Episódios

  • EP#115: Revolução Digital e a Função Social da Economia, com Ladislau Dowbor
    Apr 3 2025

    ​Neste episódio, Ana Frazão recebe Ladislau Dowbor, economista e professor titular da PUC-SP, para uma conversa aprofundada sobre a Revolução Digital e a necessidade de repensar a função social da economia.

    Dowbor explora como a atual revolução tecnológica se compara à Revolução Industrial, enfatizando o papel central do conhecimento e da informação na economia contemporânea.

    A discussão aborda os impactos da financeirização e do rentismo na sociedade atual, destacando como esses fenômenos contribuem para o aumento da desigualdade social e para desafios ambientais. Além disso, analisam a ascensão da indústria da atenção, refletindo sobre como as tecnologias digitais influenciam o comportamento humano e a economia.

    Na parte final, são apresentadas possíveis soluções para os desafios contemporâneos, ressaltando a importância de resgatar a função social da economia e integrar princípios éticos nas decisões econômicas e institucionais.

    Para saber mais sobre o trabalho do professor Ladislau Dowbor, visite seu site oficial em dowbor.org.​

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 5 minutos
  • EP#114: A história da riqueza no Brasil, com Jorge Caldeira
    Mar 20 2025

    No episódio, Ana Frazão conversa com Jorge Caldeira, Sociólogo, Cientista Político, Historiador e Jornalista, a respeito de suas principais obras com destaque para a “História da riqueza no Brasil”.

    O professor esclarece a sua metodologia, a partir do estudo das instituições e da ampla pesquisa de dados analisados a partir de modelos econométricos. Nesse sentido, divide a história do Brasil em períodos, buscando compreender o crescimento econômico em cada um eles. Ao contrário da história tradicional, que tende a amesquinhar o período colonial, normalmente visto a partir da perspectiva de pouco crescimento e de transferência da riqueza para o reino, o professor Jorge Caldeira mostra que a economia colonial era, no final do século XVIII, dinâmica e muito maior do que a da metrópole, não podendo ser considerada uma economia de subsistência. Já o período imperial foi marcado pela estagnação, na medida em que o governo central do Império teria mantido a escravidão e freado o crescimento, jogando o país no atraso. Na primeira república, o professor explica a explosão de crescimento, que teria decorrido da liberação do setor privado, da quebra de isolamento do Brasil em relação ao mundo e da consequente multiplicação de empreendedores. Por fim, o professor analisada o período de 1930-2017, mostrando os seus principais desafios. Ao final, o professor faz uma síntese conclusiva, explorando o potencial do Brasil para o crescimento econômico.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 16 minutos
  • EP#113: Desafios para a reindustrialização do Brasil, com Rafael Lucchesi
    Mar 6 2025

    No episódio, Ana Frazão conversa com Rafael Lucchesi, Diretor de Desenvolvimento Industrial e Economia da CNI e Presidente do Conselho de Administração do BNDES, sobre as causas do processo de desindustrialização do Brasil, assim como sobre as possíveis soluções diante do enorme potencial do Brasil em diversas frentes. Ponto importante da conversa é a relação entre a desindustrialização e as taxas de juros, uma vez que, como cada ponto percentual de juro acima do que seria uma taxa neutra custaria 50 bilhões por ano ao país, tal política de juros altos está associada a um rentismo improdutivo que, implementado pelos bancos em aliança com a mídia, compromete a nossa agenda de desenvolvimento. Outros pontos altos da conversa dizem respeito às relações entre reindustrialização e políticas industriais, bem como entre reindustrialização e sustentabilidade.

    Exibir mais Exibir menos
    57 minutos
  • EP#112: Avenças e Desavenças da Economia, com Luiz Gonzaga Belluzzo
    Feb 20 2025

    No episódio, Ana Frazão conversa com Luiz Gonzaga Belluzzo, Professor Titular de Economia da Unicamp, sobre o seu novo livro em coautoria com Nathan Caixeta “Avenças e Desavenças da Economia”.




    O professor explica que um dos objetivos do livro é precisamente colocar em xeque os conflitos cognitivos da economia, a fim de proporcionar um contraponto à história da autonomização e da naturalização da economia e à incorporação irrefletida do utilitarismo. Dentre os tópicos explorados, o professor Belluzzo mostra como a economia, embora se apresente como ciência objetiva é técnica, é eivada de valorações e pressupostos não revelados, assim como de tentativas de se ocultar as condições políticas. Também são abordados na conversa os temas relacionados ao papel da crise de 2008 para uma reflexão sobre os pressupostos da economia, as discussões sobre a dívida pública e os efeitos da eleição de Trump sobre vários dos problemas destacados no livro.

