Episódios

  • #242 - Bob 13
    Sep 19 2024

    Marcelo Tas conversa com Bruno de Sousa, o Bob 13, CEO e fundador da Batalha da Aldeia, uma das maiores batalhas de rap do Brasil. Bob conta que a iniciativa surgiu de forma espontânea, em parceria com Giovanni Zanardi, e que o público mudou ao longo do tempo: “As crianças são impactadas pelas batalhas e fazem os pais levá-las. Vemos pais que chegam desconfiados, mas logo estão vibrando”, comenta. A Batalha da Aldeia (BDA) é patrocinada pelo PodPah, que premia os MCs e apoia a estrutura do evento, embora Bob lamente a falta de incentivo da prefeitura. O evento já enfrentou dificuldades, como em 2019, quando a polícia interrompeu uma batalha com violência. Bob afirma que houve conflitos com autoridades todos os anos. Ele ainda compartilha seu sonho de ser respeitado como comunicador e ter um programa na TV aberta.

    Exibir mais Exibir menos
    52 minutos
  • #241 - Vladimir Safatle
    Sep 12 2024

    Marcelo Tas conversa com o filósofo e escritor Vladimir Safatle. No bate-papo, ele fala sobre seu livro "Alfabeto das Colisões", a ausência de polarização na política brasileira, a ideia de que a esquerda é atualmente uma força conservadora, entre outros temas. Pensador de esquerda respeitado, Safatle comenta em outro momento da conversa que "a esquerda morreu". Tas pergunta: "Como a sua turma recebeu essa provocação?". Safatle responde: "Isso não foi uma provocação, eu adoraria não ter dito isso, mas é uma descrição analítica de um fato; isso realmente está acontecendo. (...) A esquerda é a defesa da igualdade radical e da soberania popular", comenta. Ainda discutindo política, o filósofo responde à pergunta de um internauta sobre o atual contexto de polarização e se é possível alcançar harmonia entre diferentes pontos de vista.

    Exibir mais Exibir menos
    51 minutos
  • #240 - Rogerio Skylab
    Sep 5 2024

    Marcelo Tas entrevista o cantor e compositor carioca Rogerio Skylab, ícone do cenário underground. Skylab compartilha detalhes sobre o lançamento de seu trabalho “A Trilogia do Fim" e do livro "A Melodia Trágica" (2023). Durante a entrevista, ele defende o impacto das redes sociais, argumentando que elas tiraram os artistas do pedestal. “Eu sou de rede social, parece que ela nasceu comigo. Antes mesmo de existir rede social, eu já vislumbrava o futuro nas salas de bate-papo (...) Para mim, a rede social é fundamental, fez uma grande revolução”, destaca. Em outro ponto da entrevista, o compositor explica a escolha de lançar "A Trilogia do Fim" — três álbuns diferentes lançados simultaneamente — e como a contradição é essencial para sua arte. Skylab também aborda a importância do erotismo e sua ausência na MPB, questionando se é possível criar arte sem violência.

    Exibir mais Exibir menos
    51 minutos
  • #239 - Emanuel Aragão
    Aug 29 2024

    O Provoca, apresentado por Marcelo Tas, traz uma entrevista exclusiva com o filósofo e psicoterapeuta Emanuel Aragão. Ele lança o livro “Dez Princípios Antes do Fim – Enunciado para Uma Vida Possível”. Conhecido pelo canal no YouTube “Flor e Manu”, ao lado da esposa, a atriz Maria Flor, Aragão discute neurociência afetiva, a importância de reconhecer afetos e os impactos negativos do uso excessivo de celulares. Ele explica que "a neurociência afetiva estuda os afetos (...) qualquer coisa que te faça sentir". Sobre os celulares, alerta: "é uma espécie de produção de vínculo, de conexão, mas ele não faz isso". Aragão ainda conclui que, no final, tudo na vida está relacionado ao amor: "como eu faço para ser amado".

