• Saúde mental dos animais de estimação: Mitos e verdades

  • Aug 31 2024
  • Duração: 3 minutos
  • Podcast

Saúde mental dos animais de estimação: Mitos e verdades

  • Sumário

  • Os animais são seres sencientes, ou seja, eles têm a capacidade de sentir emoções e sensações físicas, como dor, estresse e ansiedade. O professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília, Bruno Alvarenga, chama atenção para a importância de todos terem consciência sobre as questões que implicam a saúde mental dos animais. Ele alerta que isso também ajuda a desmistificar algumas crenças populares que podem prejudicá-los.
    Muitos acreditam que cães e gatos não precisam de estímulos mentais, pois dormem boa parte do dia. No entanto, isso não é verdade. Os pets precisam sim de atividades para manter a mente saudável e evitar o tédio. Outra crença popular é a de que animais não sofrem com depressão ou ansiedade, pois são apenas animais. Isso é totalmente equivocado.
    Animais de estimação podem sim ser afetados por problemas emocionais devido a diversos fatores, como: Mudanças na rotina; Ambientes muito agitados ou, então, monótonos demais; Falta de rotina; Separação do tutor; Mudança na composição familiar; Falta de atividade física; Falta de atenção por parte do tutor; Negligência; Violência.
    Reserve um tempo do seu dia para brincar com seu animal de estimação e dar o carinho que ele precisa. Isso fará bem tanto para ele, como para você. A conscientização sobre a saúde mental dos animais de estimação é fundamental para garantir que eles recebam todos os cuidados adequados para crescerem emocionalmente saudáveis.

    Exibir mais Exibir menos
activate_samplebutton_t1

O que os ouvintes dizem sobre Saúde mental dos animais de estimação: Mitos e verdades

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.