Episódios

  • O AVC e as estatísticas no Brasil
    Jul 12 2023
    Eu, você, seu amigo e até seu vizinho conhece ou conhecerá alguém que teve um Acidente Vascular Cerebral mais conhecido como AVC. Segundo dados do DATA SUS, somente no mês de julho de 2022 o AVC matou 8.758 brasileiros, o que equivale a 11 óbitos por hora e esse número só cresce. Você sabia que também existe o MiniAVC ou o Ataque Isquêmico Transitório (AIT)? Trago essas e outras informações no episódio de hoje.
    Exibir mais Exibir menos
    8 minutos
  • Tive um AVC e saí do hospital... E agora?
    Dec 25 2022
    Nesse episódio oriento como preparar o lar para o paciente pós alta do AVC.
    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
  • Você está fingindo
    Apr 3 2022
    O podcast de hoje é um tanto polêmico. Nele conto um episódio nada agradável com um médico do INSS em uma perícia quando eu estava ainda no hospital. E, hoje, infelizmente, ainda "escutamos" essas visões em vários momentos e ambientes.
    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
  • Encarando as sequelas do AVC
    Mar 20 2022

    Sejam muito bem-vindos ao podcast do Neuroeducando, meu nome é Daniele Cavalcante, sou neuropsicopedagoga e hoje continuo a série de podcasts sobre neuroreabilitação após o Acidente Vascular Cerebral ou AVC como é mais conhecido. 

    No episódio de hoje, vou conversar com vocês sobre como foi encarar as limitações das sequelas do AVC e de como comecei a superá-las.

    Chegou o tão esperado dia da alta hospitalar, ir para casa, passou de um desejo quase irrealizável para realizado. E, ir para casa deu medo e algumas muitas confusões familiares. Talvez, algum dia, conte essa parte em um livro... Quem sabe.

    Assim como tudo para eles seria novo, para mim também foi. Passei de uma pessoa independente para uma pessoa dependente até para pentear os cabelos e só isso já causa confusão emocional em qualquer idade, mas vocês conseguem imaginar o que se passa na cabeça de alguém que tem 29 anos, era independente financeiramente, tinha acabado de tirar a carteira de motorista e mais detalhes estão no podcast de hoje.


    #avc #brokebrain #reab #neurociencia #reabilitação #cognição

    Exibir mais Exibir menos
    14 minutos
  • Como é ter um AVC aos 29 anos
    Jan 20 2022
    Tenho uma ligação muito próxima com o tema dessa nova série. Sou uma sobrevivente de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 29 anos. E a minha profissão de hoje vai de encontro com essa superação.
    Exibir mais Exibir menos
    22 minutos
  • Ciência e Genialidade - Ressignificando o trauma
    Jan 13 2022

    Sejam muito bem-vindos ao podcast do Neuroeducando, meu nome é Daniele Cavalcante, sou neuropsicopedagoga e hoje chegamos ao último episódio da série Genialidade e Ciência. No episódio derradeiro, vou contar a história de  Jason Padgett o homem que virou um gênio da matemática após sofrer vários golpes na cabeça. 

    Jason adquiriu a habilidade de enxergar matemática em tudo. De repente, ele percebeu que tudo o que via "podia ser separado em pedaços menores, mas idênticos" e passou a desenhar essas formas fractais obsessivamente. Então, Padgett procurou ajuda psicológica para tratar o TOC e se matriculou em um curso de matemática em uma universidade próxima a sua casa.

    Lembram do episódio em que falo sobre o Daniel Tammet? Então! Jason fala que ver na televisão uma entrevista com Daniel Tammet, pois foi a primeira vez em que alguém (além dele) atribuía formas para os sons e números. Falei sobre o Daniel no episódio "Capitão Pi". Isso o motivou a procurar especialistas e ser diagnosticado com a síndrome de savant e sinestesia.

