Episódios

  • Alex Andrade – Meu nome é Laura - 1ª parte - Autores e Livros Dose Extra 106 – 17/09/2024 – Alex Andrade – "Meu nome é Laura"
    Sep 17 2024
    O Autores e Livros Dose Extra dessa semana traz uma conversa sobre o mais recente lançamento do escritor Alex Andrade: “Meu nome é Laura”. Aqui, Alex Andrade nos leva a conhecer a história da construção de uma identidade. A questão da busca de quem somos, o que somos e o que podemos ser, leva o leitor a acompanhar o descortinar da sexualidade de um menino que pouco a pouco vai encontrando os caminhos, muitas vezes dolorosos, para ser o que realmente é. Meu nome é Laura é um livro cheio de lirismos e preenchido de imagens. Este é o décimo quinto livro do escritor, entre literatura infantil, infantojuvenil e adulta, e o quinto livro em parceria com a editora Confraria do Vento. Em 2023, o autor foi um dos semifinalistas do Prêmio Oceanos de literatura, selecionado entre mais de 2.600 autores dos países lusófonos com o romance “Para os que ficam “.
    Exibir mais Exibir menos
    15 minutos
  • Bienal do Livro de São Paulo reúne mais de 700 autores
    Sep 13 2024
    A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um dos maiores eventos do país dedicado ao livro. A edição deste ano contou com mais 700 autores, nacionais e estrangeiros, como Conceição Evaristo, Ailton Krenak, Pedro Bandeira, Itamar Vieira Jr., Thalita Rebouças e ainda Carley Fortune, Jeff Kinney e Margarita García Robayo, entre outros. O Autores e Livros desta semana destaca a Bienal e os lançamentos que aconteceram por lá. Entre os destaques, “Entrevistando Você”, de Roberta Gurriti, que traz o protagonismo negro e a descendência africana para o centro da narrativa nesta comédia romântica. Na entrevista, Ullisses Campbell fala do seu novo livro, "Francisco de Assis, O Maníaco do Parque", biografia não autorizada do maior serial killer do país. No fim da década de 1990, o país acompanhou a jornada de um assassino brutal de mulheres e a caçada pelo suspeito, um motoboy. Quase 30 anos depois, detalhes inéditos da vida do serial killer brasileiro condenado pela morte de sete jovens – apesar de ele ter confessado o assassinato de nove – e pelo estupro de mais uma dezena.
    Exibir mais Exibir menos
    28 minutos
  • Lúcio Saretta – "O Beijo na Lona" - 1ª parte - Autores e Livros Dose Extra 105 – 10/09/2024 - Lúcio Saretta – "O Beijo na Lona"
    Sep 10 2024
    No Autores e Livros Dose Extra dessa semana, uma conversa com Lúcio Humberto Saretta sobre "O Beijo na Lona", livro que reúne crônicas sobre esporte, com olhar bem-humorado e espirituoso. Na apresentação, Luiz Antonio de Assis Brasil diz que este livro é um excelente exemplo da literatura como fonte de prazer, transformação e conhecimento, que traz uma coletânea de crônicas com uma prosa límpida, aliciante e inquietadora. Lúcio Humberto Saretta (1972) é natural de Caxias do Sul (RS). Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS e Biblioteconomia pela UCS, é autor dos livros Alicate contra diamante, Crônicas douradas, Lições da barbearia, O louco no espelho (crônicas) e O cão e o violão (poesia). Como coautor, integrou as coletâneas Tetraedro (crônicas), Onisciente contemporâneo, Translações singulares, Não culpe o narrador, Tudo soma zero e Vigílias (contos).
    Exibir mais Exibir menos
    27 minutos
  • Emanuele Arioli resgata romance perdido da Távola Redonda
    Sep 6 2024
    Esquecido por 700 anos, o personagem O Cavaleiro do Dragão foi resgatado por Emanuele Arioli, que vasculhou manuscritos medievais por 10 anos. A reunião dos manuscritos chega ao Brasil no romance “Segurant – O Cavaleiro do Dragão”, publicado pela Editora Vestígio, na HQ “O Cavaleiro do Dragão”, pela Nemo, e no livro infantojuvenil “Segurant – O Cavaleiro do Dragão”, pela Yellowfante. Em entrevista ao Autores e Livros, Emanuele Arioli traz detalhes da descoberta dos manuscritos e da produção dos três livros. O programa destaca também o 2º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu, realizado entre os dias 28 de agosto e 1.º de setembro no Centro Histórico da cidade, com programação diversificada em múltiplos espaços. Com o tema “Amor, Literatura e Diversidade”, o Fliparacatu reuniu 71 autores, entre locais, nacionais e internacionais, entre eles Ailton Krenak, homenageado desta edição, que conversou com a equipe do Autores e Livros. Em destaque também, a presença do Senado Federal na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 6 a 15 de setembro, no Distrito Anhembi. Ao longo dos dez dias da Bienal, o estande do Senado promove lançamentos de obras, painéis sobre questões raciais, de equidade e inclusão, oficinas legislativas e visitas virtuais ao Congresso Nacional, além de atrações interativas.