    Exibir mais Exibir menos
    46 minutos
  • EP#111: Economia Feminista, com Regina Madalozzo
    Feb 14 2025

    No episódio, Ana Frazão entrevista Regina Madalozzo, Economista e Psicóloga, PhD em Economia pela Universidade de Illinois, autora do livro “Iguais e Diferentes”e ganhadora do prêmio Todas de Economista do ano em 2024.




    Na conversa, Regina esclarece o que é a economia feminista e quais são as suas principais preocupações, assim como explora alguns de seus principais trabalhos, dentre os quais a pesquisa que apontou que as mulheres não se afastam mais do trabalho do que os homens, mesmo incluída a licença maternidade. A entrevista também aborda os principais desafios que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho e na vida econômica de forma geral e os pontos mais urgentes que precisam ser enfrentados. Dentre os tópicos específicos, encontram-se as discussões sobre como os direitos reprodutivos das mulheres, incluindo a questão do aborto, influem na vida econômica das mulheres, bem como as questões sobre interseccionalidades.

    Exibir mais Exibir menos
    54 minutos
  • EP#110: Financeirização no Brasil: impactos sobre as empresas e as famílias
    Dec 5 2024

    No episódio, Ana Frazão entrevista Lena Lavinas, Professora Titular do Instituto de Economia da UFRJ, sobre os efeitos da financeirização no Brasil e no mundo. A entrevistada começa explicando as principais características da financeirização, suas possíveis causas e os impactos na diminuiçao do crescimento econômico, na desindustrialização, na concentração de riqueza e no aumento da desigualdade. A professora também explica a captura das políticas sociais pela financeirização, mostrando os seus desdobramentos sobre o crescente endividamento das famílias. Na parte final da conversa, também são explorados os impactos da financeirização sobre a saúde, a educação e a moradia.



    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 1 minuto
  • EP#109: Quem manda no Brasil? O poder das grandes corporações, com Eduardo Magalhães
    Nov 21 2024

    No episódio, Ana Frazão entrevista Eduardo Magalhães, Professor da Universidade Federal do ABC, sobre o poder corporativo no Brasil. O entrevistado inicia tratando da importância de se identificar o controle empresarial, bem como da relação entre o poder econômico e o poder político. Adentrando no exame da realidade brasileira, o professor Eduardo trata dos indicadores do poder econômico (grau de saída, grau de saída ponderado e centralidade de intermediação), mostrando como os grupos privados se estruturam no Brasil e os setores da economia que são mais influenciados por tais agentes. Especial atenção é dada ao setor de saúde privada, em relação ao qual o professor Eduardo explica a atuação e o papel das sete empresas que formam o oligopólio na área e cujo poder transcende o segmento e acaba abrangendo toda a economia brasileira. Também são explorados os temas das implicações concorrenciais da atual estrutura do setor de saúde, as repercussões para o SUS e as deficiências da atuação de autoridades, como a ANS e o CADE.

    O artigo que deu suporte à entrevista pode ser acesso pelo presente link (Vista do Quem está no comando? Poder entre grupos econômicos hegemônicos no Brasil), assim como o artigo jornalístico do professor Ladislau Dowbor no qual se inspirou o entrevistado para realizar o estudo pode ser acessado pelo presente link O poder corporativo mundial



    Apresentação: Ana Frazão

    Produção: ⁠⁠⁠José Jance Marques

    Exibir mais Exibir menos
    57 minutos
  • EP#108: Financeirização de empresas, com Vinícius Centeno, Fernando Fellows e Eduardo Mantoan
    Nov 7 2024

    No episódio, Ana Frazão conversa com Vinícius Centeno, Fernando Fellows e Eduardo Mantoan sobre a financeirizaçao das empresas no Brasil, especialmente partir do artigo que escreveram com o mesmo título no livro Financeirização. Crise, Estagnação e Desigualdade, organizado por Lena Lavinas, Norberto Martins, Guilherme Gonçalves e Elisa Van Waeyenberge.


    Os autores explicam o que é a financeirização das empresas, quando começa esse processo e quais são as suas principais características e mecanismos, dentre os quais o crescimento do endividamento, o aumento das incorporações hostis e aquisições alavancadas, a expansão da distribuição de dividendos, a recompra de ações, a terceirização de atividades produtivas e a redução do investimento na empresa. Também tratam do papel da teoria da maximização do valor do acionista e do chamado short-termism para a mudança na governança das empresas, assim como exploram as principais consequências do processo de financeirização de setores produtivos, incluindo o feito fuga (crowd out) do investimento.


    Especial atenção é dada às consequências da financeirização no Brasil e em países em desenvolvimento.

    Exibir mais Exibir menos
    54 minutos