    Padgett viajou o mundo contando sua história e escreveu um livro sobre suas experiências: Struck by genius (Algo como "Golpeado pela genialidade").

    Ficou curioso? Tem um TEDx dele no Youtube: deixei o link na descrição https://youtu.be/CyYQIcZacvA.


    E é com essa maravilhosa história de superação que encerro a série Genialidade e Ciência.

    Até mais!

    Exibir mais Exibir menos
    6 minutos
  • Ciência e Genialidade - O rei da matemática
    Jan 12 2022

    Sejam muito bem-vindos ao podcast do Neuroeducando, meu nome é Daniele Cavalcante, sou neuropsicopedagoga e hoje chegamos ao caso 11º de Genialidade e Ciência envolvendo a Síndrome de Savant. Nossa estrela de hoje é John Forbes Nash Jr. reconhecido como gênio da matemática aos 21 anos. 

    Você certamente já viu a história dele na TV.


    Exibir mais Exibir menos
    5 minutos
  • Ciência e Genialidade - Calculadora Humana
    Jan 12 2022

    Será que é possível fazer cálculos sem nunca ter sido ensinado? Essa é a mais antiga história que se sabe sobre alguém com a síndrome de Savant. Sejam muito bem-vindos ao podcast do Neuroeducando, meu nome é Daniele Cavalcante, sou neuropsicopedagoga e hoje vamos a mais um episódio da série Ciência e Genialidade. No episódio de hoje vou apresentar para vocês Jedediah Buxton ou mais conhecido como "Calculadora Humana".

    Jedediah Buxton, nasceu na Inglaterra em 1707 e faleceu em 1772, aos 65 anos. Foi um dos primeiros e mais conhecidos casos de savantismo. 

    Ele conseguia fazer cálculos com números de até 39 dígitos, além de ter medido com precisão a extensão da vila em que vivia apenas andando por ela. Ficou tão famoso, na época, que recebeu o apelido de “Calculadora Humana”.

    Apesar de seu pai ser mestre na escola de Elmton, seu avô ter sido o vigário, teve sua educação negligenciada, não sabia escrever e seu conhecimento, exceto em números, era extremamente limitado.

    Como ele veio a conhecer as proporções relativas de números, e suas denominações progressivas, não se sabe. Mas em tais assuntos sua atenção era tão focada que freqüentemente não tomava conhecimento de objetos externos, e quando o fazia, era apenas com referência a seus números.

    Ele mediu todo a extensão de Elmton, a vila onde morava, que consistia de alguns milhares de hectares (cerca 4 km²), simplesmente andando por ela, e fez isso não só em acres,  mas também em centímetros quadrados.

    Sua memória era tão espetacular que, ao resolver uma pergunta, ele poderia parar e retomar a operação novamente no mesmo ponto após o lapso de uma semana, ou mesmo de vários meses. Sua aplicação perpétua a números  impediu  que adquirisse conhecimento em qualquer outra área.

    Entre os muitos exemplos das proezas aritméticas de Buxton estão o seu cálculo do produto de um farthing dobrado 139 vezes. O resultado, expresso em libras, estende-se a trinta e nove dígitos, e é correto na medida em que pode ser facilmente verificado pelo uso de logaritmos. Buxton depois multiplicou esse enorme número por si só. Parece que ele inventou uma nomenclatura original para grandes números, uma “tribo” sendo o cubo de um milhão, e um “cãibra” .


    Estou nas redes sociais:

    Instagram - https://www.instagram.com/neuropsi_danielecavalcante/

    Facebook - https://www.facebook.com/aprenderedivertidoce

    Site - https://www.aprenderedivertido.com.br/

    #podcast #neurociencia #aprendizado #sindrome #autismo #capacitismo #sabereincluir #supermemoria #savant #educacao #instascience #pesquisacientifica #matematica #calculadorahumana #autista #savant #inclusao #ensinoadaptado

     

    Exibir mais Exibir menos
    6 minutos