Episódios

  • Reeleição: benefício público ou ameaça à diversidade política?
    Nov 21 2024
    Desde 1997, o Brasil tem a possibilidade de repetir o mandato de um gestor executivo. Seja ele, prefeito, governador ou presidente. Até que ponto a reeleição é benéfica para um sistema político. Como justificativas, temos a continuidade de projetos que não ficariam prontos em 4 anos, a experiência política e a vontade soberana do povo. Como resistência, algo que acontece hoje por importantes nomes da classe política, os argumentos são o uso da máquina pública, a concentração do poder e a paralisação de obras antes do quarto ano de mandato. Ouvimos professores, integrantes da classe política e até uma especialista lá no Uruguai, país que conta com a experiência de não permitir a reeleição.
    Exibir mais Exibir menos
    12 minutos
  • Existe a sensação de injustiça quando falamos sobre racismo?
    Nov 19 2024
    Os três séculos de escravidão no Brasil deixaram marcas estruturais na sociedade e nas instituições que compõem o sistema judiciário, afastando a sensação de Justiça de uma parcela significativa da população. A luta do movimento negro tem aos poucos mudado esse cenário e aproximando a sociedade brasileira da igualdade.
    Exibir mais Exibir menos
    17 minutos
  • Sucessão no agro: famílias de MG se preparam para manter negócios
    Oct 31 2024
    Sucessão no campo tem sido um desafio crescente para diversas famílias. Em Minas Gerais, iniciativas destacam a importância do preparo de quem vai assumir os negócios.
    Exibir mais Exibir menos
    15 minutos
  • Cooperativismo transforma educação e muda vidas de capixabas
    Oct 7 2024
    Unir para transformar. É assim que o cooperativismo funciona. São diversas áreas de atuação do segmento, entre elas a educação, onde estudantes aprendem desde cedo sobre o poder de cooperar.
    Exibir mais Exibir menos
    11 minutos
  • Faixa de Gaza: guerra completa 1 ano com sinais de expansão
    Oct 7 2024
    Hoje Líbano já enfrenta Israel e os civis o medo com as ofensivas. O Irã pode ditar o futuro. Será que o conflito vai aumentar ainda mais e tomar todo o Oriente Médio?

    Ouça nossa reportagem:
    Exibir mais Exibir menos
    15 minutos
  • Rádio testemunha a evolução dos direitos femininos no País
    Sep 25 2024
    Imagino que você já tenha ouvido falar sobre a história do rádio de inúmeras formas, desde os primórdios em revolucionar a sociedade no fim do século XIX. Uma “caixa” que permite levar informações de interesse público a vários cantos do país e alcançar milhares de pessoas...

    Dessa vez, a conversa tem outro tom. Para o Dia Nacional do Rádio, celebrado no dia 25 de setembro, produzimos um conteúdo especial sobre a história da presença da mulher no rádio e a estreita relação deste veículo de comunicação com a evolução dos direitos femininos no Brasil.
    Exibir mais Exibir menos
    24 minutos
  • Como catástrofes ressaltam a importância da vacinação?
    Aug 29 2024
    A mudança climática está relacionada ao aumento de doenças, segundo estudos da área de saúde. Imunizantes são um instrumento importante para prevenir enfermidades, mas a hesitação vacinal é um desafio a ser superado quando o assunto é garantir saúde e bem-estar para a população.
    Exibir mais Exibir menos
    14 minutos
  • Antivacinas: o limite entre o direito individual e o coletivo
    Aug 21 2024
    As críticas às vacinas, muito influenciadas pela disseminação de notícias falsas, sem comprovação científica e, até mesmo, com cunho político, afetaram diretamente a imunização contra várias doenças no Brasil. Conhecido mundialmente pela grande cobertura vacinal, o país viu nos últimos anos esses números despencarem.// Mas e do ponto de vista legal, uma pessoa pode se negar a tomar uma vacina? Quais os limites entre o direito individual e o coletivo? É sobre a transversalidade desses direitos que conversei com um procurador de justiça, infectologistas e também pessoas que hesitam em seguir todas as recomendações quando o assunto é imunização ou tem resistência com as campanhas. Pesquisa divulgada pela Comissão da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público, sobre consciência vacinal, mostra que entre as pessoas que se informam sobre saúde e vacinação por meio de redes sociais e whatsapp, uma a cada cinco já decidiu não tomar a vacina ou não levar uma criança para se vacinar após ler uma notícia negativa nessas plataformas./ Já levantamento realizado pelo IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, apontou que 25% dos que não tomaram a vacina contra a covid alegaram que não fizeram por três motivos: não achar necessário, tomaram as doses que acreditavam ser suficientes ou não confiavam no imunizante.
    Exibir mais Exibir menos
    24 minutos