Neste episódio, Esequias Caetano (@ecaetano.pbe) conversa com a Prof. Dra. Sônia Meyer, livre docente em Psicologia Clínica pela USP.
.
Sônia Meyer é uma das mais respeitadas pesquisadoras brasileiras em Análise do Comportamento e em Prática Baseada em Evidências. Além de ser uma das primeiras do país a estudar e falar de PBE, foi orientadora de mestrado e doutorado de outros acadêmicos que pesquisaram o tema. Sônia, foi, também, orientadora de muitos dos Terapeutas Analítico-Comportamentais considerados referência na área. Nesta entrevista, a pesquisadora falar sobre temas delicados, sem fugir da polêmica, com uma tranquilidade surpreendente e característica de quem é acostumada a lidar com o alcance e com as limitações da pesquisa.
.
Na entrevista, Sônia sugeriu diversos artigos. Seguem as referências:
.
MEYER, S. B.; OSHIRO, C. K. B. . Linha de pesquisa 'delineamento experimental de caso-único em sessões de psicoterapia': decisões metodológicas. REVISTA PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, v. 10, p. 64-75, 2019
.
MEYER, S. B.; Oshiro, C. ; DONADONE, Juliana Cristina ; Mayer, R. C. F. ; STARLING, R. R. . Subsídios da obra ?Comportamento Verbal? de B. F. Skinner para a terapia analítico-comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 10, p. 105-118, 2008.
.
Artigo: quais os requisitos para que uma terapia seja considerada comportamental? Link: https://inpaonline.com.br/blog/requisitos-terapia-considerada-comportamental/#:~:text=S%C3%A3o%20essenciais%2C%20no%20n%C3%ADvel%20metodol%C3%B3gico,menos%20a%20rejei%C3%A7%C3%A3o%20ao%20mentalismo
.
Metodologia de Pesquisa da Interação Terapêutica: https://repositorio.usp.br/item/001609245
.
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.