Episódios

  • Olinda Tupinambá
    Mar 21 2022

    Jornalista e cineasta, Olinda Tupinambá fala da importância da presença indígena nos espaços artísticos nacionais, não só como um instrumento de luta de preservação da cultura ancestral, mas também para que diferentes povos possam se ver e se reconhecer nesse processo de representatividade.

    “Às vezes fica pesado pensarmos em outras coisas, porque nós precisamos sobreviver. Quando precisa sobreviver, você esquece de muitas coisas relacionadas à cultura”, comenta durante o episódio.

    Este depoimento foi gravado remotamente em 2021.

    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
  • Marcelo Manhuari
    Mar 14 2022

    Professor e escritor, Marcelo Manhuari Munduruku fala como a literatura indígena pode ser instrumento para a criação de uma nova mentalidade sobre o que é ser indígena no Brasil. Fala também sobre a importância de começar essa mudança na infância, para que as crianças já cresçam livres de preconceitos. 

    Exibir mais Exibir menos
    16 minutos
  • Eloy Terena
    Mar 7 2022

    “Queremos que a sociedade não indígena reconheça a riqueza e a contribuição que os povos indígenas dão para o fortalecimento da democracia do país.”

    Advogado e doutor em antropologia social, Eloy Terena fala sobre a situação atual da luta dos direitos dos povos indígenas e da importância da memória política e histórica dessa resistência para a manutenção dos direitos constitucionais e para o impedimento de novos retrocessos.

    Exibir mais Exibir menos
    15 minutos
  • Cristian Wariu
    Feb 28 2022

    O criador de conteúdo digital Cristian Wariu, nascido Xavante e Guarani Nhandewa, fala sobre a importância de se ouvir indígenas falando de sua própria realidade e produzindo conteúdo para quebrar estereótipos que ainda perduram no imaginário dos não indígenas. Cristian é o criador do canal de YouTube Wariu, no qual fala da cultura indígena contemporânea, e apresentador do primeiro podcast feito para povos indígenas e da floresta no país, o Copiô, parente.

    Este depoimento foi gravado remotamente em 2021.

    Exibir mais Exibir menos
    14 minutos
  • Dário Kopenawa Yanomami
    Feb 21 2022

    “Nós estamos nos tornando como se fôssemos animais para a sociedade não indígena, estamos nos tornando como se não tivéssemos vida. O povo da floresta não tem vida.”

    Dário Kopenawa, liderança yanomami, relata como era a vida de seu povo antes do contato com a sociedade não indígena e fala sobre os problemas advindos desse contato. Ele também aborda a luta por seus direitos, que, apesar de serem garantidos pela Constituição, são constantemente violados.

    Exibir mais Exibir menos
    9 minutos
  • Liça Pataxoop e Kanatyo Pataxoop
    Feb 14 2022

    Os educadores, autores e lideranças Dona Liça e Kanatyo Pataxoop falam sobre a conexão que têm com a natureza, o conhecimento obtido com ela e a importância das tradições de seu povo na transmissão desses conhecimentos. Falam também das pedagogias que criaram para a educação das crianças e dos jovens. “Nós temos que usar as tecnologias que estão neste mundo a nosso favor”, comentam durante o episódio. Este depoimento foi gravado remotamente em 2021.

    Exibir mais Exibir menos
    20 minutos
  • Cacique Babau
    Feb 7 2022

    De origem Tupinambá, Cacique Babau é um dos principais nomes na luta pelas causas indígenas, tendo recebido em 2021 o título de doutor honoris causa da Universidade do Estado da Bahia. Neste programa, ele relata como nos últimos 500 anos a história indígena tem sido ocultada e afirma que a luta pelos direitos desses povos, além de ser uma necessidade perene e urgente, deveria ser um interesse nacional. 

    Exibir mais Exibir menos
    14 minutos
  • Julie Dorrico
    Jan 31 2022

    “Eu vejo a literatura como esse lugar de cura também, esse lugar de identificação, permissão, possibilidade para o pertencimento e essa conexão com nossas identidades indígenas que é cortada o tempo todo das nossas relações”.

    Doutora em letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e escritora, Julie Dorrico fala sobre a importância da literatura indígena como uma ferramenta que mostra a diversidade dos povos, quebrando estereótipos e valorizando as culturas indígenas brasileiras. Julie é autora de "Eu sou macuxi e outras histórias", publicado pela Caos e Letras em 2019, e é idealizadora do canal Literatura Indígena Contemporânea no YouTube.

    Este depoimento foi gravado remotamente em 2021.

    Exibir mais Exibir menos
    16 minutos