Episódios

  • Capacitação e empregabilidade
    Aug 21 2024

    A indústria gráfica e de conversão investiu, no ano passado, US$ 970 milhões em equipamentos (Comex/Abigraf), patamar que também deverá ser atingido em 2024. Anualizada a soma do primeiro trimestre, chegaríamos a mais de US$ 1,184 bilhão, número que corresponde aproximadamente a 4,8% do PIB do setor gráfico e de conversão, percentual indicado pela Fiesp, Federação das Indústrias de São Paulo, como o mínimo necessário para garantir a recuperação da produtividade da indústria brasileira, se esse patamar for mantido por pelo menos sete anos.

    Porém, não basta investir em equipamento. As empresas precisam de profissionais cada vez mais qualificados para operar essas máquinas. E o que se tem visto, por um lado, é a dificuldade de as empresas encontrarem essas pessoas no mercado. Por outro, aquela velha questão. O empresário investe em equipamento, mas não em capacitação da mão de obra, negligenciando o fato de que a falta de investimento em treinamento e em planos que propiciem a ascensão profissional pode atrapalhar a retenção de talentos.

    Para discutir o tema, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Lorena Depizzol, diretora comercial da Ingral, presidente em exercício do Sindicato das Indústrias Gráficas e da Associação Brasileira da Indústria Gráfica do Espírito Santo (Siges/Abigraf-ES) e membro da diretoria da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

    Ela conta o que tem feito pra driblar a forte concorrência por talentos na região, que tem atraído grandes companhias. Hoje, o Espírito Santo tenha a menor taxa de desemprego da região Sudeste, ficando abaixo da média registrada no país. O nível de desocupação no estado capixaba foi de 5,9% no primeiro trimestre de 2024.

    Também participa do programa Claudinei Pauda, co-fundador e diretor da Hedz Brasil. Ele é o desenvolvedor do Portal da Empregabilidade Digital, uma espécie de Uber da contratação, que chega para facilitar a vida de recrutadores e pessoas em busca de colocação na indústria gráfica e de conversão. A plataforma é uma iniciativa multiassociativa entre Abflexo/FTA-Brasil, Abiea, Abigraf, Abiplast e Afeigraf.

    Para saber mais:
    Portal de Empregabilidade Digital
    Lançamento - Portal de Empregabilidade Digital

    ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Insta -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    X -
    @ondasimpressas
    YouTube -
    @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    49 minutos
  • Destruição e recomeço
    Jul 24 2024

    Neste episódio, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa recebem José Mazzarollo, da gráfica Comunicação Impressa, e Anderson Nunes dos Santos, da ANS Gráfica. Ambos enfrentaram as terríveis consequências das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul entre o final de abril e o mês de maio.

    O maior desastre climático do estado afetou 478 municípios gaúchos, desalojando mais de 629 mil pessoas e causando a morte de 179. A gravidade da ocorrência foi tamanha que 94% da população gaúcha sofreu de alguma forma os impactos das chuvas.

    Em meio ao caos, José Mazzarollo descreve como sua gráfica, a Comunicação Impressa, ficou submersa por 30 dias e ainda assim conseguiu retomar as operações, guardando com carinho um dos poucos objetos que a água não alcançou.

    Por outro lado, Anderson Nunes dos Santos relata o desespero de tentar proteger o que fosse possível na ANS Gráfica, acabando ilhado na gráfica, ao lado dos sócios e suas esposas, tendo de ser resgatados de barco.

    Venha ouvir essas histórias de coragem e resiliência e entender como esses empresários estão reconstruindo suas vidas e negócios. Não perca!

    Para saber mais:
    47 mil indústria estão em municípios atingidos pelas enchentes no RS, aponta Fiergs
    Maior desastre climático do Rio Grande do Sul em imagens
    Canoas começa a receber famílias em terceiro centro de acolhimento aberto após enchentes


    ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Insta -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    X -
    @ondasimpressas
    YouTube -
    @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 6 minutos
  • Conteúdo patrocinado - Ondas na Flexo & Labels 2024
    Jul 3 2024

    A vitalidade do mercado de rótulos e etiquetas esteve estampada nos corredores da terceira edição da Flexo & Labels Expo 2024. O sucesso do evento, realizado entre os dias 25 e 28 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo pôde ser mensurado não só pela manifestação positiva de expositores e visitantes, quanto pelos números de feira. A audiência cresceu 15%, com 7.000 profissionais visitando a Flexo & Labels 2024, que contou com 137 expositores e 400 marcas.

    Foi nesse clima favorável à realização de negócios que a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa gravaram direto da feira o 6º episódio desta quinta temporada, abordando as principais tendências e lançamentos da feira.

    Saltou aos olhos o crescimento da impressão digital na produção de rótulos e etiquetas, com soluções tanto de entrada quanto para maiores tiragens. Outro movimento detectado pela dupla foi a procura por impressoras flexográficas para a produção de embalagens flexíveis, com equipamentos cada vez mais versáteis, tanto com relação aos substratos quanto à capacidade de agregar vários processos numa mesmo impressora.

