Reportagem Especial

De: Rádio Senado
  • Sumário

  • Reportagens abordando temas de interesse da sociedade. Cultura, história do Brasil e direitos da cidadania. Veiculação dentro do programa Conexão Senado. Disponível na internet.
    Senado Federal
    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • Marcas D'Água - A Reconstrução da Cultura no Rio Grande do Sul
    Dec 13 2024
    A reportagem especial Marcas d´Água – A Reconstrução da Cultura no Rio Grande do Sul, do jornalista Maurício de Santi, mostra como as enchentes de maio afetaram em cheio o setor cultural gaúcho. Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 283 relataram danos ao patrimônio cultural. 57 bibliotecas foram totalmente ou parcialmente destruídas. As águas atingiram ainda 52 casas de cultura e centros culturais, 41 museus, 11 teatros, além de parques municipais, salas e escolas de música, igrejas, espaços alternativos de práticas culturais, arquivos públicos, uma fototeca e até uma quadra de escola de samba. Editoras ficaram submersas por mais de 20 dias, com os depósitos abarrotados de livros. Só em uma delas, a perda foi superior a 20 mil exemplares. Locais icônicos em Porto Alegre também foram afetados, como a Casa de Cultura Mario Quintana e a Praça da Alfândega, no centro histórico da cidade, local onde acontece há 70 anos a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre. O evento chegou a ser ameaçado, mas acabou sendo realizado graças aos esforços do povo gaúcho. As ações dos governos federal, estadual e municipal para retomar o mais rapidamente os eventos culturais também estão na reportagem especial. E a resiliência dos gaúchos, que enfrentaram a tragédia com coragem e recolocaram de pé locais que pareciam terra arrasada, tudo isso em um tempo bem menor que o esperado. A reportagem especial Marcas d´Água – A Reconstrução da Cultura no Rio Grande do Sul é uma produção da Rádio Senado.
    Exibir mais Exibir menos
    32 minutos
  • O massacre de Porongos
    Nov 14 2024
    Rádio Senado apresenta série sobre os 180 anos do massacre de Porongos A reportagem especial que marca a semana da consciência negra retrata a luta dos Lanceiros Negros, escravizados traídos e mortos no fim da Revolução Farroupilha A reportagem especial “Da promessa à traição: o massacre dos Lanceiros Negros” resgata a importância histórica dos soldados escravizados que foram traídos e mortos na Revolução Farroupilha. O conflito armado ocorrido no Rio Grande do Sul, entre 1835 e 1845, teve como um de seus últimos capítulos a trágica Batalha de Porongos. Nesse confronto, cerca de 100 soldados negros que lutavam ao lado dos rebeldes em busca de liberdade, foram brutalmente assassinados pelas tropas imperiais na madrugada de 14 de novembro de 1844. Os quatro episódios da série, produzida por Luiz Felipe Liazibra e Leila Herédia, da Rádio Senado, pretendem apresentar um panorama histórico sobre o massacre e a importância de manter a memória dos Lanceiros Negros e contam com a participação de historiadores gaúchos, moradores da região e autoridades. A documentação histórica, como a Carta de Porongos, indica que a traição aos Lanceiros Negros foi um acordo prévio entre líderes farroupilhas e o Império. Essa decisão, motivada por interesses políticos e militares, condenou à morte esses combatentes que haviam confiado na promessa de liberdade. O massacre, embora polêmico e contestado por alguns grupos tradicionalistas, é registrado em diversas fontes históricas. Em Pinheiro Machado, local do ocorrido, a memória desse episódio é fragmentada, e muitos moradores desconhecem a traição. A série mostra que o apagamento foi feito na tentativa de preservar a imagem de líderes locais. Os episódios da reportagem especial “Da promessa à traição: o massacre dos Lanceiros Negros”serão veiculados no programa Conexão Senado de 18 a 22 de novembro, às 8h30 da manhã. Os áudios também podem ser acessados e baixados na página da Rádio Senado na internet: https://www12.senado.leg.br/radio ou na plataforma de áudio da sua preferência.
    Exibir mais Exibir menos
    28 minutos
  • Órfãos do Feminicídio: Vidas Marcadas pela Violência
    Oct 15 2024
    Em 2021, mais de 2 mil brasileiros ficaram órfãos devido ao feminicídio. Na Reportagem Especial 'Órfãos do Feminicídio: Vidas Marcadas pela Violência', falamos sobre os impactos psicológicos e emocionais que esse crime causa nas crianças, as lacunas nas políticas públicas de apoio e o papel da conscientização na proteção desses sobreviventes. Especialistas analisam como o feminicídio afeta o futuro dos órfãos e o que pode ser feito para garantir seus direitos e acolhimento.
    Exibir mais Exibir menos
    27 minutos
activate_buybox_copy_target_t1

O que os ouvintes dizem sobre Reportagem Especial

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.