    Exibir mais Exibir menos
    52 minutos
  • #238 - Erika Hilton
    Aug 22 2024

    Marcelo Tas recebe Erika Hilton, a primeira mulher negra trans a ser eleita deputada federal, no Provoca. Símbolo da luta pelos direitos das minorias, Erika foi a vereadora mais votada do país em 2020. No programa, ela fala sobre seu amadurecimento na política. Também comenta sobre a mudança no visual, o gosto pelo universo da beleza, a reconexão com a mãe, a relação com o namorado e muito mais. Tas pergunta a Erika se a Câmara dos Deputados é o lugar dela. “Difícil de responder (...) acho aquele lugar tão horroroso para dizer que é o meu lugar (...) é o lugar que quero transformar, onde preciso estar para defender uma agenda de direitos.” Além disso, a deputada fala sobre o perfil do Congresso Nacional: “É um dos Congressos mais conservadores, retrógrados e odiosos dos últimos tempos. É um Congresso que não tem compromisso com a nação, com a constituição e com as pessoas. É pautado no ódio, nos interesses e numa agenda de costumes que eles transformam em terrorismo o tempo todo.”

    Exibir mais Exibir menos
    52 minutos
  • #237 - Cassio Scapin
    Aug 15 2024

    Marcelo Tas recebe o ator e diretor Cassio Scapin no Provoca. No programa, o artista fala sobre a importância do personagem Nino, do “Castelo Rá-Tim-Bum”, em sua carreira, relembra a marcante parceria com Paulo Autran, revela uma história de infância na qual brinca com sua orientação sexual, e mais. Além de relembrar com carinho os tempos do programa infantil na televisão, Cassio também destaca como a versão teatral do seriado foi essencial em sua trajetória: “A gente chegou a fazer espetáculos de segunda a segunda, duas sessões por dia. Era uma loucura.” “Eu acho que o Castelo me deu principalmente essa relação de afeto com a plateia; é impagável", completa.

    Exibir mais Exibir menos
    54 minutos
  • #236 - Odair José
    Aug 8 2024

    No Provoca, Marcelo Tas recebe o cantor e compositor Odair José, que surgiu no cenário musical na década de 70 e comemora mais de 50 anos de carreira. O artista fala sobre relacionamentos na terceira idade, a relação das plataformas digitais com músicos, inteligência artificial e muito mais. Entre os destaques da entrevista, ele aborda o avanço da tecnologia e diz a Tas que acredita na permanência da inteligência artificial: “a inteligência artificial está aí, e vai estar em todos os segmentos”. Odair também compara o alarme social presente nas discussões sobre as ferramentas de IA com o surgimento da pílula anticoncepcional. Ainda na edição, ao ser questionado sobre as plataformas de streaming musical, José diz que essas ferramentas “foram para um lado muito perigoso e errado”.

    Exibir mais Exibir menos
    51 minutos
  • #235 - Kiusam de Oliveira
    Aug 1 2024

    No Provoca, Marcelo Tas recebe Kiusam de Oliveira, educadora, doutora em Educação e autora de diversos livros infantis que abordam o racismo, como “O Mundo no Black Power de Tayó”. Este livro foi reconhecido pela ONU como um dos dez mais importantes do mundo na categoria Direitos Humanos. Durante a entrevista, eles discutem como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa no combate ao racismo. Kiusam também fala sobre a importância da educação antirracista e a necessidade de que a questão racial seja estudada e debatida por todos, não apenas pelos brancos. Além disso, Kiusam responde a uma pergunta de um internauta sobre suas expectativas em relação às pessoas brancas. “Eu espero que vocês abram portas. Assim como as pessoas brancas historicamente fecharam portas para inúmeros corpos negros, espero que agora haja um momento de consciência e de abertura de portas. Vocês têm acesso a lugares que nós, muitas vezes, não alcançamos, às vezes até sem mérito, mas ainda assim, chegam.”

    Exibir mais Exibir menos
    52 minutos