    Empresas citadas:

    Etirama (00:10:17)
    Nilpeter (00:12:38)
    Avery Dennison (00:14:58)
    Ahlstrom (00:16:53)
    OJI (00:18:26)
    Konica Minolta (00:20:46)
    Durst (00:21:55)
    Cartes (00:23:16)
    Comprint/HP (00:24:45)
    VS Label (00:26:11)
    Bobst (00:27:46)
    ePS (00:29:38)
    Esko (00:30:56)

    ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Insta -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    X -
    @ondasimpressas
    YouTube -
    @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    38 minutos
  • Drupa concepts
    Jun 20 2024

    A indústria mundial de impressão movimentou, entre abril de 2023 e março de 2024, 840 bilhões de euros (Smithers). Esse é o alvo da mais importante feira da indústria gráfica, a Drupa, realizada em Düsseldorf, na Alemanha.

    Digitalização, automação guiada pela inteligência artificial, integração e sustentabilidade foram alguns dos conceitos que permearam o evento, tema deste episódio. Para fazer um balanço da feira, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa recebem o especialista em processos gráficos Carlos Silgado.

    Eles levantam também os principais lançamentos e, diante deles, apontam as oportunidades para as gráficas brasileiras e latino-americanas. Além disso, opinam sobre o futuro da Drupa como uma feira de negócios.

    Empresas/sistemas citados:
    Koenig & Bauer - Rapida 106 (00:14:07)
    Heidelberg - XL 106 (00:14:22)
    Komori - Lithrone Advance (00:14:35)
    Ryobi (00:14:59)
    HP Indigo - V12 (00:18:06)
    Canon - LabelStream (00:18:45)
    Durst - Tau (00:18:50)
    Xeikon - Panther (00:18:53)
    Fujifilm (00:20:05)
    EFI - Packsize EFI X5 Nozomi (00:24:10)
    Bobst (00:25:39)
    Esko - Phoenix (00:38:36)

    Para saber mais:
    Drupa
    Speedmaster XL 106
    Lithrone Advance
    HP Indigo V12
    Tau
    Phanter
    Packsize EFI X5 Nozomi
    Phoenix

    ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Insta -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    X -
    @ondasimpressas
    YouTube -
    @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    50 minutos
  • A Drupa e a melhor gráfica do mundo
    May 16 2024

    Estamos a poucos dias da abertura da maior feira da indústria gráfica mundial, a Drupa, que acontece em Düsseldorf, na Alemanha, entre 28 de maio e 7 de junho.

    À convite da Messe Düsseldorf, a jornalista Tânia Galluzzi participou da Conferência Internacional de Imprensa Pré-Drupa 2024, realizada no final de março, e discute as principais inovações com o consultor Hamilton Costa.

    Da Alemanha a jornalista seguiu para a Antuérpia, na Bélgica, onde maravilhou-se com o Museu Plantin-Moretus, que ocupa o mesmo prédio no qual operou uma das mais importantes gráficas da Europa entre os séculos XVI e XIX.

    Lá estão as duas prensas tipográficas mais antigas do mundo, fabricadas por volta do ano de 1600, além de uma excepcional coleção de tipos móveis e de títulos impressos pela oficina. Tudo isso num prédio que faz parte da lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

    A visita foi gravada e poderá ser acompanhada no canal do Ondas Impressas no YouTube. Um verdadeiro mergulho na história da Officina Plantiniana e na construção do que se convencionou chamar de artes gráficas.

    Destaques:

    Informações gerais Drupa e Conferência Pré-Drupa (00:05:40)
    Tendências (00:08:25)
    Kurz (00:13:15)
    Canon (00:15:28)
    Koenig & Bauer + Durst (00:17:33)
    HP (00:19:15)
    Landa (00:21:17)
    Epson (00:25:42)
    Heidelberg (00:26:39)
    Fujifilm (00:28:24)

    Museu Plantin-Moretus (00:29:44)
    Christofe Plantin (00:31:53)
    Officina Plantiniana (00:33:13)
    Entrando no museu (00:36:12)
    Recepção (00:36:39)
    Sala do revisor (00:36:47)
    Sala dos tipos (00:37:22)
    Produção (00:37:38)
    Livros (00:39:30)
    Sala de fundição (00:39:54)
    Chapas de cobre (00:40:53)
    Bíblia poliglota (00:41:39)

    Para saber mais:

    Drupa
    https://www.drupa.com/
    Museu Plantin-Moretus
    https://museumplantinmoretus.be/en

    ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Insta -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    X -
    @ondasimpressas
    YouTube -
    @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    47 minutos
  • Conteúdo patrocinado - Na trilha da sustentabilidade: inovação em autoadesivo
    May 2 2024

    A reinserção de material reciclado pós-consumo na cadeia produtiva é um dos grandes desafios da indústria de embalagens.

