Será que é possível fazer cálculos sem nunca ter sido ensinado? Essa é a mais antiga história que se sabe sobre alguém com a síndrome de Savant. Sejam muito bem-vindos ao podcast do Neuroeducando, meu nome é Daniele Cavalcante, sou neuropsicopedagoga e hoje vamos a mais um episódio da série Ciência e Genialidade. No episódio de hoje vou apresentar para vocês Jedediah Buxton ou mais conhecido como "Calculadora Humana".
Jedediah Buxton, nasceu na Inglaterra em 1707 e faleceu em 1772, aos 65 anos. Foi um dos primeiros e mais conhecidos casos de savantismo.
Ele conseguia fazer cálculos com números de até 39 dígitos, além de ter medido com precisão a extensão da vila em que vivia apenas andando por ela. Ficou tão famoso, na época, que recebeu o apelido de “Calculadora Humana”.
Apesar de seu pai ser mestre na escola de Elmton, seu avô ter sido o vigário, teve sua educação negligenciada, não sabia escrever e seu conhecimento, exceto em números, era extremamente limitado.
Como ele veio a conhecer as proporções relativas de números, e suas denominações progressivas, não se sabe. Mas em tais assuntos sua atenção era tão focada que freqüentemente não tomava conhecimento de objetos externos, e quando o fazia, era apenas com referência a seus números.
Ele mediu todo a extensão de Elmton, a vila onde morava, que consistia de alguns milhares de hectares (cerca 4 km²), simplesmente andando por ela, e fez isso não só em acres, mas também em centímetros quadrados.
Sua memória era tão espetacular que, ao resolver uma pergunta, ele poderia parar e retomar a operação novamente no mesmo ponto após o lapso de uma semana, ou mesmo de vários meses. Sua aplicação perpétua a números impediu que adquirisse conhecimento em qualquer outra área.
Entre os muitos exemplos das proezas aritméticas de Buxton estão o seu cálculo do produto de um farthing dobrado 139 vezes. O resultado, expresso em libras, estende-se a trinta e nove dígitos, e é correto na medida em que pode ser facilmente verificado pelo uso de logaritmos. Buxton depois multiplicou esse enorme número por si só. Parece que ele inventou uma nomenclatura original para grandes números, uma “tribo” sendo o cubo de um milhão, e um “cãibra” .
Estou nas redes sociais:
Instagram - https://www.instagram.com/neuropsi_danielecavalcante/
Facebook - https://www.facebook.com/aprenderedivertidoce
Site - https://www.aprenderedivertido.com.br/
#podcast #neurociencia #aprendizado #sindrome #autismo #capacitismo #sabereincluir #supermemoria #savant #educacao #instascience #pesquisacientifica #matematica #calculadorahumana #autista #savant #inclusao #ensinoadaptado