• Oferecimento Diário - Fevereiro de 2021

  • Feb 2 2021
  • Duração: 5 minutos
  • Podcast

Oferecimento Diário - Fevereiro de 2021

  • Sumário

  • NA ESCOLA DO CORAÇÃO DE JESUS

    OFERECIMENTO DIÁRIO

    INTENÇÕES DO MÊS - A violência contra as mulheres

    OFERECIMENTO DO DIA - Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo.

    Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunha do teu amor: Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre o Papa para este mês… 

    Rezemos pelas mulheres vítimas de violência, para que sejam protegidas pela sociedade e os seus sofrimentos sejam considerados e escutados.


    REFLEXÃO - Neste mês de fevereiro, o Papa Francisco chama-nos a atenção para o tema da violência exercida contra as mulheres. O apelo vai muito além de uma causa social, de igualdade ou de justiça, como se pudéssemos delegar simplesmente este assunto às autoridades ou organismos que se dedicam à proteção e acompanhamento de mulheres vítimas de violência. 

    O Santo Padre põe o acento na escuta e consideração dos sofrimentos das mulheres. Ora, estas duas atitudes implicam, da nossa parte, uma aproximação efetiva e um agir em relação às situações que possamos encontrar no nosso dia a dia. 

    Costuma-se dizer que “a sociedade somos todos nós”. Isto tem tanto de verdade como de despersonalizante. Há certamente um crescimento maior a ter, enquanto sociedade, na consciência e ação contra a violência exercida em contexto doméstico, laboral ou social. Mas esta mudança apenas será uma realidade quando, da parte de cada um, houver sensibilidade relativamente ao modo de tratar as mulheres, particularmente nas violências sutis, modos de pensar, avaliações quotidianas, troça, atitudes grosseiras, coisificações normalizadas e habituais. 

    Não fiquemos apenas nos crimes aberrantes que aparecem nas notícias, os quais é imperativo denunciar e combater, mas falemos de uma realidade muito mais complexa.

    Como forma de combater estas atitudes, por vezes tão normalizadas, podemos cultivar as atitudes contrárias: valorizar, acolher, dialogar, tratar de igual para igual, ter respeito. Sobretudo, dar-se conta que esta violência acontece à nossa volta, junto de nós e que talvez, de forma inconsciente, pactuamos com ela. 

    Somos chamados a cultivar um olhar verdadeiro e uma escuta atenta para com cada mulher que encontramos e fazermos crescer uma genuína gratidão pelo dom de cada mulher, ao mesmo tempo que crescemos numa compaixão ativa para com as tantas formas como a sua dignidade é posta em causa.


    ORAÇÃO FINAL - Pai de bondade, Vós que amais cada um dos vossos filhos e filhas, faça frutificar em mim os dons do vosso Espírito,  para que aprenda a amar como Vós amais. Dê-me a graça de olhar para cada mulher com o olhar do coração, o olhar capaz de dar pleno valor e encher-se de gratidão. Peço-vos por todas as mulheres vítimas de violência, que os seus sofrimentos sejam escutados e considerados, e que me empenhe cada dia pela dignidade da sua vida, sabendo que, como diz o Santo Padre, “uma conquista a favor da mulher é uma conquista em prol da humanidade inteira”.


    SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, NÓS TEMOS CONFIANÇA EM VÓS.

    DOCE IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, SEDE A NOSSA SALVAÇÃO.


    Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa (.pt). https://redemundialdeoracaodopapa.pt/rezar-com-o-papa/intencoes/2021/2

    Exibir mais Exibir menos

O que os ouvintes dizem sobre Oferecimento Diário - Fevereiro de 2021

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.