Episódios

  • Fogo no Brasil, crise na Volkswagen, agenda climática quente e regulamento anti-desmatamento: uma conversa com o Reset
    Sep 19 2024

    Essa é a minha conversa mensal com Sérgio Teixeira Jr., editor do Reset. Juntos a gente traz a análise das principais notícias do clima no Brasil e no mundo.

    Neste episódio, falamos sobre: a seca, o fogo e as emissões recorde de gases do efeito estufa no Brasil; as dificuldades da Volkswagen para fazer a transição de carros a combustão para elétricos; os pontos mais importantes da agenda climática internacional que esquenta agora no fim do ano e a pressão conta o regulamento anti-desmatamento na Europa.

    --
    O EDF é publicado quinzenalmente às quintas. Se você quiser contribuir para uma conversa mais construtiva sobre o clima, envie esse episódio para alguém. Para entrar em contato, escreva para podcast@economiadofuturo.com

    Leia o Reset, notícias diárias sobre negócios sustentáveis:
    www.capitalreset.com





    Support the show

    Exibir mais Exibir menos
    27 minutos
  • Meta de 1,5°C: e o Brasil com isso?
    Sep 5 2024

    Em 2015, líderes de mais de 190 países se comprometeram a se esforçar para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais. Esse foi o Acordo de Paris, que tem guiado as políticas de descarbonização de nações e empresas desde então. Hoje, para muitos cientistas do clima, essa meta já não é mais realista. Mas o Brasil, como anfitrião da COP30 – a Conferência do Clima das Nações Unidas no próximo ano – é um dos líderes da iniciativa "Missão 1,5°C" para manter a meta viva.

    A pergunta agora é: como? Se quiser cobrar uma participação agressiva do mundo, o Brasil precisará liderar pelo exemplo. Espera-se que o país apresente ainda neste ano uma nova NDC - Contribuição Nacionalmente Determinada – detalhando metas e ações para reduzir suas próprias emissões. Para dezenas de ONGs brasileiras, lideradas pelo Observatório do Clima, essa NDC deveria se comprometer a praticamente zerar as emissões até 2035. Esse é um objetivo extremamente ambicioso – mas, segundo especialistas, necessário para manter o 1,5°C viável.

    Neste episódio, converso com David Tsai, coordenador do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) do Observatório do Clima, e Renata Potenza, especialista em políticas climáticas do Imaflora. Mais interessante do que a meta em si, é a contribuição deste grupo para detalhar o que precisa ser feito em cada setor da economia. Isso dá uma boa ideia do tamanho do desafio temos pela frente.

    ---

    O EDF é publicado quinzenalmente às quintas. Para contribuir com uma conversa mais construtiva sobre o clima, recomende esse podcast para alguém. Se quiser entrar em contato, meu email é podcast@economiadofuturo.com


    Support the show

    Exibir mais Exibir menos
    35 minutos
  • Kamala e o clima, boom de painéis solares na Alemanha, fundo de proteção para florestas tropicais: uma conversa com o Reset
    Aug 22 2024

    Sérgio Teixeira Jr., editor do Reset, e Melina Costa, do Economia do Futuro, trazem a análise das principais notícias do clima no Brasil e no mundo.

    Neste episódio, eles falam sobre: as mudanças climáticas e Kamala Harris, temperaturas extremas no hemisfério norte, o boom dos painéis solares na Alemanha, a proposta do Brasil no G20 para um fundo bilionário de preservação de florestas tropicais e a novela do mercado regulado de carbono.

    Artigo do Reset citado no episódio:
    Brasil detalha proposta de fundo global de bilhões para proteger florestas tropicais

    *O EDF é publicado quinzenalmente às quintas. Contribua para uma conversa mais construtiva sobre o clima e indique esse podcast para alguém.

    **Para uma cobertura diária sobre negócios sustentáveis, acesse o Reset.

    Support the show

    Exibir mais Exibir menos
    31 minutos
  • Eleições nos EUA e na Europa; metas de net zero para corporações: uma conversa com o Reset
    Jul 11 2024

    Sérgio Teixeira Jr., editor do Reset, e Melina Costa, do Economia do Futuro, trazem a análise das principais notícias do clima no Brasil e no mundo.

