Episódios

  • Trabalho: precarização e desvalorização das profissões
    Apr 2 2024
    Precarização do trabalho é uma série de ações que fere os direitos e a dignidade da pessoa trabalhadora, que pode incluir, entre outras coisas, jornadas longas, remuneração indevida ou ausente, instabilidade e falta de proteção social e laboral. O aumento da informalidade, a instabilidade no emprego, a baixa remuneração e as jornadas prolongadas de trabalho. A desvalorização de certas áreas como menosprezar e achar que não é um trabalho de verdade é uma realidade de muitos profissionais que enfrentam esse preconceito que circulam o senso comum e que é uma dura realidade. Veremos isso e muito mais no episódio de hoje. Fontes: https://www.brasildefato.com.br/2023/07/24/como-a-terceirizacao-e-a-uberizacao-precarizam-as-condicoes-de-vida-dos-trabalhadores#:~:text=O%20conceito%20de%20uberiza%C3%A7%C3%A3o%20do,por%20dia%2C%20sem%20nenhuma%20regalia. https://www.politize.com.br/trabalho-precarizado/ https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Precariza%C3%A7%C3%A3o_do_trabalho https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/01/31/desemprego-cai-a-74percent-no-trimestre-terminado-em-dezembro-diz-ibge.ghtml
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    26 minutos
  • Ciência e o método científico
    Mar 19 2024
    A ciência é um corpo de conhecimento adquirido através de observações e experimentações sistemáticas, bem como da aplicação de métodos e técnicas específicas para analisar e interpretar essas observações. O método científico é o processo sistemático utilizado pelos cientistas para investigar fenômenos naturais, buscar respostas para perguntas e resolver problemas. Ele inclui etapas como observação, formulação de hipóteses, experimentação, coleta de dados, análise dos resultados e conclusões. É um método baseado na lógica, na objetividade e na repetibilidade dos resultados. Vêmos como a ciência vem sofrendo com a desinformação, alienação provocado pela as pessoas que querem controlar e fazer com que as pessoas não conheçam a verdade e para isso tratando a ciência com deboche e hostilizando-a e preenchendo o conhecimento com ilusões, mentiras e negacionismo. Veremos isso e muito mais no episódio de hoje. Fontes: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Disson%C3%A2ncia_cognitiva https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia
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    31 minutos
  • Reino animal: Dos cães,humanos aos insetos
    Mar 8 2024
    A vida na Terra existe há aproximadamente 3,8 bilhões de anos. Já a Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos. A classificação dos animais é feita de acordo com seu tipo de organização e características físicas e genéticas. Os animais são classificados em grupos taxonômicos, como reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Existem várias categorias dentro desses grupos, como mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, invertebrados, entre outros. Cada grupo é definido por características específicas que os diferenciam dos demais. O ser humano é uma espécie de animal vertebrado, pertencente à classe dos mamíferos. Durante o desenvolvimento embrionário humano, passamos por diferentes estágios que refletem nossa ancestralidade e filogenia. O embrião humano passa por várias fases durante o desenvolvimento, desde a fecundação do óvulo até o nascimento. Após a fecundação, o embrião passa por estágios como mórula, blástula, gástrula e finalmente se desenvolve em um feto. Durante esses estágios, várias estruturas embrionárias são formadas, incluindo a notocorda, tubo neural, folhetos germinativos (ectoderme, mesoderme e endoderme), entre outros. Além disso, durante o desenvolvimento embrionário, o embrião humano exibe características que são comuns a outros vertebrados, como a presença de fendas branquiais embrionárias, semelhantes às encontradas em peixes e anfíbios. Essas semelhanças embriológicas entre os vertebrados fornecem evidências da evolução e ancestralidade compartilhada entre os seres vivos. Em resumo, o ser humano, como um animal vertebrado, passa por um processo de desenvolvimento embrionário que reflete sua filogenia e compartilha características comuns com outros vertebrados durante seu desenvolvimento. Fontes: Ciência e natureza (time life) Abril coleções https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Animal_social A origem das espécies (Charles Darwin)
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    26 minutos
  • Sociologia e o pensamento crítico
    Feb 28 2024
    A sociologia serve para estudar e analisar a sociedade humana, suas instituições, interações sociais e dinâmicas sociais. Ela permite compreender como a sociedade funciona, como as pessoas se comportam em grupo, como são estruturadas as relações de poder, as desigualdades sociais, questões de gênero, raça e classe, entre outros aspectos. Ajuda nos a entender o mundo em que vivemos a desenvolvermos pensamento crítico, concretização e pensar por si mesmo. Vamos desmistificar esse termo e entender como as pessoas pensam de maneira equivocada a respeito do que é e para quê serve a sociologia, tanto os mitos, achismos, e desonestidades intelectuais por trás que tentam rotular. Veremos isso e muito mais no episódio de hoje. Fontes: Brasil escola, Wikipédia https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia Obras : Karl Marx( O capital) , Modernidade Líquida ( Zygmunt Bauman) , Textos básicos de antropologia (Celso Castro), Aspectos do novo radicalismo de direita (Theodor Adorno), Dialética do esclarecimento (Theodor Adorno e Marx Horkheimer)
