O que a Mona Lisa tem? Sem dúvidas, esse é o quadro mais icônico e mais famoso de toda a história da arte. Mas por quê? Tem alguma explicação para isso? Na verdade, tem sim. Tem várias. E nesse episódio eu vou contar um pouco da história da Lisa (a mulher pintada), da pintura, do pintor e de como ela se tornou mundialmente conhecidíssima.
O episódio busca construir uma trajetória de como a obra foi sendo elaborada e reelaborada por intelectuais desde o século XVI. Mas também versa bastante sobre como a figura de gênio imortal da renascença foi sendo construída sobre Leonardo. E, por fim, ainda vou rebater umas fake News que contam sobre essa senhora.
Se quiser ler o artigo "Leonardo di ser Piero da Vinci, cinco séculos depois" de Eduardo Kickhöfel é só clicar no título.
Siga nosso Instagram!
A Rádio Guilhotina é fruto do financiamento coletivo. Você também pode nos apoiar através do https://apoia.se/radioguilhotina ou do pix: rguilhotina@gmail.com
Entrevistados: Hal Wildson:
Hal é artista multimídia e poeta nascido no centro-oeste brasileiro. Produz obras em que investiga a relação entre passado e presente, memória e esquecimento e as identidades. Já ganhou prêmios do Salão Nacional Arte Pará e SESE Arte e Criatividade. E participou de diversas exposições individuais e coletivas. Divulga suas obras no Instagram @halwildson.
Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel: Após estudos de ciências biológicas, Eduardo graduou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Fez mestrado em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999), e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007). Desde 2008, é professor de História da Filosofia da Renascença na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. Realizou pós-doutorado no Kunsthistorisches Institut in Florenz (2014-15). Estuda artes e ciências como concebidas, elaboradas e praticadas entre os séculos XIV e XVII, e tem como objetos de estudo cosmos renascentista e a formação da ciência moderna, e como personagens centrais Nicolau Copérnico e Galileu Galiei. Elabora uma nova edição dos manuscritos de anatomia de Leonardo da Vinci, introduzidos por ensaios a respeito de métodos de estudo e um amplo framework a elaborado a partir de disciplinas da época que permite utilizar e aproximar disciplinas como história da arte, história da ciência e história da filosofia. Tendo estudos históricos como base, também estuda ciências contemporâneas, especialmente neurociências. Atua principalmente nos seguintes temas: História da Filosofia e Renascimento; Leonardo da Vinci e anatomia; Galileu e Ciência Moderna.
A Rádio Guilhotina é um projeto feito por:
Pesquisa, roteiro e apresentação: Victor Creti;
Edição, trilhas e finalização: Emanuel Mastella do Falange Estúdios;
Captação e direção de gravação: Victor Pimenta do Falange Estúdios;
Locuções adicionais: Ingrid Lobo; Arte da capa: Dayanne Samayk.