Episódios

  • 123 - Sandro Benelli: insights para executivos do varejo
    Nov 7 2024

    No novo episódio do PDV, Adriano Sambugaro e Gustavo Carrer conversam com Sandro Benelli, executivo reconhecido no setor varejista. Sandro compartilha muitos insights para profissionais que estão à frente dos negócios no varejo.


    Ele destaca a urgência de ajustar os estoques, gestão de fluxo de caixa e retenção de talentos, diante de um cenário econômico afetado por juros altos e falta de mão de obra qualificada. Além disso, a conversa aborda o crescimento das redes regionais, a transição geracional em empresas familiares e a permanente necessidade de equilibrar lucro imediato com a perenidade dos negócios.


    Tudo isso enquanto lembra: a tecnologia é uma ferramenta essencial, mas o varejo continua sendo um negócio de pessoas.


    Sobre Sandro Benelli: Executivo e membro de diversos conselhos com rico histórico no setor de varejo, franquias e consumo. Especialista em ESG, sucessão em empresas familiares, governança e planejamento estratégico.


    Link para o episódio com Marcelo Cherto: https://open.spotify.com/episode/3aNoIt5XpcMZoEMIWty2IK?si=c232c96c3cc9482b


    gravação e edição: soupods

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    49 minutos
  • 122 - A Inteligência Artificial na Mira do Varejo
    Oct 24 2024
    No episódio de hoje do PDV - Por dentro do Varejo, Adriano Sambugaro e Gustavo Carrer recebem Edson Machado para uma conversa sobre o impacto da inteligência artificial no setor varejista.


    No varejo, a IA não é uma solução milagrosa, mas é crucial na estratégia de negócio, principalmente se for usada para ajudar na tomada de decisão. Os três pilares para começar a investir nesta tecnologia, segundo o nosso convidado, são: seleção de projetos estratégicos, uma infraestrutura de dados confiável e atenção à privacidade e segurança das informações.


    O episódio também traz insights sobre aplicações de IA em reconhecimento de imagem, análise preditiva e gestão de estoque otimizada. A discussão sobre ética e regulamentação não fica de fora, especialmente no contexto da LGPD e a ideia ( polêmica) de uma IA integrada a conselhos empresariais.


    Edson Machado: Head de Inovação e Parcerias no Ibmec, professor de MBA em Gestão de Negócios e Finanças. Com mais de 30 anos de experiência em projetos de inovação, foi mentor do reality show Planeta Startup e co-fundador do Oasislab Innovation Space. Se você se interessou pelo curso "Tomada de Decisão com IA", criado pelo Edson Machado, link aqui
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    27 minutos
  • 121 - Cherto defende a padronização: “reduz custos e agrada ao cliente”
    Sep 26 2024
    O PDV recebe Marcelo Cherto, consultor especialista em expansão e franquias e um profissional que já contribuiu para o crescimento de diversas marcas importantes.


    Ele explica como o varejo em geral pode tirar proveito dos modelos adotados por franquias, como a padronização de processos, checklists, treinamento e manuais que garantem mais produtividade.


    Na conversa com Adriano Sambugaro e Gustavo Carrer, o especialista também desvenda os bastidores de cases da indústria que se tornaram sucesso no varejo como Casa Bauducco, Havaianas, Samsung e Swift.


    Marcelo Cherto é um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising e membro da Academia Brasileira de Marketing e do Global Advisory Board da Endeavor. Também é autor de diversos livros e artigos sobre franchising e vendas.
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    51 minutos
  • 120 - O novo consumidor desafia o varejo
    Sep 12 2024
    Como as mudanças no comportamento do consumidor afetam diretamente o varejo? Adriano Sambugaro e Gustavo Carrer conversam com Fernando Gibotti, especialista em análise da dados sobre hábitos de consumo.


    Ele traz insights sobre o que chama "a era da transformação demográfica". Gibotti destaca que as gerações estão sendo redefinidas, com menos foco na idade e mais nas atitudes e hábitos de consumo, influenciadas pela abundância de informações, principalmente nas redes sociais. E mais, agora o novo consumidor adota ou abandona uma marca com muito mais facilidade.


    O especialista aborda o impacto da diversificação dos formatos de loja, como e-commerce e lojas de conveniência, que aumentam a concorrência e afetam as vendas dos supermercados tradicionais. Gibotti também menciona o surgimento de novos competidores, como marketplaces que compram diretamente da indústria, desafiando o varejo físico tradicional.