    Exibir mais Exibir menos
    28 minutos
  • Josué Limeira e Vladimir Barros – “Vidas secas em cordel” - 1ª parte - Autores e Livros Dose Extra 105 – 03/09/2024 - Josué Limeira e Vladimir Barros – “Vidas secas em cordel”
    Sep 3 2024
    O Autores e Livros Dose Extra dessa semana traz em destaque o livro ilustrado Vidas Secas em Cordel (Adaptação da obra de Graciliano Ramos), publicado pelo Yellowfante, da Editora Autêntica. Fiel à história narrada em Vidas Secas, do escritor alagoano Graciliano Ramos, Vidas Secas em Cordel, adaptação de Josué Limeira, ilustrado por Vladimir Barros, também se passa no sertão nordestino, na seca, na miséria vivida por Fabiano, Sinhá Vitória, o filho mais velho, o filho mais novo e a cadela Baleia, em suas andanças em busca de sobrevivência. Mesma história, outro gênero: agora, o cordel, manifestação da cultura popular brasileira que se originou no Nordeste, assim como Fabiano e sua família. Mesma paisagem, outra linguagem. Nas fortes e intensas ilustrações de Vladimir Barros, inspiradas no movimento armorial, fundado pelo dramaturgo e escritor paraibano Ariano Suassuna, o sertão também está presente com sua beleza triste e, muitas vezes, cheia de poesia.
    Exibir mais Exibir menos
    29 minutos
  • Autores e Livros destaca a literatura paraense
    Aug 30 2024
    O Autores e Livros desta semana destaca a literatura produzida por autores paraenses como Salomão Larêdo, Eneida Moraes e Paulo Roberto Ferreira. Entre os lançamentos, o destaque é o mais recente romance de Salomão Larêdo, “Onze Bandeirinhas”. Na obra, o autor mergulha na vida cotidiana do bairro do Guamá, em Belém do Pará, e trata de temas como injustiça, corrupção e desigualdade social. O livro incorpora elementos do mito grego de Píramo e Tisbe, entrelaçado com lendas da mitologia indígena amazônica. O açaí, um ícone alimentício e cultural da região, é um elemento central na narrativa, simbolizando a rica cultura paraense. Na entrevista da semana, uma conversa com o escritor e jornalista Paulo Roberto Ferreira sobre seu último livro, “A Figa Verde e a Misteriosa Mulher de Branco”, publicado pela Editora Paka-Tatu. A obra conta com 72 capítulos curtos, ambientados entre as décadas 1964 a 1985, e no rescaldo da Guerrilha do Araguaia. A ficção foi debruçada em uma extensa investigação sobre o momento histórico revelado por meio da saga do protagonista Djanilo que, ainda menino, foi entregue a um médico ligado à guerrilha, transformando-o em um deles.
    Exibir mais Exibir menos
    28 minutos
  • Mestra Iracema Oliveira - 1ª parte - Autores e Livros Dose Extra 103 – 27/08/2024 - Mestra Iracema Oliveira
    Aug 27 2024
    O Autores e Livros Dose Extra desta semana conversa com a Mestra Iracema Oliveira, homenageada da 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que aconteceu em Belém. Na entrevista, Iracema fala da homenagem que recebeu, da festa teatral Pássaro Tucano e do grupo Frutos do Pará. Iracema Oliveira é natural da capital paraense. Filha do artista Francisco Avelino de Oliveira, iniciou a carreia no Teatro Popular em 1945. Tornou-se conhecida por estrelar radionovelas e programas de rádio entre as décadas de 50 a 70, mas também atuou na TV e no cinema, atua até hoje na Rádio Liberal. Foi tema do espetáculo teatral “Iracema Voa”, em 2008; do documentário cinematográfico “Iracema e o brinquedo de voar”, em 2021; de diversos TCCs, dissertações e teses de doutorado; além de ter sido consagrada em 2016 a rainha dos artistas de Belém e reconhecida em 2008 pelo Ministério da Cultura e em 2015 pela Secretaria de Estado de Cultura como mestra de cultura popular.
    Exibir mais Exibir menos
    16 minutos
  • Senado participa da Feira do Livro de Belém-PA
    Aug 23 2024
    O Autores e Livros dessa semana traz em destaque a 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes em Belém, no estado do Pará. Durante o evento, pessoas de várias idades passaram pela Livraria do Senado e encontraram por lá mais de 190 títulos de catálogo do Senado Federal, que inclui de publicações sobre legislações diversas a obras clássicas relacionadas à história do Brasil, lançadas pelo seu Conselho Editorial. E, no Encantos de Versos, a poesia da professora, jurista e escritora cearense Ana Paula de Oliveira Gomes.
    Exibir mais Exibir menos
    28 minutos