• BC sinaliza que a economia está crescendo acima da capacidade
    Sep 19 2024
    Carlos Alberto Sardenberg faz uma análise da decisão do Copom com o aumento da taxa de juros. Comentarista explica o amplo consenso sobre a necessidade fazer o aumento, passou de 10,50% para 10,75%. O objetivo do Banco Central é colocar a inflação na meta sem causar danos para a economia. O Banco Central sinaliza que a economia está crescendo acima da capacidade. Sardenberg explica que isso tem relação com o desajuste das contas públicas.
    Exibir mais Exibir menos
    8 minutos
  • 'Dino fez algumas disfunções, mas, no fim das contas, tem razão'
    Sep 17 2024
    Carlos Alberto Sardenberg destaca a estagnação no combate às queimadas por parte do governo federal e do Congresso Nacional. Ele diz que as medidas do ministro do STF Flávio Dino, que determinou uso de créditos extraordinários, passa por algumas disfunções, mas 'no fim das contas, tem razão'.
    Exibir mais Exibir menos
    8 minutos
  • As dificuldades no combate às queimadas no Brasil
    Sep 12 2024
    Carlos Alberto Sardenberg faz um panorama geral do combate às queimadas no país e como isso tem se tornado um problema nas administrações estaduais e na esfera federal. Ele cita o horário de verão e o treinamento de recrutas do Exército, por exemplo, como questões menores e que o governo poderia ter tomado atitudes mais diretas, como a determinação do ministro Flávio Dino para convocação de bombeiros militares.
    Exibir mais Exibir menos
    8 minutos
  • ‘Caçar incentivos de um semestre para outro gera insegurança para novos investimentos’
    Sep 10 2024
    Carlos Alberto Sardenberg faz a análise de uma reportagem do Valor Econômico que traz um olhar para a cobrança dos governos. A matéria aborda a tributação dos incentivos fiscais que vai afetando os resultados, impactando investimento e deixando produtos mais caros. ‘Os governos estaduais estão procurando aumentar suas receitas para sustentar aumento de gastos’.
    Exibir mais Exibir menos
    8 minutos
  • 'Déficit já não é bem zero, como disse Simone Tebet'
    Sep 5 2024
    Carlos Alberto Sardenberg fala sobre a expectativa de déficit zero, destacado por Simone Tebet em entrevista à CBN. De acordo com ele, não é bem zero, mas sim um déficit de R$ 28 bilhões. O comentarista ainda diz que 'os ganhos de receita são bastante duvidosos'.
    Exibir mais Exibir menos
    7 minutos
  • PIB vai crescer no segundo semestre?
    Sep 3 2024
    Carlos Alberto Sardenberg diz que a expectativa é de uma 'surpresa positiva', pelo que foi mostrado por analistas de mercado: de 0,9% maior em relação ao primeiro semestre. No entanto, o comentarista diz que há algumas tendências de desaceleração na qual é preciso ficar de olho.
    Exibir mais Exibir menos
    6 minutos
  • ‘Galípolo vai ter que provar que é independente’
    Aug 29 2024
    Carlos Alberto Sardenberg faz uma análise da indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central. O mandato de Galípolo será de quatro anos. Comentarista destaca que ele assume sob certa vigilância. ‘Galípolo vai exercer a independência ou vai seguir o comando do presidente Lula?’ Sardenberg ressalta que Galípolo entra na circunstância de ter que demonstrar que é independente e tem credibilidade. Como fazer isso?: ‘sendo mais duro do que o necessário’.
    Exibir mais Exibir menos
    7 minutos
  • 'É preciso dizer de onde vem o dinheiro’
    Aug 27 2024
    Carlos Alberto Sardenberg faz uma análise da série de mudanças feitas pelo governo na política de gás, entre elas, no auxílio gás, que prevê gastos bem maiores, aumentando o número de pessoas beneficiadas. Comentarista destaca que investimento custa dinheiro do mesmo modo. ‘Não foi dito de onde vem o dinheiro’. Sardenberg cita ainda as mudanças que o governo pretende fazer no programa.
    Exibir mais Exibir menos
    10 minutos