Episódios

  • Carnaval: blocos querem estender horário de desfiles em SP por causa do calor, mas prefeitura rejeita pedido
    Feb 20 2025

    O prefeito Ricardo Nunes afirmou que não vai alterar o horário dos blocos de rua da capital paulista apesar da previsão de forte calor durante o pré-carnaval, o carnaval e do pedido feito pelos organizadores dos desfiles. No início do mês, um grupo de mais de 70 blocos enviou uma carta à Prefeitura de São Paulo e à SPTuris cobrando medidas preventivas para enfrentar as fortes chuvas e o calor. O movimento, chamado “As Águas Vão Rolar”, reivindica a criação de um gabinete de crise, a distribuição de água gratuita e a flexibilidade dos horários da concentração e apresentação dos blocos. Hoje, os desfiles estão marcados para acontecer das 10h às 18h. Nunes disse que não vai atender ao pedido dos blocos em razão da complexa logística do carnaval, incluindo a Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Corpo de Bombeiros e o sistema municipal de saúde. A SPTuris informou que haverá a distribuição de água para os foliões. Em entrevista à Rádio Eldorado, o coordenador do Coletivo Fórum de Blocos SP, Zé Cury, que também é diretor do bloco “Me Lembra Que Eu Vou”, rebateu o posicionamento da prefeitura e alegou que a atual administração “cortou o diálogo construtivo com os blocos” ao mudar há dois anos o horário dos desfiles, que podiam ser encerrados às 20h. O grupo ainda busca um diálogo envolvendo outros órgãos como a Ouvidoria das Polícias, o Ministério Público e a Defensoria Pública.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    14 minutos
  • Papa Francisco tem pneumonia nos dois pulmões: o que isso significa? Ouça especialista
    Feb 19 2025

    O papa Francisco, de 88 anos, está com uma pneumonia nos dois pulmões e ainda apresenta um quadro clínico “complexo”, informou Vaticano. “A tomografia torácica à qual o Santo Padre foi submetido nesta tarde [ontem] mostrou o aparecimento de uma pneumonia bilateral que exigiu um tratamento farmacológico posterior. No entanto, o papa Francisco está de bom humor”, diz o comunicado. Francisco está internado em um hospital de Roma desde sexta-feira, com uma infecção polimicrobiana, que pode ser causada por vários agentes, como vírus, bactérias e fungos. O último boletim médico aponta que o papa passou uma noite tranquila. Em entrevista à Rádio Eldorado, o pneumologista André Nathan Costa, membro da Comissão de Infecções Respiratórias da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, disse que a pneumonia bilateral é “conceitualmente mais grave”, mas destacou que “isso não quer dizer que é uma situação irreversível”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    7 minutos
  • Bolsonaro denunciado por golpe: o que acontece agora? Especialista vê acusação bem fundamentada
    Feb 19 2025

    O procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou ontem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e 33 aliados pela tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Gonet analisou os relatórios da Polícia Federal sobre o caso durante três meses e concluiu que Bolsonaro liderou a articulação de uma ruptura institucional que o manteria no cargo. O ex-presidente ainda concordou com o plano para matar Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo a PGR. Os generais Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e Augusto Heleno, que chefiaram ministérios na gestão de Bolsonaro, estão entre os denunciados. Caso o STF dê andamento ao processo, o ex-presidente e os demais acusados irão responder por cinco crimes, cujas penas somadas podem chegar a 43 anos de prisão: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. A defesa do ex-presidente divulgou nota considerando a denúncia como “inepta”. Em entrevista à Rádio Eldorado, o advogado criminalista Pierpaolo Bottini, que também é professor de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP), disse que a denúncia apresentada por Gonet tem “uma fundamentação muito boa com provas consistentes”. Para ele, a peça de acusação não foi baseada apenas na delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid e juntou depoimentos, documentos e trocas de mensagens entre os envolvidos na trama golpista.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    11 minutos
  • Com 104 mortes, Estado de SP deve decretar hoje emergência contra a dengue, diz secretário
    Feb 19 2025

