Episódios

  • Simplificando a complexidade de Jung - Não adianta ter só teoria - Waldemar Magaldi - IJEP
    Sep 13 2024

    Neste episódio, da série "Simplificando a Complexidade de Jung", o Prof. Waldemar Magaldi reflete sobre a importância de aplicar, de fato, a teoria junguiana em nossas vidas. De nada adianta repetir conceitos e frases prontas sem aplicá-las na nossa realidade ordinária e cotidiana, para não nos tornarmos meros "papagaios" repetidores automáticos. Lidar com nossas dúvidas e complexos pessoais é um caminho do qual não podemos desviar, pois só na dúvida se encontra o crescimento e a unicidade. Aceitar e vivenciar nossas incertezas, dúvidas e imperfeições é o que nos tira da ignorância arrogante das unilateralidades do preto ou do branco permitindo compreendermos que a vida é cinzenta. Caso o contrário atuaremos como hipócritas ao pregar algo que não praticamos. - "Pelo fato de haver tantos abaixo de nós que podem dizer tudo, repara como vivem. O que um diz pode significar muito ou bem pouco. Pesquisa por isso sua vida." C. G. Jung O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário!

    Exibir mais Exibir menos
    12 minutos
  • PRECISO DE UMA DOENÇA PRA CHAMAR DE MINHA - Waldemar Magaldi - IJEP
    Sep 10 2024

    Neste episódio, o Prof. Waldemar Magaldi reflete sobre a recorrente identificação com os sintomas e diagnósticos, contexto em que o nominalismo, tão presente em nossos dias, confere um ilusório sentimento de segurança e universalidade, porém, o ser humano é singular, motivo pelo qual os sintomas também devem ser analisados a partir da individualidade da alma e da psique. Que direção os sintomas podem nos apontar? Acompanhe essa reflexão e deixe seu comentário. Ajude a compartilhar nosso conteúdo!

    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
  • Simplificando a Complexidade de Jung: PSICOPATOLOGIAS NA ANÁLISE JUNGUIANA
    Sep 10 2024

    Neste episódio da série "Simplificando a Complexidade de Jung", onde buscamos simplificar as compreensões da psicologia junguiana sem perder a profundidade e densidade do conteúdo, o prof. Ajax Pérez Salvador traz valorosas ampliações e reflexões acerca de como a Psicopatologia pode ser olhada no contexto da Análise Junguiana, ressaltando a importância do fator empírico e também da singularidade da alma. Como conciliar o universal com o singular e particular? Assista até o final e deixe seu comentário! Ajude a compartilhar nosso conteúdo para que chegue a mais pessoas.

    Exibir mais Exibir menos
    8 minutos
  • Paternidade e a Teoria Junguiana - Lorena - IJEP
    Sep 10 2024

    Neste episódio, feito especialmente para o Dia dos Pais que se aproxima, a Analista em formação do IJEP - Lorena Oliveira traz valiosas reflexões e ampliações sobre o papel paterno na psique dos filhos, embasada na teoria Junguiana e do desenvolvimento da psique infantil, complementando com indicações de obras de Jung e demais autores que aprofundam neste tema. Deixe seu comentário ou questionamento e compartilhe para que chegue a mais pessoas!

    Exibir mais Exibir menos
    9 minutos
  • O EXCEDENTE É O QUE FALTA - Ajax - IJEP
    Sep 10 2024

    A leitura de textos do Jung, Hillman, Hegel, Safatle, Judith Butler trouxeram questionamentos e reflexões que poderiam ser aproximados da narrativa junguiana e arquetípica? A narrativa junguiana se apresenta como fundada no excesso. Haveria sempre um excedente da energia psíquica que não conseguiria ser organizado pelos padrões arquetípicos. Por mais que houvesse infinitos leitos secos de rios, metáforas dos padrões arquetípicos, que buscariam organizar as experiências dando a estas sentidos e significados específicos, determinados; o inconsciente, a vida sempre excederia. A vida não teria seu fundamento na falta, mas no excesso. A vida seria prodiga, abundante, esbanjadora, criaria e destruiria sistematicamente, num eterno devir. Muitas vezes sofresse não porque algo está faltando, mas porque a vida excede, transborda e a consciência busca encaixar, determinar, colocar a vida no trilho ou no leito. A vida pode sentir-se apertada, pois se ela excede ela nunca caberá, nunca se encaixará, embora as caixas façam parte de vida é preciso lugar para o mistério, o enigma, o paradoxo, a contradição para que o excesso possa fluir. Escute até o final e deixe seu comentário! Ajude a divulgar nosso canal!

    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
  • Nomofobia e Doomscrolling (ou Doomsurfing)
    Aug 12 2024

    Neste episódio, Waldemar Magaldi aborda sobre a Nomofobia (No Mobile Fobia), o medo de ficar sem o smartphone, e também sobre o Doomscrolling (ou Doomsurfing), o hábito de navegar sem rumo na internet e redes sociais, muitas vezes perdendo várias horas do dia nesse movimento automático e sem sentido, um verdadeiro vício em telas. Fazendo uma análise ampliada, demonstra como o tema da conexão e desconexão está presente, como sintoma, na sociedade. Com o medo crescente de ficar sem conexões, estamos, enantiodromicamente, ficando cada vez mais desconectados da alma, do outro, da alteridade, do amor e, portanto, de nós mesmos. Confira o vídeo e deixe seu comentário!

    visite nosso site: www.ijep.com.br

    Exibir mais Exibir menos
    19 minutos
  • Psicologia Junguiana é Ciência?
    Aug 12 2024

    Neste audio, o Prof. Rafael faz um breve passeio histórico de como a Psicologia Analítica foi estruturada por Jung, para em seguida propor uma reflexão sobre os limites que definem o que é ciência ou não, de forma que você construa suas próprias constatações do caráter científico da Psicologia de Jung.

    Visite nosso site: www.ijep.com.br

    Exibir mais Exibir menos
    28 minutos
  • Epidauro - Templo da Cura e do Teatro - Origem perdida da Medicina
    Jul 31 2024

    Neste episódio, o Prof. Waldemar Magaldi reflete acerca do Templo em Epidauro, o Oráculo de Cura com seu Teatro, célebre santuário de Asclepios, o deus da Medicina, que atraía doentes de todo o mundo. Essas práticas foram transmitidas para Hipócrates, o pai da medicina, possibilitando refletirmos sobre a busca pela cura, com seus ritos simbólicos necessários e sobre qual a sua relação com a medicina contemporânea, Abordando temas como metanoia, autoconhecimento e propósito - onde o ordinário e o extraordinário se encontram. Concluindo com considerações sobre o tema da cura na ótica da psicologia analítica.

    Deixe seu comentário! Ajude a divulgar nosso canal compartilhando nosso conteúdo.

    www.ijep.com.br

    Exibir mais Exibir menos
    18 minutos