• Nephilim - Gigantes pela própria natureza

  • May 20 2023
  • Duração: 21 minutos
  • Podcast

Nephilim - Gigantes pela própria natureza

  • Sumário

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    הָאֱלֹהִים אֶל-בְּנוֹת הָאָדָם, וְיָלְדוּ לָהֶם:  הֵמָּה הַגִּבֹּרִים אֲשֶׁר מֵעוֹלָם, אַנְשֵׁי הַשֵּׁם.  {פ}

    (Bíblia Hebraica – Texto Massorético)

     

    “Os Nephilim estavam sobre a terra e aconteceu que os filhos de Deus [Elohim] deitaram-se com as filhas do homem e geraram filhos: eles são os herois, homens de renome.”

    tradução de Gênesis 6:4 de Robert Alter. (versão em português, tradução livre)

     

    Estamos no episódio 4 de nossa série Monstros Bíblicos. No episódio de hoje falaremos sobre os Nephilim.  No mundo antigo em diversas culturas havia uma história sobre um dilúvio que inundou o mundo conhecido. A criação de histórias e mitos, na maioria das vezes serve como um recurso linguístico para explicar uma narrativa, e lidar com o imaginário de povos e culturas distintas.

    A construção de histórias precisa de sustentação narrativa e também de justificavas para entrar no mundo da oralidade, onde verossimilidade poderia ser apenas um simples detalhe. No mundo do folclore/mitologia dos antigos hebreus também era assim. A história do dilúvio precisa encontrar um mote que fizesse sentido à audiência hebreia, permeada naquele momento pela idealização moral de uma desordem cósmica que apenas Javé, e Javé somente, era capaz de reordenar.

    Não entraremos nos motivos teológicos do dilúvio (campo dogmático), mas apenas no recurso narrativo, folclórico onde uma das justificativas para tal evento cataclísmico seria a união sexual entre um grupo de seres celestes e mulheres. Os B’nei Elohim, traduzido como “anjos” em algumas versões, são seres que podem habitar o mundo dos deuses, não necessariamente anjos, no sentido em que entendemos hoje em dia.

    A história dos Nephilim é contada e recontada com mais propriedade na literatura apócrifa do período que conhecemos como judaísmo do segundo templo. Essa religião do segundo templo absorveu com mais ênfase aspectos do pensamento persa, egípcio e o próprio folclore hebreu/cananeu antigo é retomado e revisto. A relação causa e efeito agora torna-se uma constante na explicação de fenômenos históricos, onde o metafisico entra no mundo físico. Numa área conhecida, como historiosofia, aquilo que está por trás das histórias contadas.

    Os livros de Enoque (1Enoque)  e o Livro do Jubileu são literaturas que mencionam a possível origem dos Nephilim. Na literatura enoquita está escrito que 200 seres celestes, chamados de sentinelas coabitaram com mulheres e geraram os Nephilim. Esses seres, sentinelas, também ensinaram às mulheres a mística, encantamentos e como usar plantas e raízes para a cura, além da arte das pinturas, adereços e cosmética. O livro canônico de Daniel também apresenta a palavra sentinela para referir-se a uma classificação de ser angelical. O livro de Enoque relata ainda que os sentinelas foram punidos, aprisionados em correntes num abismo e no Dia do Messias, serão julgados e condenados.

    No Livro dos jubileus é relatada a suposta origem, caráter e julgamento dos nephilim. No dia do juízo final.  O desenvolvimento da história narrada no livro diz que os espíritos deles transformaram-se em demônios. O Livro do jubileu também confirma a tese que a presença da maldade dos nephilim causou um desiquilíbrio cósmico na criação e Javé não teve uma alternativa a não ser o dilúvio que destruiria o avanço dessas criaturas. A presença dos Nephilim no mundo traria a maldade e segredos que os humanos não poderiam saber.


    Na narrativa bíblica parece existir descendentes dos nefilim ainda em terras cananeias a serem conquistadas, na contação de história do êxodo e os habitantes de Canaã e até no mítico embate do jovem Davi e o famoso gigante Golias. Seriam os nefilim, gigantes ou apenas homens sanguinários? De todos os modos, estamos vendo nessa série que alguns dos monstros relatados nas histórias do imaginário hebreu são mais humanos que bestiais.

     

     

     

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