Episódios

  • 127- Líderes de tecnologia apontam as tendências para o varejo
    Feb 20 2025

    Neste episódio, Gustavo Carrer segue explorando os destaques da NRF 2025, agora com foco nas inovações tecnológicas que prometem impactar o varejo nos próximos anos.


    Para isso, conta com insights valiosos de grandes nomes do mercado: Marcelo Toledo (Salesforce), Paulo de Tarso (Deloitte), Patricia Oka (LinkedIn) e Rodrigo Ritto (Palo Alto Networks). Eles fizeram parte da missão da Varejo 180 e compartilharam suas perspectivas sobre como a tecnologia está moldando o setor e quais tendências merecem sua atenção.


    Ouça:

    1'10 Marcelo Toledo ( Salesforce ): Personalização e ativação do relacionamento com o consumidor muito além da venda de produtos. Use a tecnologia para venda de mídia em loja, online e canais como WhatsApp, SMS, e-mail marketing. Firme parcerias para vender serviços financeiros (cartões, crédito, seguros) e serviços de saúde (telemedicina).


    4'42 Paulo de Tarso (Deloitte): A transição do assistente virtual para o agente virtual está transformando o varejo,


    8'53 Rodrigo Ritto (Palo Alto Networks): Quatro tendências para 2025.


    15'48 Patrícia Oka (LinkedIn): A inteligência artificial, personalização e uso estratégico de dados já são realidade no varejo. O LinkedIn é uma ferramenta poderosa para conectar empresas e consumidores.

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    20 minutos
  • 126- NRF 2025: o que já é realidade em lojas icônicas de NY
    Jan 29 2025

    Gustavo Carrer ouve quatro profissionais do varejo que compartilham suas experiências e insights da NRF 2025, visitando lojas icônicas em Nova York.


    Fátima Merlin destaca o Westside Market, um supermercado premium que se concentra na experiência do cliente, adaptando-se às necessidades de cada bairro e utilizando tecnologia para otimizar o estoque e a operação.


    Eduardo Jaime elogia a rede de supermercados Trader Joe's por sua abordagem única, com uma política de devolução liberal, curadoria de produtos e forte envolvimento com a comunidade.


    Vanda Dias destaca a loja da Puma na 5ª Avenida, enfatizando a inovação e a tecnologia. A loja oferece personalização com customização de produtos, e tecnologia, como uma máquina que analisa a pisada para sugerir tênis. A Puma também faz parcerias com personalidades e homenageia ícones, conectando-se com a cultura e atraindo um público jovem.


    Por fim, o professor Luis Lobão fala sobre a Uniqlo, marca japonesa que revolucionou o setor da moda com sua filosofia LifeWear, que enfatiza roupas funcionais e duráveis. A Uniqlo investe em inovação de materiais, expansão global e omnicanalidade, integrando experiências online e offline. A empresa utiliza análise de dados e IA para gerenciar o estoque e personalizar o atendimento, destacando-se também pela sustentabilidade e pela experiência de compra impecável.


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    30 minutos
  • 125 - Varejo: Lições de 2024 e as melhores estratégias para 2025
    Dec 12 2024

    No episódio final de 2024, Gustavo Carrer recebe Fernando Gibotti, CEO de CRM & Ciência do Consumo da Rock Encantech, e Sidnei Calil, CEO da Socin, para uma conversa imperdível sobre o futuro do varejo. Combinando suas expertises em consumo e tecnologia, os convidados fazem um balanço do ano que passou e destacam as principais tendências que moldarão 2025.


    Entre os destaques, está a transformação do perfil demográfico e de consumo no Brasil, impulsionada pelo envelhecimento da população e novas configurações familiares. Essas mudanças trazem desafios, mas também grandes oportunidades para o setor.


    A conversa avança para a tecnologia, com um foco especial no papel da Inteligência Artificial. Gibotti e Sidnei exploram como essa ferramenta está revolucionando a experiência do consumidor e a gestão do varejo, permitindo que as empresas otimizem operações e fortaleçam o relacionamento com seus clientes.


    Os desafios também ganham espaço. O apagão de mão de obra e a necessidade de um planejamento financeiro rigoroso são temas centrais, especialmente diante de um cenário econômico desafiador e altos índices de endividamento das famílias. A eficiência, a colaboração entre indústria e varejo, e a inovação na gestão serão fundamentais para superar esses obstáculos.


    Com mensagens de otimismo e inspiração, nossos convidados concluem que, na escassez, surgem as maiores oportunidades. Para se destacar em 2025, será preciso não apenas fazer melhor, mas fazer diferente.


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    49 minutos
  • 124 - O varejo discute a escala 6x1 e o apagão da mão de obra
    Nov 21 2024

    O projeto que sugere o fim da escala de trabalho 6x1 – seis dias de trabalho seguidos por um de descanso semanal – gerou uma onda de discussões, inclusive no varejo. O setor, que já enfrenta desafios para contratar e reter talentos, busca alternativas para equilibrar as necessidades dos clientes e do negócio com a qualidade de vida.


    Neste episódio, Adriano Sambugaro e Gustavo Carrer conversam com Cleide Nakashima, diretora de RH do Grupo Amigão, uma das 25 maiores empresas de varejo alimentar no Brasil. À frente da gestão de 10 mil colaboradores no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, Cleide enfatiza a importância de considerar as demandas dos clientes ao discutir mudanças nas escalas de trabalho. Ela também diz que o varejo precisa de criatividade para desenvolver alternativas, como a escala 12x36.


