InterD - ciência e cultura

De: InterD - ciência e cultura
  • Sumário

  • O projeto InterD tem como principal objetivo divulgar a cultura e o conhecimento de maneira prazerosa e divertida.

    PIX: interdcontato@gmail.com

    Site: www.interd.net.br
    Contato: interdcontato@gmail.com
    Copyright InterD - ciência e cultura
    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • Mindfulness: origens, benefícios e contraindicações com Tiago Tatton #57
    Feb 26 2025
    Quais as origens, os benefícios e as contraindicações do mindfulness ou a prática da atenção plena. Estes foram os temas centrais da conversa que tivemos com Tiago Tatton na edição #57 do programa InterD - ciência e cultura, veiculado.

    Tatton é psicólogo, mestre em ciência da religião, doutor em psicologia e pós-doutor em psiquiatria e ciências do comportamento. Seu interesse pelo mindfulness surgiu no meio acadêmico, buscando compreender a meditação nas tradições orientais e sua aplicação na psicologia e na medicina. Para aprofundar esse conhecimento, realizou pesquisas e um estágio no King's College de Londres, onde estudou protocolos estruturados de mindfulness. Atualmente, mora em Porto Alegre e atua na formação de profissionais na abordagem científica do mindfulness.

    Apresentação: AD Luna

    Visite o site: www.interd.net.br

    Contribua por meio do PIX: interdcontato@gmail.com
    Exibir mais Exibir menos
    18 minutos
  • "Ainda estou aqui" e as chances de vitória no Oscar, com Júlio Cavani - #56
    Feb 19 2025
    Na edição #56 do programa InterD - ciência e cultura, veiculado na Universitária FM e nas plataformas digitais, converso com Júlio Cavani sobre as chances do filme "Ainda estou aqui" no Oscar 2025. O longa brasileiro, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, foi indicado em três categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional. Baseado na autobiografia de Marcelo Rubens Paiva, a obra tem se destacado no cenário cinematográfico, consolidando o impacto do cinema nacional.

    Confira trechos da entrevista.

    INTERD - Qual a importância para o cinema nacional das indicações ao Oscar recebidas por "Ainda estou aqui"?

    Mesmo que o Oscar seja sempre questionado, problematizado, criticado e mesmo que ele não represente necessariamente o melhor cinema produzido no mundo, não dá para negar que é o prêmio mais popular, o mais conhecido, o mais concorrido, o que alcança mais gente. Não é um prêmio que fica meio restrito aos circuitos de cinéfilos ou de festivais ou de críticos. Ele não está só naquele meio artístico. Ele realmente consegue transcender essa bolha e chegar em um número muito grande de pessoas.

    É muito importante que o Brasil consiga alcançar isso. Não só o Brasil, mas outros países também, para a gente entender o cinema como uma arte realmente universal, como um fórum onde diferentes culturas vão se encontrar e vão se comunicar entre si com histórias locais que podem gerar identificação em pessoas de qualquer lugar do mundo.

    INTERD - "Ainda estou aqui" conseguiu, desde suas primeiras semanas de exibição no Brasil, levar multidões ao cinema. Na sua visão, que fatores contribuíram para o filme conquistar o público?

    "Ainda estou aqui" é um filme realmente brasileiro, essencialmente brasileiro. A equipe é predominantemente formada por produtores, atores, técnicos, autores que trabalham no Brasil, que fazem cinema no Brasil. Então, todo mundo que vê esse filme, que confirma a qualidade do filme, vai deduzir que tem outros filmes sendo feitos no Brasil com a mesma qualidade. Afinal, são os mesmos técnicos, são os mesmos artistas que estão trabalhando em "Ainda estou aqui" e também estão trabalhando em outros filmes.

    Então, acredito que o filme realmente vai despertar um interesse maior por outros filmes do cinema brasileiro. O sucesso dele de bilheteria, de premiações, de repercussão também confirma, reafirma a importância econômica e social da cultura, especificamente do cinema, que gera empregos, gera impostos e realmente movimenta a economia.
    É algo que beneficia a todos, além, é claro, de trazer reflexões políticas, de gerar identificação e de emocionar as pessoas, além de gerar entretenimento, uma forma de entretenimento mais crítica e mais construtiva.
    Exibir mais Exibir menos
    15 minutos
  • Eder O Rocha fala sobre seus inúmeros projetos e os primórdios do Mestre Ambrósio #55
    Feb 5 2025
    O percussionista e compositor Eder O Rocha, conhecido por sua atuação na banda pernambucana Mestre Ambrósio, participou da edição #55 programa InterD - ciência e cultura e compartilhou detalhes sobre seus projetos atuais e sua trajetória na música. Atualmente residindo em São Paulo, Eder está envolvido em diversas iniciativas musicais, incluindo trabalhos autorais e pesquisas sobre ritmos tradicionais brasileiros.

    Acesse o InterD: www.interd.net.br

    Contribua com qualquer valor por meio do PIX: interdcontato@gmail.com
    Exibir mais Exibir menos
    31 minutos

O que os ouvintes dizem sobre InterD - ciência e cultura

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.