Episódios

  • 120 - O novo consumidor desafia o varejo
    Sep 12 2024
    Como as mudanças no comportamento do consumidor afetam diretamente o varejo? Adriano Sambugaro e Gustavo Carrer conversam com Fernando Gibotti, especialista em análise da dados sobre hábitos de consumo.


    Ele traz insights sobre o que chama "a era da transformação demográfica". Gibotti destaca que as gerações estão sendo redefinidas, com menos foco na idade e mais nas atitudes e hábitos de consumo, influenciadas pela abundância de informações, principalmente nas redes sociais. E mais, agora o novo consumidor adota ou abandona uma marca com muito mais facilidade.


    O especialista aborda o impacto da diversificação dos formatos de loja, como e-commerce e lojas de conveniência, que aumentam a concorrência e afetam as vendas dos supermercados tradicionais. Gibotti também menciona o surgimento de novos competidores, como marketplaces que compram diretamente da indústria, desafiando o varejo físico tradicional.



    No segundo bloco, a importância de um uso mais estratégico do CRM. Embora muitos varejistas tenham CRM, o potencial da ferramenta ainda é subaproveitado. Gibotti reforça que o CRM, sozinho, não resolve problemas, mas precisa ser acompanhado de uma estratégia bem definida e de um entendimento profundo do comportamento do consumidor. O especialista também explica como a inteligência artificial permite personalizar a comunicação com os clientes de forma individual, tornando o CRM mais eficiente.
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    37 minutos
  • 119 - Mercado de vizinhança: novos hábitos de consumo mexem com o varejo
    Aug 30 2024
    Como os novos hábitos de consumo mexeram com o varejo e impulsionaram o chamado mercado de vizinhança? Quem responde é Gustavo Vannucci, especialista em inteligência de mercado e geomarketing.

    Numa ótima conversa com Adriano Sambugaro e Gustavo Carrer, ele explica o boom desse segmento que tem sido escolhido por oferecer conveniência e boa experiência de compra.



    Vannucci ressalta a importância de entender o comportamento do consumidor e adaptar o sortimento e o serviço para manter a lealdade e a frequência dos clientes. Exemplo disso é o atacarejo, que se adaptou para atender a demanda de famílias que fazem compras mensais.


    Gustavo Vannucci também explica como o geomarketing utiliza dados para identificar locais ideais para abertura de lojas com base em fatores como densidade populacional, renda disponível e índice de saturação do varejo (número de lojas já existentes na área). Isso ajuda o varejo a entender onde há maior potencial de sucesso ou concorrência, otimizando a expansão geográfica e estratégica.
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    41 minutos
  • 118 - O comercial que entrega resultado no varejo
    Aug 1 2024
    O PDV recebe Cibele Regis, especialista em varejo e referência em gestão e integração de equipes multidisciplinares. Ela fala sobre as habilidades que a área comercial precisa ter para prosperar num cenário altamente competitivo.


    Ela enfatiza a importância de líderes ágeis e flexíveis, além de treinamento contínuo com foco em análise de dados, inovação e habilidades socioemocionais.Sobre a integração entre os interesses comerciais e as estratégias de marketing, ela explica que o alinhamento de objetivos é fundamental.



    Cibele Regis também aborda o uso de tecnologias para otimizar a área comercial, ressaltando a importância da higienização de dados e automação de processos para melhorar a precisão das previsões e personalização de ofertas.



    Os apresentadores Gustavo Carrer e Fernanda Vasconcelos aproveitam o bate-papo para saber tudo sobre a Bemgloria, marca focada em cosméticos sustentáveis com ingredientes amazônicos lançada por Glória Pires, de quem Cibele é sócia.
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  • 117 - Di Santinni: o valor da tecnologia que pensa no cliente
    Jul 19 2024
    O PDV recebe Gabrielle Tchilian, Vice-Presidente da Di Santinni. Numa ótima conversa com Adriano Sambugaro e Fernanda Vasconcelos, ela compartilha a história da empresa, desde suas origens como uma pequena fábrica familiar até se tornar uma das principais redes de calçados do Brasil, com 131 lojas espalhadas em 23 estados.

    Gabrielle detalha a jornada de expansão, destacando a importância das franquias e a aquisição recente da marca Capodarte. Ela também conta como a empresa utiliza tecnologia avançada para melhorar a experiência do cliente e a gestão de estoque, mencionando um sistema inovador que agiliza o atendimento nas lojas.