    O governo de São Paulo deve decretar hoje emergência para dengue em todo o território paulista. O secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, defendeu a adoção da medida nesta quarta-feira, durante entrevista à Rádio Eldorado. O decreto permite que os gestores públicos destinem recursos para combater a doença com maior celeridade e sem necessidade de licitação.Ao todo, o estado já registra 117.502 casos confirmados de dengue neste ano — uma média de 264 por 100 mil habitantes. Outros 82 mil casos são investigados. A região noroeste do Estado é a mais afetada, especialmente Araçatuba e São José do Rio Preto. Neste ano, já há 104 mortes causas pela dengue, enquanto outras 226 seguem em análise. Na entrevista, o secretário também anunciou o aumento de 20% nos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados ao tratamento de pacientes com dengue. Paiva reforçou, ainda, a necessidade de vacinação da população contra a febre amarela. As nove pessoas que morreram neste ano no Estado em decorrência da doença não tinham tomado a vacina.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    17 minutos
  • O que as árvores podem fazer contra o calor extremo? Ouça o botânico e paisagista Ricardo Cardim
    Feb 18 2025

    A 3a onda de calor enfrentada pelo País neste ano reforça a discussão sobre o papel do verde para combater as mudanças climáticas. Em entrevista no estúdio da Rádio Eldorado, o botânico e paisagista Ricardo Cardim, especialista no assunto, explicou que a cidade de São Paulo sofre com ilhas de calor e a falta de verde. Ele defende "uma nova política de arborização pública para resfriar a cidade e regular o clima".

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    14 minutos
  • Queda de popularidade de Lula e inelegibilidade de Bolsonaro podem romper polarização? Ouça análise
    Feb 18 2025

    A queda na popularidade do presidente Lula, revelada em recentes pesquisas, e a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, que também corre o risco de virar réu por tentativa de golpe de Estado, podem ajudar no surgimento de alternativas à polarização política do País. A avaliação é do cientista político Renato Dorgan, diretor Executivo do Instituto Travessia e especialista em pesquisas qualitativas e quantitativas. Em entrevista à Rádio Eldorado, ele ressaltou que a vitória de Lula em 2022 "foi baseada na promessa de melhora do custo de vida e na alta rejeição de Bolsonaro". Para Dorgan, o cenário atual, se mantido, poderá favorecer uma candidatura de centro-direita ou de centro-esquerda.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    11 minutos
  • As "soluções" de Trump para as guerras de Gaza e da Ucrânia geram insatisfação entre aliados dos EUA; ouça análise
    Feb 17 2025

    As propostas de Donald Trump para as guerras entre Israel e o Hamas e entre a Rússia e a Ucrânia deixam até mesmo tradicionais aliados dos EUA insatisfeitos e podem aumentar a tensão nas duas regiões. A avaliação é da doutora em Relações Internacionais Karina Calandrin, que também é professora do Ibmec-SP. Em entrevista à Rádio Eldorado, ela disse que a ideia de Trump de retirar palestinos de Gaza "é de fato uma política de limpeza étnica e pode prejudicar ainda mais o cessar-fogo". Karina também ressaltou que a negociação de Trump somente com a Rússia, sem a participação da Ucrânia, vai colocar os aliados europeus em oposição aos EUA.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    11 minutos
  • Ex-presidente do Ibama critica pressão de Lula e diz que há risco em perfuração na Foz do Amazonas
    Feb 14 2025

    Pela segunda vez nesta semana, o presidente Lula defendeu publicamente a perfuração de um poço exploratório na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, pela Petrobras, reforçando uma crise aberta contra o Ibama, o órgão do governo responsável pela concessão do licenciamento ambiental das pesquisas de exploração. Antes, ele já havia chamado de “lenga-lenga” a demora da autorização. Em entrevista à Rádio Eldorado, a coordenadora de Políticas Públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo, que presidiu o Ibama de 2016 a 2018, criticou a intenção de explorar um combustível fóssil em tempo de transição para energias mais limpas, mas disse que o órgão não interfere na política do governo para o setor, apenas cobra da Petrobras a comprovação de capacidade para gerenciar acidentes. “É uma região com fortes correntes. Em caso de acidente, em poucas horas o óleo vai estar em águas de outros países”, afirmou.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    14 minutos