O perdão não é um ato único, é um estilo de vida. Martin Luther King
Texto Completo - https://bit.ly/ep145perdao
Abro o episódio de hoje com a frase de alguém que dispensa apresentação e que teve uma amizade muito grande com o monge Thich Nhat Ham.
Thich Nhat Hanh foi um monge budista vietnamita conhecido por seus ensinamentos sobre mindfulness e práticas de meditação. Em sua visão, o perdão é uma prática central para a paz interior e a felicidade duradoura. Ele define o perdão como uma libertação da raiva, do ressentimento e da amargura e como um caminho para a cura e a reconciliação.
Para Thich o perdão não significa esquecer o que aconteceu ou desculpar a ação de alguém. Em vez disso, ele enfatiza que o perdão é um processo de cura interior, que começa com a compreensão da natureza do sofrimento. Ele ensina que, ao cultivar a empatia e a compaixão pelos outros, podemos entender as raízes do comportamento ofensivo, bem como as nossas próprias reações emocionais.
Martin Luther King, Jr. falou muito sobre o perdão em seus discursos e escritos, também. Em uma de suas frases mais famosas, ele disse:
"O perdão é uma atitude, não um sentimento. O perdão não é algo que você sente, é algo que você faz".
Isso mostra que, para King, o perdão não é apenas uma emoção, mas uma ação consciente que deve ser praticada.
Em outro discurso, intitulado "Loving Your Enemies" ("Amando seus inimigos", em tradução livre), King, assim como enfatizou a importância do perdão e da compaixão para superar a injustiça e a violência, ele disse ainda:
“O amor e o perdão são armas poderosas para transformar corações e mentes, e que é preciso ter coragem para perdoar aqueles que nos feriram”
King também reconheceu que o perdão não é fácil, especialmente quando se trata de feridas profundas e traumas pessoais. Ele disse:
"Perdoar é uma das coisas mais difíceis que fazemos, mas quando perdoamos, libertamos a nós mesmos da prisão do ressentimento e do amargor. E isso é verdade tanto para o perdão pessoal quanto para o perdão público".
Poderíamos ficar por horas falando sobre o perdão. É um tema que nos traz reflexões profundas que precisamos ter.
Para fechar o episódio, quero compartilhar um texto - O poder do Perdão que está no livro Ho'opopopono de Ulrich Emil Duprée e que está bem alinhado com o que Thich e King nos apresentaram.
Antes de ir ao texto me diz se vocês querem que eu traga esse tema novamente por aqui. Comenta comigo lá no meu Instagram Café com Osho ou ainda no Spotify no enquete que irei deixar nesse episódio.
O Podcast Café com Osho é apresentado e produzido por Alexandre Abreu e tem o apoio do Núcleo de Estudo Sapienza.
Uma inciativa para que todos possam ouvir e refletir as mensagens das cartas do Tarot Zen do Osho, Osho -Tarô da Transformação bem como outros textos que nos auxiliam na busca do autoconhecimento.
Acompanhe as publicações pelo Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast ou Google Podcast — Acesse — https://linktr.ee/cafecomosho
Assinando o podcast você receberá as atualizações em seu player
Instagram como @cafecomosho
Grupo Telegram t.me/cafecomosho