Rádio Escafandro

De: Tomás Chiaverini
  • Sumário

  • Em cada episódio, uma investigação jornalística. Com uma hora de duração, os episódios são um mosaico de entrevistas inéditas, gravações em campo e áudios de arquivo, costurados pela narração do jornalista Tomás Chiaverini. Os temas são os mais variados e a abordagem é sempre profunda, irreverente e inusitada.
    Tomás Chiaverini
    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • 132: Bilionazis
    Feb 19 2025

    Elon Musk chocou o mundo durante um evento comemorativo da segundae vitória de Donald Trump. Por duas vezes, o homem mais rico do planeta levantou seu braço à frente do corpo e na altura da cabeça - uma saudação que ficou famosa por sua ligação com o nazismo.

    Trump, que se elegeu com um discurso de extrema-direita mais acentuado do que em seu primeiro governo, deu "as chaves da Casa Branca" à Elon Musk. Além do dono da Tesla e da SpaceX, outros bilionários agora lideram departamentos decisivos do governo dos Estados Unidos, e interferem politicamente em todo o mundo.

    E muitos desses bilionários compartilham mais do que a proximidade com o poder. Da busca pela vida eterna à colonização de Marte, passando pela ideia de que o mundo tem de ser governado por homens fortes e que esses homens têm a obrigação de passar seus genes adiante numa prole numerosa.

    Este episódio de podcast fala sobre como parte dos bilionários compartilham uma ideologia comum que muitos chamam de Iluminismo das Trevas. E sobre como essa ideologia se aproxima do fascismo.

    Episódios relacionados

    42: A vida, o universo e tudo o mais

    Mergulhe mais fundo

    Elon Musk - por Walter Isaacson (link para compra)

    Entrevistados do episódio

    Tatiana Poggi

    Doutora em história e professora de História Contemporânea na Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (Niep-Marx), o Laboratório de História Econômico-Social (Polis) e a Rede Direitas História e Memória.

    Reinaldo José Lopes

    Jornalista especializado em biologia e arqueologia, autor de livros de divulgação científica, e colunista da Folha de S. Paulo.

    Ficha técnica

    Produção e apoio de edição: Matheus Marcolino.

    Mixagem de som: Vitor Coroa.

    Trilha sonora tema: Paulo Gama

    Design das capas dos aplicativos e do site: Cláudia Furnari.

    Direção, roteiro e edição: Tomás Chiaverini

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 17 minutos
  • 131: Raças, genes e igrejas
    Feb 5 2025

    O maior acervo genealógico do planeta se chama FamilySearch. Ele é mantido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como Igreja Mórmon, que guarda mais de 3 bilhões de documentos num cofre no oeste dos Estados Unidos.

    O projeto que deu origem ao FamilySearch começou em 1894, apenas seis anos após a assinatura da Lei Áurea, que pôs fim à escravidão no Brasil. Os documentos desse período, no entanto, são escassos. O que se sabe é que o poder não mudou de mãos nos últimos 150 anos.

    O Projeto Escravizadores, da Agência Pública, investigou 116 autoridades do Brasil (entre presidentes, senadores e governadores), e descobriu que ao menos 33 delas têm antepassados que tiveram relação com pessoas escravizadas. Alguns sequer sabiam da existência desses laços familiares.

    Apesar de ser um assunto tabu, a escravidão moldou o mundo e o Brasil, foi o pilar da construção de muitas esferas de poder e traz impactos até hoje.

    Este episódio de podcast, fala sobre como o racismo foi moldado por diferenças irrelevantes do ponto de vista genético, mas impactou o mundo a ponto de permitir que humanos tenham sido escravizados por séculos.

    Episódios relacionados

    #30 - Polícia para quem?

    Entrevistados do episódio

    Diogo Meyer

    Doutor em biologia e professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em genética de populações humanas e evolução molecular.

    Hebe Mattos

    Historiadora, professora e coordenadora do Laboratório de História Oral e Imagem (Laboi) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

    Ficha técnica

    Reportagem: Bianca Muniz e Bruno Fonseca

    Produção e apoio de edição: Matheus Marcolino.

    Mixagem de som: Vitor Coroa.

    Trilha sonora tema: Paulo Gama

    Design das capas dos aplicativos e do site: Cláudia Furnari.

    Direção, roteiro e edição: Tomás Chiaverini

    Exibir mais Exibir menos
    55 minutos
  • 99: A entropia das horas (REPRISE)
    Jan 22 2025

    Episódio publicado originalmente em 3 de outubro de 2023.

    Por que sentimos que não temos tempo para nada? Como o nosso estilo de vida faz parecer que tudo está acelerado? O que o modo de produção capitalista e a economia moderna têm a ver com essa percepção? E como isso se relaciona com a entropia: um dos conceitos mais interessantes, misteriosos e importantes da física.

    Mergulhe mais fundo

    Sem tempo para nada (link para compra)

    Entropia Social: Uma termovisão do mundo

    Episódio relacionado

    #43 – Corra, humano, corra!

    Entrevistados do Episódio

    Luiz Mauro Sá Martino

    Jornalista, escritor, cientista social, professor da Faculdade Cásper Líbero e autor do livro “em tempo para nada: Como tudo ficou acelerado, por que estamos tão cansados e as alternativas realistas para mudar” (Vozes, 2022).

    Luiz Tadeu Fernandes Eleno

    Professor da Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), doutor em ciência e engenharia de materiais, pós doutor em física.

    Ficha técnica do episódio

    Locução adicional: Priscila Pastre.

    Design das capas dos aplicativos e do site: Cláudia Furnari.

    Trilha sonora tema: Paulo Gama.

    Mixagem de som: Vitor Coroa.

    Apoio de produção: Ana Carolina Maciel.

    Apoio de edição: Matheus Marcolino.

    Direção, roteiro e edição: Tomás Chiaverini.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 9 minutos
activate_buybox_copy_target_t1

O que os ouvintes dizem sobre Rádio Escafandro

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.