Episódios

  • A tirania da autocobrança
    Nov 20 2024

    Nesse episódio, exploramos a relação entre a psicanálise e a autocobrança, um fenômeno que atravessa a vida contemporânea. Discutimos como o Supereu, essa instância interna que Freud descreveu como a voz da crítica, pode se transformar em um tirano que exige perfeição constante - sobretudo quando tomamos como referência as exigências impostas pelo neoliberalismo.


    Exibir mais Exibir menos
    41 minutos
  • Sobre o fim de uma análise
    Nov 16 2024

    Como se termina uma análise? Qual é o momento certo de interromper um processo analítico? Por que a gente precisa realizar esse trabalho de luto que, por vezes, é tão doloroso?

    Usando as teorias de Freud, Klein e Winnicott, discutimos essas questões e outros assuntos neste episódio. Ah, também compartilhamos alguns trechos do último capítulo do livro “Poemas de amor no divã”.

    Exibir mais Exibir menos
    40 minutos
  • Paixão: cura ou doença?
    Nov 10 2024

    No episódio “Paixão: cura ou doença?”, recebemos a nossa querida amiga Liana Ferraz para uma conversa cheia de indagações sobre esse sentimento que revira a nossa cabeça. Também discutimos algumas passagens do nosso livro “Poemas de amor no divã”. Está profundo, espontâneo e imperdível.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 5 minutos
  • Desejo e casamento: incompatíveis?
    Nov 2 2024

    Nesse episódio, conversamos com a nossa querida amiga Liana Ferraz (@lianaferraz) sobre algumas questões relacionadas ao desejo e a sua relação com o casamento. Eles seriam incompatíveis? Para sustentar a nossa discussão, usamos como referência o nosso livro "Poemas de amor no divã" (Paidós, 2024).

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 2 minutos
  • A questão dos diagnósticos
    Sep 21 2024

    Nesse episódio, discutimos os desafios envolvidos na prática de rotular e diagnosticar os pacientes na clínica psicanalítica. Abordamos a importância de entender o diagnóstico não como um fim, mas como uma ferramenta que deve ser utilizada com cautela e sensibilidade.


    Para tanto, contamos com a presença da nossa querida amiga profa. Dra. Samantha Dubugras Sá (@samanthasadsa), que abordou as implicações de um diagnóstico precoce ou equivocado e como ele pode influenciar a maneira com que o paciente se vê e interage com o tratamento.


    Está imperdível!

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 5 minutos
  • O excesso de informações e a ansiedade
    Sep 15 2024

    Nesse episódio, discutimos a ansiedade causada pelo excesso de informações na era digital, explorando as contribuições da psicanálise para entender esse fenômeno. A partir das teorias de Freud, Klein e Winnicott, refletimos sobre como a sobrecarga de estímulos afeta o aparelho psíquico, gerando novas formas de angústia e mecanismos de defesa. Também abordamos como o sujeito contemporâneo lida com a hiperconectividade e a constante demanda por respostas imediatas.

    Exibir mais Exibir menos
    43 minutos
  • Sobre amenizar a solidão
    Sep 8 2024

    Nesse episódio, falamos sobre como amenizar esse sentimento de solidão, tão sufocante, que já se tornou uma epidemia mundial. De que forma a psicanálise pode nos ajudar a pensar nisso?


    Usamos, dentre várias referências, o texto “Retraimento e regressão” (1954) de D. W. Winnicott. Também fizemos algumas costuras com a filosofia e a psicologia.

    Exibir mais Exibir menos
    51 minutos
  • Paternidade e psicanálise
    Aug 18 2024

    Nesse episódio, exploramos a importância da figura paterna à luz da psicanálise winnicottiana.

    Nosso diálogo foi enriquecido pelo artigo "O papel do pai no processo de amadurecimento em Winnicott", da psicanalista Claudia Dias Rosa, publicado na Revista Natureza Humana, em 2009.

    Além disso, contamos com a participação do incrível Thiago Queiroz, que é psicanalista e dono do canal "Paizinho, vírgula".

    O episódio está cheio de provocações e reflexões.

    Exibir mais Exibir menos
    51 minutos