Pauta Segura - Os bastidores da reportagem

De: Diário do Nordeste
  • Sumário

  • Aqui no podcast Pauta Segura você vai desvendar os caminhos das pautas que geraram reportagens especiais da editoria de Segurança do Diário do Nordeste. Uma conversa franca entre editor, repórter e ouvinte. Venha conosco descobrir os ingredientes de uma boa história e como ela deve ser contada.
    Diário do Nordeste
    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • 30 anos do sequestro de Dom Aloísio, Arcebispo de Fortaleza | Parte 2
    Nov 5 2024

    O episódio do podcast Pauta Segura, desta terça-feira (5), traz a 2ª parte do episódio sobre os 30 Anos do sequestro do então Arcebispo de Fortaleza durante visita ao Instituto Penal Paulo Sarasate, em Aquiraz. No dia 15 de março de 1994, Dom Aloísio Lorscheider e a Comitiva da Pastoral Carcerária liderada por ele, assim como integrantes de órgãos de defesa dos Direitos Humanos e jorna, viravam reféns nas mãos de presos amotinados. A jornalista Erilene Firmino, que cobria o caso na época pelo Diário do Nordeste, também foi uma das reféns. Na primeira parte do episódio, que foi ao ar no último dia 29 de outubro, ela contou como Dom Aloísio, ela e outras 11 Pessoas ficaram em poder dos criminosos. Nesse programa, Erilene conta como foi ser a primeira refém a ser liberada, escrever o texto depois do trauma e as lições que ficaram para ela, para o jornalismo e o Sistema Penitenciário do Ceará. O episódio está disponível em todas as plataformas de áudio e no Youtube do Diário do Nordeste.


    Quer mais informações sobre o Livro Manga Verde com Sal, da jornalista Erilene Firmino, visite o perfil dela no Instagram @erilene_firmino https://www.instagram.com/erilene_firmino?igsh=MTBwa2RveGk5NXU0cw==


    Manga verde com sal, editada pela Casa de Memória, traz 28 cartas de Erilene dedicadas a sua irmã Lia, escritas ao longo de oito anos e guardadas até a publicação. São cartas de amor, de luto, do sabor agridoce da vida.

    Exibir mais Exibir menos
    47 minutos
  • 30 anos do sequestro de Dom Aloísio, Arcebispo de Fortaleza | Parte 1
    Oct 29 2024

    NOVA TEMPORADA

    Há 30 Anos, o Arcebispo de Fortaleza era sequestrado durante visita ao Instituto Penal Paulo Sarasate, em Aquiraz.

    Era março de 1994 e Dom Aloísio Lorscheider liderava uma Comitiva para apurar denúncia de maus-tratos aos presos e também sobre a situação precária do presídio. Durante a visita, no auditório da unidade prisional, ele e outras 12 Pessoas foram feitas reféns, incluindo três padres, um vereador, um deputado e a então jornalista do Diário do Nordeste, Erilene Firmino.

    Esse caso que mudou a história do Sistema Penitenciário do Ceará repercutiu mundialmente. E uma das responsáveis por contar essa história foi Erilene Firmino.

    O drama vivido por Erilene, que teve a oportunidade de fugir, mas ficou para cobrir a rebelião, ainda é sentido na voz dela, no riso nervoso, mesmo passados 30 anos. O que era inocência de uma recém-formada no jornalismo virou coragem. Após ficar sob a mira das armas dos presos, ela foi escolhida para negociar com as autoridades e levar as exigências.

    A jornalista contou no episódio 59 do Pauta Segura como foi viver esses momentos e o que ainda marca a vida dela até hoje. A primeira parte dessa conversa com Erilene Firmino sobre o sequestro de Dom Aloísio, como o caso ficou conhecido, está disponível neste episódio.

    Exibir mais Exibir menos
    35 minutos
  • Teaser: 30 anos do sequestro de Dom Aloísio
    Oct 28 2024

    NOVA TEMPORADA, NOVOS EPISÓDIOS

    Há 30 Anos, o Arcebispo de Fortaleza era sequestrado durante visita ao Instituto Penal Paulo Sarasate, em Aquiraz. Era março de 1994 e Dom Aloísio Lorscheider liderava uma Comitiva para apurar denúncia de maus-tratos aos presos e também sobre a situação precária do presídio.


    Durante a visita, no auditório da unidade prisional, ele e outras 12 Pessoas foram feitas reféns, incluindo três padres, um vereador, um deputado e a então jornalista do Diário do Nordeste, Erilene Firmino.

    Esse caso que mudou a história do Sistema Penitenciário do Ceará repercutiu mundialmente. E uma das responsáveis por contar essa história foi Erilene Firmino.

    O drama vivido por Erilene, que teve a oportunidade de fugir, mas ficou pra cobrir a rebelião ainda é sentido na voz dela, no riso nervoso, mesmo passados 30 anos. O que era inocência de uma recém-formada no jornalismo virou coragem.

    Após ficar sob a mira das armas dos presos, ela foi escolhida para negociar com as autoridades e levar as exigências.

    A jornalista contou no episódio 59 do Pauta Segura como foi viver esses momentos e o que ainda marca a vida dela até hoje. A primeira parte dessa conversa com Erilene Firmino sobre o sequestro de Dom Aloísio, como o caso ficou conhecido, estará disponível nesta terça-feira, 29 de outubro, em todas as plataformas de áudio e no Youtube do Diário do Nordeste.

    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos

O que os ouvintes dizem sobre Pauta Segura - Os bastidores da reportagem

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.