    Além disso, a Vice-Presidente da Di Santinni fala sobre o uso de inteligência artificial para personalizar o atendimento, e a importância do BI para monitorar e aprimorar continuamente a operação das lojas.
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  • 116 - O varejo busca eficiência com a centralização das operações
    Jul 4 2024
    Olegário Araújo, um dos mais respeitados consultores do varejo, ressalta a importância da centralização das operações nas redes varejistas.


    Na conversa com Gustavo Carrer e Fernanda Vasconcelos, ele destaca como a tecnologia tem facilitado essa centralização, permitindo a integração de diferentes canais de vendas e uma gestão mais eficiente. Olegário enfatiza que, ao mesmo tempo em que as operações são centralizadas, há uma necessidade crescente de personalização das lojas para atender melhor os clientes.



    Olegário Araújo cita exemplos de varejistas que adotaram essa abordagem, como a rede de drogarias CVS nos EUA, que personaliza suas lojas de acordo com as características da comunidade local. Ele também menciona a importância da tecnologia na centralização e personalização das operações, com a expectativa de que a inteligência artificial desempenhará um papel crucial no futuro.
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  • 115 - Por dentro da estratégia omnichannel da MadeiraMadeira
    Jun 20 2024
    Ana Gabardo, Vice-presidente comercial da MadeiraMadeira, destaca o crescimento exponencial da empresa e a consolidação da marca no Brasil, mencionando a expansão no e-commerce e a introdução de lojas físicas principalmente na região Sudeste.


    Nesta ótima conversa com Adriano Sambugaro e Gustavo Carrer, ela enfatiza a estratégia omnicanal, explicando a importância da presença física para que o cliente veja, experimente e toque produtos como colchões e tecidos. Para ela, a loja física complementa o e-commerce, oferecendo uma experiência integrada e reforçando a confiança do consumidor.



    Ana Gabardo também detalha a criação da transportadora BulkyLog para melhorar a logística de entrega de itens pesados. Ela conta também como é o desenvolvimento dos fornecedores de móveis - muitos são pequenas e médias empresas familiares - , destacando como a MadeiraMadeira melhora a qualidade através de auditorias e treinamento contínuo.


    A VP comercial ressalta ainda a importância da inovação e da adaptação às necessidades dos clientes, usando tecnologia e feedback para melhorar produtos e serviços.
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    26 minutos
  • 114 - A jornada de expansão de lojas próprias e franqueadas
    Jun 6 2024
    Neste episódio do PDV, Gustavo Carrer entrevista Gustavo Corrêa, Manager de expansão e retail das lojas Lacoste no Brasil. Eles discutem os desafios da expansão no varejo de moda de uma marca reconhecida mundialmente, que opera tanto lojas próprias quanto franqueadas. Gustavo Corrêa destaca a importância de manter a unicidade da marca em diferentes canais de vendas, garantindo uma experiência consistente para o cliente. Ele também compartilha estratégias para adaptar o conceito das lojas para diferentes mercados, considerando as particularidades geográficas e mix de produtos de cada região. Além disso, revela os indicadores de sucesso da estratégia de expansão e as perspectivas para o varejo físico no Brasil.

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    22 minutos
  • 113 - Adrenalina na APAS SHOW 2024: como foi e o que vem por aí
    May 27 2024
    Episódio dedicado à APAS SHOW 2024, a maior feira supermercadista do mundo, com participação de Carlos Correa, diretor-geral da APAS. Carlos compartilha números impressionantes da feira, que teve 141 mil visitas e 850 empresas participantes, incluindo 200 internacionais de 22 países. Ele destaca a importância do evento para o setor, mencionando a preparação antecipada e a relevância estratégica para grandes empresas.

    Segundo Carlos Correa, um dos trunfos da APAS SHOW é que as pessoas estão dispostas a ouvir e a se relacionar durante o evento, o que permite "baixar a adrenalina do trabalho e aumentar a da Apas Show". Ele também comentou os conteúdos fornecidos durante do Congresso da APAS, como a participação da atriz e empreendedora Giovanna Antonelli.


    Para 2025, a APAS SHOW terá novas atividades, como uma corrida de rua no domingo e eventos para visitantes de fora, com churrasco e shows. " Reconhecemos que a APAS é mais que uma feira de negócios; é um festival. Queremos que a feira seja conhecida como o melhor festival para abrir a mente e fechar negócios", afirmou.

    O diretor da APAS também disse que está intensificando iniciativas ESG, como a campanha de doação para o Rio Grande do Sul. O objetivo é usar o evento para promover responsabilidade social e ambiental, garantindo resultados positivos para as empresas e a comunidade.
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    46 minutos