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    30 minutos
  • Doutrinação cristã: doutrinadores religiosos e sua imposição social e cultural
    Feb 21 2024
    Falaremos sobre a imposição religiosa na nossa sociedade como que uma religião que conquistou o maior número de fiéis ao longo dos séculos se desenvolveu e se tornou a mais numerosa, como que ela influenciou e influência a nossa sociedade de maneira direta e indireta, suas relações culturais, religiosas, sociais e seu envolvimento com a política. Falaremos como a imposição e a importunação desproporcional a pessoas de outras fés e tradições trazem malefícios e impactos negativos nas nossas relações sociais e culturais. Veremos isso e muito mais no episódio de hoje... Fontes: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cristianismo_primitivo • A História do Judaísmo (Martin Goodman) •A História dos Hebreus (Flávio Josefos) •História do Ateísmo (Georges Minois) •A evolução de Deus (Robert Wright) •Como a religião envenena tudo (Christopher Hitchens) •O mundo assombrado pelos demónios (Carl Sagan) •Armas, Germes e Aço (Jared Diamond) •Constituição federal de 1988 •O significado dos versiculos do Alcorão sagrado( tradutor Samir El Hayek) • Bíblia cristã João Ferreira de Almeida •Tanach completo (edição Seder hebraico e português) •Torá (A Lei de Moisés e as Haftarot da Comunidade Sefaradi de Miami Flórida) •Kitsur Shulchan Aruch( o código da lei judaica abreviado de Rav Shlomo Granzfried z""l )
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    48 minutos
  • Violência simbólica: conceito sociológico por Pierre Bourdieu
    Feb 13 2024
    A violência simbólica refere-se a formas de opressão e dominação que ocorrem por meio de símbolos, linguagens, normas culturais e representações sociais. Ela se manifesta de maneira mais sutil do que a violência física ou verbal, mas ainda assim exerce controle e poder sobre indivíduos ou grupos. Essa forma de violência pode ocorrer em diferentes contextos, como nas relações de gênero, classe social, raça e etnia. Por exemplo, a sexualização de corpos femininos na mídia, a imposição de padrões estéticos ocidentais como ideais de beleza, e a exclusão de certos grupos étnicos de espaços privilegiados são exemplos de violência simbólica. A violência simbólica pode ter efeitos prejudiciais profundos e duradouros sobre as pessoas, minando sua autoestima, identidade e autonomia. É importante reconhecê-la e combatê-la para promover relações mais justas e igualitárias na sociedade. Fontes: Bourdieu, P., Passeron, J. C., Nice, R., Bourdieu, P., & Bottomore, T. B. (2013). "Reproduction in education, society, and culture". Los Angeles; London; New Delhi; Singapore; Washington, D.C.: Sage. Weininger, Elliot B. «PIERRE BOURDIEU ON SOCIAL CLASS AND SYMBOLIC VIOLENCE» (PDF). Social Science Computing Coooperative. Consultado em 17 de março de 2021 ↑ Andrade Cunha, Tânia Rocha (2007). O preço do silêncio: mulheres ricas também sofrem violência 1ª ed. Vitória da Conquista, BA: Edições Uesb. p. 23. ISBN 978-85-88505-55-1 Miranda, Luciano (2005). Pierre Bourdieu e o campo da comunicação: por uma teoria da comunicação praxiológica. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS. p. 86. ISBN 8574305421 ↑ Bordieu, Pierre (1989). O Poder Simbólico. Lisboa: Diffel. p. 9-10 ↑ Ir para:a b Poupeau, Franck (1 de maio de 2001). «Reasons for Domination, Bourdieu versus Habermas». The Sociological Review (em inglês) (1_suppl): 69–87. ISSN 0038-0261. doi:10.1111/j.1467-954X.2001.tb03534.x. Consultado em 17 de março de 2021 ↑ Bourdieu, P., & Wacquant, L. J. (1992). An invitation to reflexive sociology. Chicago, Il.: University of Chicago Press.
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    22 minutos
  • Cultura di massa
    Feb 6 2024
    La cultura di massa consiste in valori, idee e  prassi condivise per strati sociali ad ampia diffusione nella società contemporanea, i cui contenuti vengono trasmessi principalmente dai mezzi di comunicazione di massa . L'espressione è talora usata in opposizione a quella di cultura alta o d'élite, riferita alle fasce sociali dominanti nel campo simbolico della cultura. Vedremo questo e molto altro nell'episodio di oggi. Bibliografia: • José Ortega y Gasset, La ribellione delle masse, Milano, SE, 2001 [1930], ISBN 88-7710-495-3. • Henry Jenkins, Cultura Convergente, Milano, Apogeo, 2007, ISBN 88-387-8776-X.
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    9 minutos
  • Ideologias e a Ideologia dominante
    Jan 31 2024
    As relações de dominação entre os homens começam na materialidade da existência, em que poucos controlam a riqueza social.. No entanto, a dominação não se esgota na materialidade. Ela se espalha por todas as esferas da vida social, chegando até mesmo ao plano do pensamento,das ideias. "A ideologia dominante de uma época, é da classe dominante pois quem domina a materialidade também domina o campo do pensamento" Quem detém o poder economico detém o poder político. "O esforço da classe dominante em esconder a realidade e, dessa forma, impedir a rebelião da classe dominada. Veremos isso e muito mais no episódio de hoje... Fontes: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Neoliberalismo Referências: •Ideologia alemã (Karl Marx) •Manifesto comunista (Karl Marx e Friedrich Engels) •Economia: modo de usar (Ha-Joon Chang) •23 coisas que não nos contaram sobre o capitalismo (Ha-Joon Chang) •Capital (Karl Marx) • 18 de Brumário de Napoleão Bonaparte (Karl Marx) • Duvidar de tudo (Glauber Ataide)
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    26 minutos