Episódios

  • Os 'cigfluencers' e a volta do glamour em torno do cigarro
    Nov 21 2024
    Os alertas dos cientistas e especialistas ao redor do mundo nas últimas décadas surtiram efeito: as taxas de consumo de cigarro estão em declínio no mundo inteiro, ainda que pelo menos 1,25 bilhões de adultos sejam usuários de tabaco ao redor do globo. Essa queda, no entanto, pode ser desestabilizada por uma volta da glamourização do cigarro por celebridades e influencers. Os “cigfluencers”, que também dá nome a uma página no Instagram mostrando a celebridade mais “cool” do momento empunhando um cigarro, entendem o ato de fumar como uma resistência a um mundo decadente, apocalíptico e positivamente tóxico.
    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
  • Consumo de conteúdo em áudio cresce entre os jovens
    Nov 19 2024
    De acordo com o Culture Next, relatório anual de tendências globais do Spotify, 70% dos jovens brasileiros estão consumindo conteúdos em áudio para diminuir uso das redes sociais. Michel Alcoforado fala sobre o assunto e destaca os motivos dessa mudança de hábito. ‘Quando estamos falando de plataformas de áudio e de conversas com voz, a gente trabalha a conexão com aquele que nos ouve em uma lógica que falta no mundo completamente digitalizado, que é a ideia de comunidade’.
    Exibir mais Exibir menos
    17 minutos
  • Escala 6x1: o trabalho organizou o tempo na sociedade moderna
    Nov 12 2024
    Michel Alcoforado fala da discussão sobre a escala 6x1 e aborda o aspecto social e cultural do trabalho. ‘O jogo que a gente vai ter que discutir é que tipo de vida queremos oferecer para esses trabalhadores que hoje estão indo na contramão daquilo que o mundo está entendendo como saudável, como produtivo para o capitalismo’. Ouça o comentário completo.
    Exibir mais Exibir menos
    17 minutos
  • Quase 12 milhões de pessoas moram sozinhas no Brasil: o que elas estão buscando?
    Nov 7 2024
    Dados do Censo Demográfico realizado em 2022 pelo IBGE sobre composição domiciliar divulgados nesta semana indicam que quase 12 milhões de pessoas estão morando sozinhas no Brasil, equivalente a 18,9% dos domicílios. No censo anterior, realizado em 2012, a quantidade de pessoas morando sozinhas era em torno de 12,2%. Os estados com mais pessoas morando sozinha são o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Amapá, Amazonas e Pará são os lugares com o menor número de unidades unidomiciliares. Mas quais são as causas do crescimento das moradias com apenas uma pessoa?
    Exibir mais Exibir menos
    17 minutos
  • 'Sober shaming': o que é a prática de constranger quem parou de beber
    Nov 5 2024
    Considerar parar de beber é algo cada vez mais recorrente entre os jovens, uma tendência mundial que também se manifesta no Brasil. Entre os maiores obstáculos para a redução ou parar com a bebida, está, segundo pesquisa realizada pela Go Magenta, o constrangimento que aqueles que não querem mais beber sofrem daqueles que bebem: o sober shaming ou constrangimento dos sóbrios em inglês, é uma reação à diminuição do consumo de álcool. Esse constrangimento vem, muitas vezes, porque a mudança de hábitos de alguém pode provocar uma reflexão sobre maus hábitos e excessos causados pelo álcool.
    Exibir mais Exibir menos
    12 minutos
  • Desconto hiperbólico: Como o prazer imediato está alterando a atenção e concentração
    Oct 29 2024
    O conceito de 'desconto hiperbólico' descreve a tendência a priorizar prazeres e recompensas imediatas, mesmo quando isso compromete objetivos importantes a longo prazo. Michel Alcoforado aborda como essa propensão impacta o consumo impulsivo e a capacidade de concentração e produtividade. Ouça e entenda.
    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
  • Mukbang: O espetáculo do excesso e seus impactos na cultura digital
    Oct 22 2024
    Michel Alcoforado aborda a crescente popularidade do mukbang, uma prática de transmissão ao vivo em que pessoas comem grandes quantidades de comida, e suas implicações culturais e sociais. Ele reflete sobre a era de solidão e excessos. Ouça e entenda.
    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
  • Energia feminina e energia masculina: cresce nas redes a volta dos papéis tradicionais de gênero
    Oct 17 2024
    Há algum tempo que as redes sociais viraram o lugar de divulgação de discursos pseudocientíficos. Com a enxurrada de publicidade médica, perfis que defendem discursos místicos com roupagem científica crescem cada vez mais. A última trend do tiktok, entre abril e junho de 2024, está entre as mais buscadas da plataforma: conteúdos de desenvolvimento pessoal que monetizam em torno de supostas “energias femininas” e “energias masculinas”. Baseado em terapias como a constelação familiar ou em textos milenares sobre Yin e Yang, os coaches defendem que os papéis de homens e mulheres devem ser bem definidos.
    Exibir mais Exibir menos
    15 minutos