    Nesse episódio, eles falam sobre a pauta climática e as eleições nos Estados Unidos e na Europa. Eles conversam sobre o estado precário das metas de net zero de grandes corporações e, mesmo em meio aos incêndios no Pantanal e a passagem do furacão Beryl pelo Caribe e pelos Estados Unidos, conseguiram encontrar algumas notícias boas para compartilhar com você.


    Citados no episódio:
    Orizon emite green bond para transformar lixo em eletricidade, artigo do Reset
    Até o lixo está no blockchain, artigo do Reset
    Biogás: a energia que vem dos resíduos, episódio do Economia do Futuro


    *O Economia do Futuro faz uma pausa e volta em agosto. Até lá, contribua para uma conversa mais construtiva sobe o clima e indique esse podcast para alguém.

    Support the show

    Exibir mais Exibir menos
    29 minutos
  • Elétricos ou etanol: qual o melhor caminho para descarbonizar os carros no Brasil?
    Jun 26 2024

    Estamos no meio de um processo de transição energética, e há muito acontecendo ao mesmo tempo. De um lado, pesquisadores avançam no desenvolvimento de diferentes tecnologias que devem substituir os combustíveis fósseis. De outro, empresas e investidores tentam decifrar a demanda de consumidores, o cenário competitivo e os custos envolvidos para fazer suas apostas tecnológicas.

    E enquanto tudo isso, muitos países usam políticas públicas para dar um empurrão em uma direção ou outra. Pois é mais ou menos isso que está acontecendo no setor de transportes. Mais especificamente, no caso dos carros, as duas tecnologias mais avançadas são as baterias elétricas e os biocombustíveis, como o etanol.

    Estados Unidos, China e Europa já optaram pelos carros elétricos, porque não emitem quase nada durante o uso. Na União Europeia, a venda de novos carros com motor a combustão está proibida a partir de 2035. Mas será que essa rota é a mais acertada também para o Brasil, onde os veículos flex já são a maioria?

    Possivelmente não, dependendo da metodologia utilizada, e se levados em conta os impactos socioeconômicos. É o que diz um estudo realizado pelas consultorias LCA e MTempo, sob encomenda do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB). Seus integrates são, entre outros, montadoras, importadoras, indústria de autopeças, o setor sucroenergético e sindicatos de trabalhadores.

    Nesse episódio, eu converso com Fernando Camargo, sócio-diretor da LCA e um dos autores do estudo. Ele explica porque no Brasil a história é diferente na comparação com outros países.

    Nós focamos na descarbonização do transporte leve, carros de passeio. Se você quiser saber mais sobre o restante do setor de transportes - caminhões, aviões e navios - eu sugiro que procure o episódio chamado "Os combustíveis do futuro" no seu feed; é um bom complemento para esse aqui. Vamos agora para a entrevista com o Fernando Camargo.

    –-
    *Encontre
    aqui o link para o estudo mencionado no episódio.

    **O EDF é publicado quinzenalmente às quintas. Se você quer contribuir para uma economia mais sustentável, comece agora, indicando esse podcast pra alguém. Para entrar em contato, meu email é podcast@economiadofuturo.com



    Support the show

    Exibir mais Exibir menos
    32 minutos
  • PF investiga projetos de carbono, a guinada à direita no Parlamento Europeu e as Reuniões do Clima em Bonn: uma conversa com o Reset
    Jun 13 2024

    A partir de agora, o EDF traz episódios mensais em parceria com o Reset, o site de notícias sobre negócios sustentáveis. O meu convidado você já conhece: é o Sérgio Teixeira Jr., editor do Reset, que você ouviu por aqui na cobertura das duas últimas COPs, as Convenções do Clima das Nações Unidas, que aconteceram no Egito e nos Emirados Árabes. Agora o Sérgio está em São Paulo e eu continuo em Berlim. Juntos a gente traz pra você a análise das principais notícias do clima no Brasil e no mundo.

