vai sempre adiante do que pensamos ou sentimos sobre ela”.

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    Quinzenalmente, às segundas-feiras, um novo episódio.

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    Apresentação:
    Pati Rabelo e Heráclito Pinheiro

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  • #28 - Quem cancela os canceladores?
    Apr 6 2020
    “Cancelar” é colocar uma cancela, uma barreira que suspende a “vazão” ou o trânsito de algo — ou, no caso específico da nossa discussão, de alguém. Os cancelamentos muitas vezes envolvem uma satisfação perversa, autorizada por uma crença de superioridade moral. Neste episódio, discutiremos do que se trata a cultura do cancelamento, veremos algumas perspectivas sobre justiça e vingança, e analisaremos a noção de politicamente correto. Por fim, um olhar sobre a psicologia dos grupos e a relação com os linchamentos virtuais, que, segundo o filósofo Francisco Bosco, é “um negócio altamente compensador da perspectiva imaginária”.

    Esse episódio especial faz parte do projeto “Violência na Internet”, do O Povo Online, e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a quem a gente agradece a iniciativa de, mais uma vez, estimular o debate público sobre a violência nas redes. Pra se informar mais sobre esse assunto, você pode acessar o conteúdo especial sobre “Violência na Internet” no portal O Povo Online, que já está no ar.

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    Quinzenalmente, às segundas-feiras, um novo episódio.
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    Áudio e Edição: Mariana Vieira
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  • #27 - Psicologia dos jogos
    Mar 16 2020
    Em 2018, a indústria de jogos eletrônicos atingiu o seu mais alto patamar na história, faturando 134 bilhões de dólares globalmente. Esse setor é o maior do entretenimento mundial, enquanto o cinema vem em 3o lugar, e o conteúdo sob demanda — categoria da qual a Netflix faz parte — fica em uma modesta 6a posição. Por isso, quando o CEO da Netflix falou abertamente que os seus maiores concorrentes não eram a HBO ou a Disney, mas o Fortnite, ele estava falando sério. [Desligando o modo Globo News agora].

    Então, que funções os games estariam cumprindo em termos psicológicos e sociais, que os tornam tão atraentes? A designer de jogos Jane McGonigal tem uma visão a respeito disso: “Na sociedade atual, os jogos de computador e videogames estão satisfazendo as genuínas necessidades humanas que o mundo real tem falhado em atender. Eles oferecem recompensas que a realidade não consegue dar. Eles nos ensinam, incentivam, inspiram e nos envolvem de uma maneira que a sociedade não está conseguindo fazer. Enfim, eles estão nos unindo de uma maneira que a sociedade não está”.

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    2 horas e 28 minutos