Esquerda Diário podcast

De: Esquerda Diário e Ideias de Esquerda
  • Sumário

  • Uma iniciativa do ESQUERDA DIÁRIO: Somos parte da rede internacional de diários digitais de esquerda, anticapitalistas, internacionalistas, socialistas e revolucionários, que no Brasil é impulsionado pelo Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT) da Fração Trotskista (FT), e que busca contribuir com a organização e luta da classe trabalhadora, dos jovens, das mulheres, dos negros e indígenas, LGBTs e imigrantes, de maneira independente do PT, com o objetivo de construir um partido revolucionário dos trabalhadores no país.
    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • S8 Ep1: Iskra | A Revolução Traída - Leon Trótski - Capítulo 1
    Dec 10 2023
    Audiobook do livro "A Revolução Traída: O que é e para onde vai a URSS?" de Leon Trótski. Cassiano Vilela das Edições Iskra no Rio Grande do Sul lê o capítulo 1.

    Adquira já o seu: https://iskra.com.br/produto/promocao-a-revolucao-traida/

    Em A Revolução Traída, Trótski apresenta uma visão objetiva do caráter do Estado operário, da situação da burocracia stalinista e da necessidade de uma revolução política que derrubasse o regime burocrático, mantendo as bases do Estado operário e as relações de propriedades conquistadas, ou seja, defendendo as conquistas da revolução e recolocando no poder a classe operária russa na luta pela revolução internacional como única forma de avançar ao socialismo.

    Neste atual estágio de declínio imperialista, com um aprofundamento inédito da crise econômica, política, social, sanitária e ambiental, este livro oferece a síntese mais avançada do pensamento revolucionário.
    Exibir mais Exibir menos
    45 minutos
  • S5 Ep578: [FAÍSCA] Balanço da greve da USP 2023
    Nov 14 2023
    Ouça a declaração política da juventude Faísca Revolucionária com o balanço da greve estudantil da USP

    "Movimento estudantil da USP se ergueu novamente: superar o entrave de suas direções pra preparar novas batalhas"

    No segundo semestre de 2023 os estudantes da USP, após cerca de 7 anos, realizaram uma greve que se alastrou por diversos cursos, tomando conta de todo o campus Butantã e demais da capital, Lorena e Ribeirão Preto, denunciando que a USP é a universidade dos rankings internacionais da falta de professores, funcionários e permanência estudantil. Os estudantes se levantaram contra a Reitoria e o governo do estado novamente, mas se depararam com o entrave de suas próprias direções, que abriram mão da luta no momento decisivo. É preciso tirar as lições necessárias deste processo para preparar os futuros embates contra Tarcísio, na perspectiva de batalhar por entidades estudantis independentes do governo Lula-Alckmin e que confiem na força da luta, em aliança com os trabalhadores para arrancar nossas demandas.
    Exibir mais Exibir menos
    27 minutos
  • Como entender os bombardeios de Israel a Gaza?
    1 hora e 17 minutos

O que os ouvintes dizem sobre Esquerda Diário podcast

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.