    Neste episódio, a gente fala sobre a investigação de um suposto esquema ilegal de créditos de carbono na Amazônia, das eleições para o Parlamento Europeu e suas consequências para a pauta climática ao redor do mundo e sobre os resultados das Reuniões do Clima de Bonn, da Alemanha, uma espécie de prévia da próxima COP.

    - Reportagem do Mangabay, citada no episódio:
    https://brasil.mongabay.com/2024/05/grandes-marcas-compram-creditos-de-carbono-de-esquema-suspeito-de-esquentamento-de-madeira-na-amazonia/

    - O EDF é publicado quinzenalmente às quintas. Contribua para uma conversa mais construtiva sobre o clima e indique esse podcast para alguém.

    - Para uma cobertura diária sobre negócios sustentáveis, acesse o Reset.

    Support the show

    Exibir mais Exibir menos
    30 minutos
  • O novo normal: como o clima já mudou no Brasil
    May 29 2024

    Faz um mês que as enchentes persistem no Rio Grande do Sul. Desde que começou a chover forte, 169 pessoas morreram e mais de 40 ainda estão desaparecidas. Há meio milhão de desalojados; milhares ainda estão sem luz e sem ir à escola e ao trabalho.

    Esse evento climático é extremo - mas é um erro dizer que se trata de um fato isolado. Nos últimos dez anos, mais de 90% dos municípios brasileiros foram atingidos por algum tipo de desastre natural, deixando mais de 4 milhões de pessoas desabrigadas e prejuízos de R$ 26 bilhões (fonte: Confederação Nacional de Municípios).

    Como consequência do aquecimento global, o clima no Brasil já mudou e continua mudando rapidamente. Para entender em que dimensão e onde exatamente as alterações mais abruptas estão ocorrendo, eu converso com Lincoln Alves, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e autor do IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU.

    Nessa conversa, o Lincoln fala também sobre a perspectiva global para os próximos anos. Assim como a maioria dos principais cientistas do clima, ele não acredita que vamos atingir a meta do Acordo de Paris, que é limitar o aquecimento global a 1.5 grau Celsius. Nessa entrevista, ele explica o porquê.
    --
    Para contribuir com uma conversa mais construtiva sobre o clima, comece já indicando esse episódio para alguém. Para entrar em contato, meu email é podcast@economiadofuturo.com

    Support the show

    Exibir mais Exibir menos
    29 minutos
  • Os combustíveis do futuro
    Apr 25 2024

    A maioria dos veículos vendidos hoje no Brasil é flex, ou seja, podem ser abastecidos com etanol ou gasolina. Esse é o resultado de décadas de investimento em tecnologia, especialmente desde os anos 70, como reação do Brasil ao choque nos preços do petróleo. Pois bem, a política criada naquela época é uma vantagem pro país no atual processo de descarbonização dos transportes. Mas o trabalho ainda não está completo, longe disso: o mais difícil começa agora.

    Os transportes representam cerca de 9% das emissões de gases do efeito estufa do país. Em especial, o transporte marítimo e a aviação estão entre os grandes desafios.

    Neste episódio, eu converso com Amanda Gondim, professora do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Amanda coordena a Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação, e por isso está em contato com os principais atores tanto do setor aéreo, como da indústria de combustíveis e também líderes em políticas públicas.

    Durante a conversa, a gente falou sobre a atual fase de desenvolvimento tecnológico de novos combustíveis para o setor marítimo e aéreo e sobre o potencial dos carros elétricos no país. Ela também avaliou as propostas do Projeto de Lei dos Combustíveis do Futuro, que foi aprovado recentemente na Câmara e agora passa por trâmite no Senado.

    O EDF é publicado quinzenalmente às quintas, mas vai fazer uma pausa nas próximas semanas. Eu volto no dia 30 de maio. Até lá, eu queria te pedir para indicar esse podcast pra alguém, é a audiência que mantém esse projeto no ar.



    Support the show

    Exibir mais Exibir menos
    26 minutos