• Escutando Ferenczi: a arte da Psicanálise

  • De: GBPSF
  • Podcast

Escutando Ferenczi: a arte da Psicanálise

De: GBPSF
  • Sumário

  • Esse podcast foi desenvolvido pelo Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi e ajuda a entender a psicanálise de um jeito autêntico, irreverente e empático, mesmo quando você não está no divã. A cada sexta feira, um psicanalista do GBPSF apresenta um texto de Sándor Ferenczi, o enfant terrible da Psicanálise. Coloque seus fones de ouvido e seja bem vindo!
    GBPSF
    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • Ferenczi entre os jovens analistas
    Dec 3 2021

    Participam do episódio de encerramento Daniel Kupermann, Eugênio Canesin Dal Molin, Jô Gondar e os três jovens analistas Fernanda Fazzio, Gilberto Souza e Eric Romero. Nesta conversa, os convidados relatam como conheceram Ferenczi e as transformações que esse encontro provocou nas suas vidas como psicanalistas.

    Exibir mais Exibir menos
    27 minutos
  • Trechos de fragmentos póstumos
    Nov 26 2021

    Neste episódio, o psicanalista Daniel Delouya comenta algumas das notas póstumas de Ferenczi que se voltam para o traumatismo e para a técnica de alcança-los e dissolve-los na análise. O traumatismo se deve ao choque na infância que aniquila o sentimento de si, isto é, destroça as bases da autoconservação e da identidade do sujeito que deveriam ser respaldados pelo entorno e garantir sua paz e sua segurança no ambiente. O traumatismo se relaciona com o amor primário, com a passividade absoluta em relação ao meio, que a confiança no mesmo foi gravemente abalada. A técnica de relaxamento pretende recorrer regressivamente aos momentos do engendramento de trauma e seus meios de defesa restabelecendo a confiança em si e dar um novo impulso para a vida.

    Exibir mais Exibir menos
    23 minutos
  • Thalassa
    Nov 19 2021

    Neste episódio, a psicanalista Hélia Borges comenta Thalassa: ensaio sobre a genitalidade, publicado em 1924. Ferenczi se inspira no texto de Freud Três ensaios da teoria da sexualidade, e propõe novas ideias sobre o processo de erotização. Utraquismo, anfimixia, autotomia e traumatogênese são temas recorrentes em toda sua obra, e aqui comparecem. A atualidade de seu texto é inegável e surpreende pela riqueza ideativa e transgressiva nos trazendo uma concepção do homem atravessado pelas forças de bios.

    Exibir mais Exibir menos
    17 minutos
activate_samplebutton_t1

O que os ouvintes dizem sobre Escutando Ferenczi: a arte da Psicanálise

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.