Senado e Você

De: Rádio Senado
  • Sumário

  • Podcast que apresenta práticas e experiências de sucesso do Senado Federal na área da responsabilidade social e ambiental. A cada edição são apresentadas e discutidas iniciativas que permitem aos cidadãos conhecer melhor a função institucional da Casa, que vai além da análise e aprovação de propostas legislativas. Produção e apresentação: Celso Cavalcanti Para ouvir os episódios desse e de outros podcasts da Rádio Senado, clique aqui .
    Senado Federal
    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • Feiras do Livro
    Aug 22 2024
    Entre as ações desenvolvidas no contexto do Bicentenário de criação do Senado Federal está a presença institucional em eventos literários nacionais ao longo do ano. O podcast Senado e Você, em sua edição de agosto, entrevista o diretor da Secretaria de Editoração e Publicações da Casa, Rafael Chervenski, que coordena a iniciativa. Legislações diversas, obras clássicas da história do Brasil, conteúdos culturais e educativos, além de publicações diversas que apresentam o conhecimento produzido pelo corpo técnico dos servidores da Casa. Isso é apenas parte do que o cidadão pode conferir ao visitar o estande do Senado Federal montado em alguns dos principais eventos literários do país em 2024. Neste mês de agosto, por exemplo, o Senado marcou presença na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada em Belém (PA). Ainda no segundo semestre, a Casa participará de outras como a Bienal do Livro de São Paulo e as feiras de São Luís, Aracaju e Porto Alegre. Segundo o diretor da Secretaria de Editoração e Publicações, Rafael Chervenski, a participação em eventos do tipo, que já acontecem há 25 anos, nesta temporada ganhou caráter especial, em virtude das celebrações dos 200 anos de criação do Senado: “Estamos levando mais do que livros. Por se tratar das comemorações do nosso Bicentenário, em todas as feiras que vamos participar levamos também ações de várias outras áreas da Casa, mostrando que o Senado é bem mais do que um lugar em que se discutem as leis. Aqui se constrói o Brasil”. Em sua entrevista ao Senado e Você, Chervenski também convida a população a conhecer melhor a Livraria do Senado, que com mais de 50 anos de existência tem a missão de disseminar o conhecimento e promover a democracia por meio de livros impressos e digitais publicados pelo Senado Federal. Todo o catálogo pode ser conferido pelo site livraria.senado.leg.br .
    Exibir mais Exibir menos
    20 minutos
  • Grupo de Trabalho de Afinidade LGBTQIA+
    Jun 21 2024
    Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado Federal lança grupo de trabalho voltado à inclusão, como foco na valorização da diversidade. Entrevistados da edição de maio do podcast Senado e Você, a coordenadora do Comitê, Stella Maria Vaz, e o coordenador do GT, Osmar Arouck, falam sobre os objetivos da iniciativa e desafios da pauta Um espaço de segurança para que todos possam partilhar, discutir e refletir sobre as demandas e necessidades das pessoas LGBTQA+. Essa é a proposta do novo grupo de trabalho criado pelo Comitê de Igualdade de Gênero e Raça do Senado. A data escolhida para o lançamento não poderia ser mais propícia: 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Em entrevista ao podcast Senado e Você, a coordenadora explica que a criação do grupo é uma forma de valorizar as pessoas em toda sua diversidade: “Em 2020 criamos o GT de raça, que impulsionou muito a pauta racial por meio de um espaço de acolhimento, escuta e fortalecimento. Com esse novo grupo conseguiremos impulsionar também a pauta LGBTQIA+. O primeiro passo para dar voz é garantir a escuta atenta”, diz Stella. Coordenador do grupo de trabalho de afinidade LGBTQIA + , Osmar Arouck afirma que os resultados do GT devem servir de referência para a sociedade como um todo: “O Senado é uma vitrine muito poderosa, onde se estabelecem políticas públicas e garantias de direitos; devemos fazer aqui o exercício normal e cotidiano da garantia desses direitos. Além de acolher pessoas com suas diversas expressões dentro da diversidade sexual, o grupo receberá familiares e amigos, pessoas aliadas, que estão ao lado dessa luta. É uma questão de visibilidade, de garantia de direitos e de não recuar nas conquistas que já foram feitas”, pontua. Para se ter uma ideia da importância da pauta do novo GT do Senado, um dossiê divulgado no ano passado pelo Ministério dos Direitos Humanos indica que, só em 2022, o Brasil teve 273 casos de mortes violentas de pessoas LGBTQIA+. Segundo o mais recente Censo do IBGE, 9% da população brasileira se identifica como integrante desse grupo.
    Exibir mais Exibir menos
    20 minutos
  • Campanha SOS Rio Grande do Sul
    May 28 2024
    Desde o início de maio, quando o povo gaúcho foi atingido pela maior tragédia ambiental de sua história, a Liga do Bem do Senado Federal se mobilizou num trabalho voluntário que já levou quase 200 toneladas de donativos ao estado. A coordenadora da Liga, Patrícia Seixas, é a entrevistada da edição de maio do podcast Senado e Você. Colchões, kits de roupas, material de limpeza, fraldas infantis e geriátricas, brinquedos e ração para pets, entre outros produtos, encheram os dois caminhões que partiram de Brasília na madrugada de terça-feira (28/05) com destino ao Sul do país. A carga, arrecadada e organizada pela Liga do Bem, grupo de voluntários do Senado Federal, levava esperança de dias melhores para a população gaúcha. Tratava-se do quinto envio de produtos ao estado desde o dia 3 de maio, quando teve início a campanha SOS Rio Grande do Sul, superando as 198 toneladas encaminhadas. Coordenadora da Liga do Bem, Patrícia Seixas destaca que os kits de doações saem do galpão após cuidadosa triagem feita pelos voluntários, tudo para facilitar sua chegada a quem mais precisa. “Nós fazemos toda uma separação das roupas por tamanho, por sexo, limpamos o que precisa ser limpo, organizamos kits individuais, porque assim a pessoa já recebe um kit pronto para o seu uso”. O sucesso da campanha, segundo ela, é fruto da participação não só de colaboradores do Senado, mas de muitos outros voluntários externos que se juntaram à Liga nesta campanha. Em entrevista ao podcast Senado e Você de maio, Patrícia Seixas faz um balanço dos resultados obtidos até agora, e detalha os próximos passos da campanha. Ela ressalta que, a partir de agora o foco da campanha será a arrecadação de doações via pix. “Temos, no momento, um volume muito grande de doações para fazer a triagem, então precisamos de mais voluntários. E são importantes também as doações em dinheiro, justamente para que, quando concluirmos a triagem do que já recebemos, possamos adquirir produtos específicos para fechar os kits e enviá-los”, afirma. Vale lembrar que qualquer pessoa pode atuar como voluntária na Liga do Bem e na Campanha SOS Rio Grande do Sul. Informações pelo telefone (61) 3303-1127. E as doações via pix podem ser feitas pela chave apcnsocial@gmail.com.
    Exibir mais Exibir menos
    12 minutos
activate_samplebutton_t1

O que os ouvintes dizem sobre Senado e Você

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.