Episódios

  • Atina Pra Isso #99: Cemitério e o Direito de Culto na Umbanda
    Nov 23 2024

    Neste episódio, mergulhamos na relação profunda entre o povo de terreiro e os cemitérios, ou Kalunga. Esses espaços, fundamentais para o povo de Umbanda, são muito mais do que “campos santos”; são territórios de conexão entre vivos e ancestrais. Exploramos sua relevância ritualística e cultural, destacando como sustentam práticas que fortalecem a ancestralidade e a espiritualidade dos umbandistas.


    Também discutimos os desafios atuais enfrentados pelas comunidades de terreiro na luta pela liberdade de culto em espaços públicos. Compartilho a história do Terreiro Aruanda e sua celebração anual no Cemitério São Pedro, tradição ameaçada por políticas de concessão administrativa. Analisamos como medidas burocráticas podem mascarar práticas de exclusão cultural e religiosa, revelando um racismo estrutural que impacta diretamente as tradições afro-brasileiras. Este é um alerta sobre a importância da resistência e da união das comunidades de terreiro!


    Com as participações especiais de Renata Pallottini, Camila Spolon e Jéssica Marques, trazemos um relato emocionante sobre a *Festa na Kalunga*, realizada pelo Terreiro Aruanda desde 2017. Apesar das barreiras impostas, a celebração segue viva como um ato de resistência e preservação cultural. Refletimos sobre o papel dos terreiros na proteção de suas tradições e enfrentamento dos desafios para garantir que a Umbanda continue ocupando os espaços que lhe pertencem historicamente.


    Aperte o play e venha refletir conosco sobre a importância de defender a cultura afro-brasileira de nome Umbanda.


    Atina pra Isso!

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 12 minutos
  • Atina Pra Isso #98: Curimba Aruanda
    Oct 29 2024

    Seguindo com a proposta de celebrar os 14 anos do Terreiro Aruanda até o episódio de nº 100, hoje celebramos com a curimba do terreiro. Desta vez, os convidados tomaram o estúdio inteiro! Falamos de pontos cantados, das alegrias e dificuldades do curimbeiro nos terreiros de Umbanda e contamos um pouco da história da curimba do terreiro Aruanda.


    Aproveite mais este episódio!


    Saravá!

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 12 minutos
  • Atina Pra Isso #97: FLIP 2024
    Oct 15 2024


    Nunca imaginei que veria um livro de Umbanda sendo tema de uma discussão profunda sobre a difusão dos saberes africanos a partir dos terreiros, em um dos mais importantes eventos literários do Brasil. Mas vivemos para ver!

    A Umbanda marcou presença na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), e foi emocionante testemunhar esse momento de valorização e reconhecimento da nossa cultura.


    Neste episódio, compartilho com vocês um pouco do que foi essa vivência especial na Casa Poéticas Negras @casapoeticasnegras. Um espaço onde vozes negras se encontram, e a riqueza dos saberes ancestrais ecoa com potência.


    Confiram mais este episódio!


    Não perca mais esse episódio do “Atina Pra Isso”! Estamos no ar, trazendo reflexões que unem espiritualidade, literatura e resistência.


    Saravá!


    Ah, quer assistir a edição em vídeo? Está disponível no Canal do YouTube da Casa Poéticas Negras.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 26 minutos
  • Atina Pra Isso #96 : Lígia Gimenes, Guilherme Neiva e Tiago Torres
    Sep 13 2024

    Mais um dos esperados episódios do “Atina Pra Isso”! Tivemos a oportunidade de conversar com filhos e filhas de santo do Terreiro Aruanda, nesta série que celebra os 14 anos dessa comunidade.

    Prepare-se para uma forte dose de sorrisos e lágrimas, enquanto eles compartilham um pouco sobre a vivência em uma família de axé, com todos os seus percalços e alegrias, típicos de uma família de terreiro.

    Desta vez, os convidados são Lígia Gimenes de Menezes, Tiago Torres e Guilherme Neiva. Conversamos sobre malandragem, vivências dentro e fora do terreiro e as contribuições que esperamos ver na nossa Umbanda nos próximos anos.

    Prepare-se para mais este encontro repleto de grandes emoções!

    O “Atina Pra Isso” está no ar!

    Saravá!

