Episódios

  • Quanto maior o conhecimento, maior a ignorância
    Sep 30 2021
    Conhecimento e ignorância: opostos ou complementares?
    Será que o aumento do conhecimento leva à redução da ignorância ou seria o oposto? A favor da primeira hipótese está o fato de que o conhecimento é o oposto da ignorância, logo, seu crescimento significa a redução desta última. A favor da ideia oposta está o fato de que a ignorância é como uma sombra do conhecimento, crescendo com este, já que o mesmo é necessário para lhe dar contornos. Este vídeo fala sobre esta questão que no passado inspirou discussões acirradas, de maneira inspirada e original.
    Exibir mais Exibir menos
    7 minutos
  • Eu acredito que nada vai a lugar nenhum
    Jul 20 2021
    A ideia de que morremos e que com isso encerramos um ciclo não é condizente à maneira como as coisas funcionam no mundo. Uma hipótese é a de que as pessoas são feitas uma a partir das substâncias das outras. Reflita comigo!
    Exibir mais Exibir menos
    5 minutos
  • O que é interação humana e como evitar conflitos. Reflita comigo!
    Jul 6 2021
    Como funciona a interação humana?
    Boa parte dos conflitos que nos vemos inseridos poderiam ser evitados com uma maior compreensão sobre o que é e como se dá a interação humana. Reflita junto comigo até o final e passe a praticar empatia com conhecimento.
    Exibir mais Exibir menos
    8 minutos
  • A pandemia de Storyteling
    Jun 22 2021
    Existe uma fórmula da suposta sinceridade para convencer os outros daquilo que lhe é mais conveniente. Este vídeo mostra como ela funciona.
    Exibir mais Exibir menos
    4 minutos
  • Um crematório a ceu aberto
    Jun 15 2021
    A Índia traz experiências surreais, como as cremações às margens do Ganges. No entanto, elas não são nada perto do trânsito de mortos que estão boiando por aqui.
    Exibir mais Exibir menos
    4 minutos
  • De onde vêm os políticos esdrúxulos
    Jun 8 2021
    De onde vêm os(as) políticos esdrúxulos
    Esses que insistem em seguir por caminhos que, anos à frente, a história revelará como claramente equivocados, nefastos? Por que a radicalização surge e ressurge? O que explica o fato de que, em dado momento, a opinião pública aponta massivamente numa direção e o político, ciente disto e sequioso pela sua aprovação, caminha na direção contrária? Não lhe parece irracional? A hipótese clássica (no universo das hipóteses sérias e bem pensadas) diz que as ideias políticas (e, com elas, os políticos) são mero reflexo da sociedade em que vivem. Ou seja, essas ideias ruins são reflexo da demanda, daquilo que os votantes querem. A hipótese que apresento aqui é que a própria necessidade de diferenciação dentro da política puxa o político sem base conceitual em direção à radicalização pois isso gera diferenciação, a qual é necessária para que se mantenha relevante aos olhos dos consumidores de ideias, isto é, dos votantes.
    Exibir mais Exibir menos
    7 minutos
  • Porque o autoengano derrota o pessimismo: lições sobre o sentido de felicidade
    Jun 1 2021
    Filósofos como Alain de Botton dizem que o caminho da felicidade é o pessimismo, que calibra expectativas. Neste podcast poético e profundo, o Prof. Dr. Álvaro Machado Dias (pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas e professor livre-docente da UNIFESP) argumenta que o autoengano é uma força superior ao pessimismo, impedindo que isto que Botton e outros advogam aconteça na prática. Se você se interessa por entender os caminhos e descaminhos da felicidade, não perca.
    Exibir mais Exibir menos
    7 minutos
  • O papel do direito nas ciências cognitivas
    May 25 2021
    Este podcast apresenta a tese de que é necessário um relacionamento mais profundo entre direito e ciências cognitivas. Ele foi inspirado em uma palestra dada pelo Dr. Dias na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro e discute assuntos ligados à criação e aplicação das leis. Por isso, seu interesse vai além da disciplina em questão. O podcast dialoga com todos aqueles que acreditam que a criação e aplicação das leis deve se pautar por aquilo que sabemos sobre como funciona a mente humana e os sistemas complexos, de maneira mais ampla.
    Exibir mais Exibir menos
    18 minutos