    Com o objetivo de superá-lo, a Avery Dennison se uniu à Vitopel e à Wise no desenvolvimento de um novo autoadesivo para embalagens, contendo 10% de polipropileno reciclado pós-consumo.

    Para detalhar o novo autoadesivo, falar da importância desse produto e da parceria que culminou com o seu lançamento, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa recebem Renato Rafael, gerente de produto para América Latina da Avery Dennison, Monica Telfser, gerente de desenvolvimento de novos produtos na Vitopel, e Luis Franchin, gerente de contas da Wise.

    Eles abordam as estratégias adotadas para vencer os principais obstáculos, os benefícios e aplicações do Fasson rPP Branco NTC 10% PCR e, principalmente, o avanço que o novo autoadesivo representa na busca pela sustentabilidade de todo o setor.

    Convidados neste episódio:

    • Renato Rafael, Avery Dennison (00:03:51)
    • Monica Telfser, Vitopel (00:08:28)
    • Luis Franchin, Wise (00:11:40)

    Para saber mais:

    • Descritivo Fasson Rpp Branco NTC 10% PCR
    • Vitopel
    • Wise Plásticos

    ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Insta -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    X -
    @ondasimpressas
    YouTube -
    @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    41 minutos
  • O papel que vira planta
    Apr 10 2024

    Pique, molhe, plante! Esse é o slogan da Papel Semente, pioneira na fabricação de produtos plantáveis no Brasil. Neste episódio, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Andréa Carvalho, sócia e cofundadora da empresa.

    A empresária fala da trajetória da Papel Semente, dos desafios iniciais até a exportação para a Europa. Andréa, que já trabalhava com reciclagem, aborda a decisão de ampliar o escopo do negócio, agregando a impressão digital e criando toda uma linha de produtos, cujo carro-chefe são as tags para a indústria têxtil.

    Ela explica o processo produtivo, as características da impressão no papel semente, ressaltando o esforço da empresa no sentido de elevar continuamente a qualidade do produto visando o mercado gráfico.

    Apostando no aumento da demanda por produtos sustentáveis e firme no propósito de contribuir para a geração de renda na comunidade na qual está inserida, em São Gonçalo, na Grande Rio, a empresa acaba de investir num novo equipamento de olho no segmento de embalagens para o varejo.

    Convidada neste episódio:

    • Andréa Carvalho, Papel Semente (00:01:33)

    Para saber mais:

    • Papel Semente

    ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Insta -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    X -
    @ondasimpressas
    YouTube -
    @ondasimpressas

    Exibir mais Exibir menos
    47 minutos
  • Comunicação visual e impressão digital
    Mar 20 2024

    O segmento de comunicação visual é um dos braços do universo da impressão que mais tem se beneficiado com a evolução da tecnologia digital. A cada dia surgem novas aplicações, impulsionando a demanda e aumentando a receita das empresas..

    Segundo o Fespa Print Census, pesquisa mundial feita pela Fespa em 120 países, o faturamento médio das empresas que atuam nesse segmento cresceu 7% entre 2018 e 2023, atingindo 4,7 milhões de euros, o que equivale a cerca de 5 milhões de dólares. Isso apesar de todos os desafios que vivemos nos últimos anos.

    Esse setor é deste primeiro episódio de nossa quinta temporada.

    A gravação ao vivo do T5 EP1 aconteceu durante a Fespa Digital Printing, realizada entre os dias 11 e 14 de março em São Paulo. A Fespa Brasil é a feira com maior número de visitantes por metro quadrado entre todas as Fespas promovidas ao redor do mundo e, em 2023, ficou igualmente na liderança no total de visitantes únicos.

    Para discutir as tendências tecnológicas nos mercados de comunicação visual e impressão digital, participam desse bate-papo Arnaldo Peres, diretor comercial da Neoband (SP), Wesley Ferreira, diretor comercial da Firstweb (Jundiai), e o Marcelo Giovanelli, diretor da Print e Arte (RJ), e criador do canal Minha Gráfica Rápida.

    Juntos eles mergulham em temas como a evolução da impressão DTF (direct to film) e DTG (direct to garment), estratégias para conquistar novos mercado e os nichos mais atraentes hoje.

    Convidados neste episódio:

    • Arnaldo Peres, Neoband (00:04:39)
    • Wesley Ferreira, Firstweb (00:20:45)
    • Marcelo Giovanelli, Print e Arte (00:38:27)

    Para saber mais:

    • Fespa Print Census 2023

    ondasimpressaspodcast@gmail.com
    Insta -
    @ondasimpressas
    LinkedIn -
    Ondas Impressas
    X -
    @ondasimpressas
    YouTube -
    @ondasimpressas



    Exibir mais Exibir menos
    57 minutos