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 48 minutos
  • Atina Pra Isso #95 : Laura Tosta, Luísa Conde e Leonardo Martins
    Sep 3 2024

    Há situações, sensações e sentimentos que só quem é de terreiro ou já viveu em algum sabe transmitir. De toda forma, para celebrar o aniversário do Terreiro Aruanda e do Aruanda Studios, trazemos novamente aquele bate-papo com filhos e filhas de santo para que vocês conheçam essa comunidade por dentro, pela boca e coração daqueles que vivem dos lados de cá.


    Desta vez, tive a alegria de compartilhar este episódio com os convidados, novatos do Aruanda, Laura Tosta, Luísa Condé e Leonardo Martins.


    Ajuste o volume do seu fone porque, como diz Emicida: Sorrisos e lágrimas é o que nóis tem pra oferecer!

    Saravá a Umbanda, Salve Aruanda!
    O novo episódio do Atina pra Isso está no ar!

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 22 minutos
  • Atina pra isso #94 [VIDEO]: Sincretismo na FLIPEI (Ao Vivo)
    Aug 6 2024

    As editoras independentes desempenham um papel crucial na diversidade e na democratização do acesso à literatura. Elas frequentemente se dedicam a publicar obras de autores marginalizados ou cujas vozes não encontram espaço nas grandes editoras comerciais.


    Esse compromisso com a inclusão cultural e social é vital para a construção de uma sociedade mais justa e plural. Além disso, as feiras literárias independentes criam um ambiente de diálogo direto entre escritores, editores e leitores, fortalecendo uma comunidade literária, incentivando o crescimento intelectual coletivo.


    Diante deste cenário é notável o papel dos terreiros na contribuição para o entendimento do Brasil e, como não poderia ser diferente, trouxemos o sincretismo como aspecto de reflexão da relação democracia, povo e religião.


    Assim, no dia 2 de Agosto tivemos a alegria de abrir a edição deste ano da FLIPEI onde o Atina pra Isso abordou a temática do sincretismo e de tantos outros elementos presentes no contato entre a Umbanda e a sociedade.


    Nesta edição especial contamos com um podcast de áudio e vídeo. Prepare-se


    O novo episódio do “Atina pra Isso!” Está no ar!


    Saravá

    Exibir mais Exibir menos
    36 minutos
  • Atina Pra Isso #93 [VIDEO]: Mãe Cybele Neri e Mãe Mariana Santos
    Jul 25 2024

    Como nasce um terreiro? O que ocorre quando ele alcança maturidade ideológica e se afirma com segurança, sabendo exatamente o que deseja e o que não deseja ser? Quais são as mudanças naturais que um terreiro de Umbanda passa? E como essas mudanças se manifestam quando as lideranças são mulheres?


    A presença de mães de santo negras na Umbanda é um tema crucial que precisa ser discutido. Neste episódio, exploramos essas questões em uma conversa profunda e reveladora com minhas convidadas especiais, as Iyalorixás Cybele Neri, do Terreiro Fraternidade e Luz, e Mariana Santos, do Instituto Pedra D’Água. Discutimos as transformações ideológicas dos terreiros, os desafios e conquistas, e como manter viva a essência da Umbanda enquanto se inspira futuras gerações.


    Preparem-se para uma conversa enriquecedora e cheia de axé sobre a força e a sabedoria das mulheres na Umbanda.


    Atina pra isso!

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 29 minutos
  • Atina Pra Isso #92: Umbanda Branca (?)
    Jul 4 2024

    Neste episódio, exploramos a trajetória do espiritismo de mesa ou espiritismo de linha nomeado por Umbanda Branca; um termo começou a surgir nos folhetins do Rio de Janeiro, marcando uma dissidência do espiritismo que privilegiava aspectos religiosos e fenomenológicos, em contraste com a visão científica da elite espírita.

    Neste episódio, questionamos: será que a Umbanda Branca de hoje ainda mantém as mesmas ideias da primeira metade do século XX? Como o capitalismo e a manutenção do protetorado branco, heteropatriarcal e falocêntrico privilegiam uma “nova era” desta prática muitas vezes intitulada por Umbanda?


    Vem porque a conversa de hoje é séria!

    Atina pra Isso!

    Exibir mais Exibir menos
    43 minutos