    No segundo bloco, a importância de um uso mais estratégico do CRM. Embora muitos varejistas tenham CRM, o potencial da ferramenta ainda é subaproveitado. Gibotti reforça que o CRM, sozinho, não resolve problemas, mas precisa ser acompanhado de uma estratégia bem definida e de um entendimento profundo do comportamento do consumidor. O especialista também explica como a inteligência artificial permite personalizar a comunicação com os clientes de forma individual, tornando o CRM mais eficiente.
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    37 minutos
  • 119 - Mercado de vizinhança: novos hábitos de consumo mexem com o varejo
    Aug 30 2024
    Como os novos hábitos de consumo mexeram com o varejo e impulsionaram o chamado mercado de vizinhança? Quem responde é Gustavo Vannucci, especialista em inteligência de mercado e geomarketing.

    Numa ótima conversa com Adriano Sambugaro e Gustavo Carrer, ele explica o boom desse segmento que tem sido escolhido por oferecer conveniência e boa experiência de compra.



    Vannucci ressalta a importância de entender o comportamento do consumidor e adaptar o sortimento e o serviço para manter a lealdade e a frequência dos clientes. Exemplo disso é o atacarejo, que se adaptou para atender a demanda de famílias que fazem compras mensais.


    Gustavo Vannucci também explica como o geomarketing utiliza dados para identificar locais ideais para abertura de lojas com base em fatores como densidade populacional, renda disponível e índice de saturação do varejo (número de lojas já existentes na área). Isso ajuda o varejo a entender onde há maior potencial de sucesso ou concorrência, otimizando a expansão geográfica e estratégica.
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    41 minutos
  • 118 - O comercial que entrega resultado no varejo
    Aug 1 2024
    O PDV recebe Cibele Regis, especialista em varejo e referência em gestão e integração de equipes multidisciplinares. Ela fala sobre as habilidades que a área comercial precisa ter para prosperar num cenário altamente competitivo.


    Ela enfatiza a importância de líderes ágeis e flexíveis, além de treinamento contínuo com foco em análise de dados, inovação e habilidades socioemocionais.Sobre a integração entre os interesses comerciais e as estratégias de marketing, ela explica que o alinhamento de objetivos é fundamental.



    Cibele Regis também aborda o uso de tecnologias para otimizar a área comercial, ressaltando a importância da higienização de dados e automação de processos para melhorar a precisão das previsões e personalização de ofertas.



    Os apresentadores Gustavo Carrer e Fernanda Vasconcelos aproveitam o bate-papo para saber tudo sobre a Bemgloria, marca focada em cosméticos sustentáveis com ingredientes amazônicos lançada por Glória Pires, de quem Cibele é sócia.
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    30 minutos
  • 117 - Di Santinni: o valor da tecnologia que pensa no cliente
    Jul 19 2024
    O PDV recebe Gabrielle Tchilian, Vice-Presidente da Di Santinni. Numa ótima conversa com Adriano Sambugaro e Fernanda Vasconcelos, ela compartilha a história da empresa, desde suas origens como uma pequena fábrica familiar até se tornar uma das principais redes de calçados do Brasil, com 131 lojas espalhadas em 23 estados.

    Gabrielle detalha a jornada de expansão, destacando a importância das franquias e a aquisição recente da marca Capodarte. Ela também conta como a empresa utiliza tecnologia avançada para melhorar a experiência do cliente e a gestão de estoque, mencionando um sistema inovador que agiliza o atendimento nas lojas.



    Além disso, a Vice-Presidente da Di Santinni fala sobre o uso de inteligência artificial para personalizar o atendimento, e a importância do BI para monitorar e aprimorar continuamente a operação das lojas.
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    29 minutos
  • 116 - O varejo busca eficiência com a centralização das operações
    Jul 4 2024
    Olegário Araújo, um dos mais respeitados consultores do varejo, ressalta a importância da centralização das operações nas redes varejistas.


    Na conversa com Gustavo Carrer e Fernanda Vasconcelos, ele destaca como a tecnologia tem facilitado essa centralização, permitindo a integração de diferentes canais de vendas e uma gestão mais eficiente. Olegário enfatiza que, ao mesmo tempo em que as operações são centralizadas, há uma necessidade crescente de personalização das lojas para atender melhor os clientes.



    Olegário Araújo cita exemplos de varejistas que adotaram essa abordagem, como a rede de drogarias CVS nos EUA, que personaliza suas lojas de acordo com as características da comunidade local. Ele também menciona a importância da tecnologia na centralização e personalização das operações, com a expectativa de que a inteligência artificial desempenhará um papel crucial no futuro.
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    31 minutos