    Cleide ressalta que o varejo oferece oportunidades de crescimento rápido, especialmente para pessoas com menor nível de escolaridade, e destaca o papel fundamental da cultura organizacional e do respeito no ambiente de trabalho para atrair e reter talentos, com foco especial na geração Z.

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    Ouça o episódio 112 - Mão de obra, como selecionar e reter talentos .

    https://open.spotify.com/episode/6rW2l2Z3Bqfn0UekSPCXBo?si=97e38a77000740a1



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    32 minutos
  • 123 - Sandro Benelli: insights para executivos do varejo
    Nov 7 2024

    No novo episódio do PDV, Adriano Sambugaro e Gustavo Carrer conversam com Sandro Benelli, executivo reconhecido no setor varejista. Sandro compartilha muitos insights para profissionais que estão à frente dos negócios no varejo.


    Ele destaca a urgência de ajustar os estoques, gestão de fluxo de caixa e retenção de talentos, diante de um cenário econômico afetado por juros altos e falta de mão de obra qualificada. Além disso, a conversa aborda o crescimento das redes regionais, a transição geracional em empresas familiares e a permanente necessidade de equilibrar lucro imediato com a perenidade dos negócios.


    Tudo isso enquanto lembra: a tecnologia é uma ferramenta essencial, mas o varejo continua sendo um negócio de pessoas.


    Sobre Sandro Benelli: Executivo e membro de diversos conselhos com rico histórico no setor de varejo, franquias e consumo. Especialista em ESG, sucessão em empresas familiares, governança e planejamento estratégico.


    Link para o episódio com Marcelo Cherto: https://open.spotify.com/episode/3aNoIt5XpcMZoEMIWty2IK?si=c232c96c3cc9482b


    gravação e edição: soupods

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    49 minutos
  • 122 - A Inteligência Artificial na Mira do Varejo
    Oct 24 2024
    No episódio de hoje do PDV - Por dentro do Varejo, Adriano Sambugaro e Gustavo Carrer recebem Edson Machado para uma conversa sobre o impacto da inteligência artificial no setor varejista.


    No varejo, a IA não é uma solução milagrosa, mas é crucial na estratégia de negócio, principalmente se for usada para ajudar na tomada de decisão. Os três pilares para começar a investir nesta tecnologia, segundo o nosso convidado, são: seleção de projetos estratégicos, uma infraestrutura de dados confiável e atenção à privacidade e segurança das informações.


    O episódio também traz insights sobre aplicações de IA em reconhecimento de imagem, análise preditiva e gestão de estoque otimizada. A discussão sobre ética e regulamentação não fica de fora, especialmente no contexto da LGPD e a ideia ( polêmica) de uma IA integrada a conselhos empresariais.


    Edson Machado: Head de Inovação e Parcerias no Ibmec, professor de MBA em Gestão de Negócios e Finanças. Com mais de 30 anos de experiência em projetos de inovação, foi mentor do reality show Planeta Startup e co-fundador do Oasislab Innovation Space. Se você se interessou pelo curso "Tomada de Decisão com IA", criado pelo Edson Machado, link aqui
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    27 minutos
  • 121 - Cherto defende a padronização: “reduz custos e agrada ao cliente”
    Sep 26 2024
    O PDV recebe Marcelo Cherto, consultor especialista em expansão e franquias e um profissional que já contribuiu para o crescimento de diversas marcas importantes.


    Ele explica como o varejo em geral pode tirar proveito dos modelos adotados por franquias, como a padronização de processos, checklists, treinamento e manuais que garantem mais produtividade.


    Na conversa com Adriano Sambugaro e Gustavo Carrer, o especialista também desvenda os bastidores de cases da indústria que se tornaram sucesso no varejo como Casa Bauducco, Havaianas, Samsung e Swift.


    Marcelo Cherto é um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising e membro da Academia Brasileira de Marketing e do Global Advisory Board da Endeavor. Também é autor de diversos livros e artigos sobre franchising e vendas.
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    51 minutos
  • 120 - O novo consumidor desafia o varejo
    Sep 12 2024
    Como as mudanças no comportamento do consumidor afetam diretamente o varejo? Adriano Sambugaro e Gustavo Carrer conversam com Fernando Gibotti, especialista em análise da dados sobre hábitos de consumo.


    Ele traz insights sobre o que chama "a era da transformação demográfica". Gibotti destaca que as gerações estão sendo redefinidas, com menos foco na idade e mais nas atitudes e hábitos de consumo, influenciadas pela abundância de informações, principalmente nas redes sociais. E mais, agora o novo consumidor adota ou abandona uma marca com muito mais facilidade.


    O especialista aborda o impacto da diversificação dos formatos de loja, como e-commerce e lojas de conveniência, que aumentam a concorrência e afetam as vendas dos supermercados tradicionais. Gibotti também menciona o surgimento de novos competidores, como marketplaces que compram diretamente da indústria, desafiando o varejo físico tradicional.



    No segundo bloco, a importância de um uso mais estratégico do CRM. Embora muitos varejistas tenham CRM, o potencial da ferramenta ainda é subaproveitado. Gibotti reforça que o CRM, sozinho, não resolve problemas, mas precisa ser acompanhado de uma estratégia bem definida e de um entendimento profundo do comportamento do consumidor. O especialista também explica como a inteligência artificial permite personalizar a comunicação com os clientes de forma individual, tornando o CRM mais eficiente.
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    37 minutos