Episódios

  • #129 - Errados são os Outros! Ceticismo, Pseudoceticismo e Ciência (Ulysses Albuquerque)
    Sep 17 2024

    Neste episódio recebo pela segunda vez no canal o pesquisador e escrito, Ulysses Albuquerque, onde debatemos temas abordados em seu mais novo livro 'Errados São os Outros: Ceticismo, Pseudoceticismo e Ciência'. Ulysses explica as motivações que o levaram a escrever o livro durante a pandemia, abordando temas como desinformação científica e os erros nos processos de comunicação da ciência. A conversa se aprofunda em como o ensino de ciências poderia focar mais no desenvolvimento do pensamento crítico e menos em pequenos experimentos. Ulysses destaca também a importância do ceticismo saudável e expõe a diferença entre ceticismo e pseudoceticismo. Trazendo reflexões com base em filmes como 'Não Olhe Para Cima', 'O Homem da Terra' e 'Os Outros,' ele analisa a relação entre ciência, ceticismo e a necessidade de repensar a forma como a ciência é comunicada e ensinada. Ulysses Paulino de Albuquerque concluiu o doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco, com realização de estágio no laboratório de etnobotânica da Universidade Nacional Autonoma do Mexico. Foi professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco até abril de 2017, tendo fundado e coordenado o Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA). Atualmente é professor titular do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco. Conselheiro (2024-2028) e sócio fundador da Associação Latino-americana de Ciências Evolucionistas do Comportamento Humano. Atua na área de psicologia evolucionista, ecologia humana e etnobiologia. Em 2023, em uma pesquisa publicada por cientistas da Universidade de Stanford, integrou a lista dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo. Atualmente ocupa a cadeira 46 da Academia Pernambucana de Ciência (ACP). (Livro Gratuito) Errados são os Outros! Ceticismo, Pseudoceticismo e Ciência Livros Gratuitos de Temáticas Científicas ********** Apoie o Canal ********** Apoio mensal: https://apoia.se/podcastuniversogeneralista PIX: universogeneralista@gmail.com

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 11 minutos
  • #128 - Psiquiatria Evolucionista (Iago Pereira da Silva)
    Sep 3 2024

    Neste episódio, converso com Iago Pereira da Silva sobre psiquiatria evolucionista, uma abordagem que explora as possíveis origens evolutivas de transtornos mentais. Iago compartilha sua trajetória acadêmica e critica a psiquiatria tradicional por muitas vezes patologizar comportamentos normais, como a tristeza e a ansiedade, sem considerar suas funções adaptativas ao longo da evolução humana. A discussão aborda as diferenças entre a psiquiatria tradicional e a evolucionista, o impacto do desarranjo evolutivo em nossa saúde mental na sociedade moderna, e como a solidão urbana e as redes sociais contribuem para o aumento de transtornos mentais, além de tocar em temas como a falta de bases científicas sólidas na construção do Manual de Diagnósticos (DSM). Iago Pereira da Silva atualmente é doutorando em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde trabalha a relação entre Psiquiatria, Evolução e Filosofia. É membro do Brazilian Evolution and Health Study na Faculdade de Medicina da USP. Licenciado e mestre em Filosofia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente suas principais áreas de pesquisa incluem Filosofia da Psiquiatria, Psiquiatria Evolucionista e Psicologia Evolucionista. Instagram - O Evolucionista: ********** Referências do Episódio ********** Nesse, Randolph M. “Evolutionary Psychiatry: Foundations, Progress and Challenges”. World Psychiatry 22, nº 2 (junho de 2023): 177–202.


    Bateson M, Brilot B, Nettle D. "Anxiety: an evolutionary approach." Can J Psychiatry. 2011 Dec;56(12):707-15.


    Brosnan, S. F., Tone, E. B., & William, L. (2017). "The evolution of social anxiety." In T. K. Shackelford & V. Zeigler-Hill (Eds.), The evolution of psychopathology (pp. 93–116). Springer International Publishing/Springer Nature.


    Nesse, Randolph M. “An Evolutionary Perspective on Psychiatry”. Comprehensive Psychiatry 25, nº 6 (novembro de 1984): 575–80.


    Boorse C. "Health as a Theoretical Concept." Philosophy of Science. 1977;44(4):542-573.


    Wakefield, J.C. (2015). "Biological Function and Dysfunction: Conceptual Foundations of Evolutionary Psychopathology." In The Handbook of Evolutionary Psychology, D.M. Buss (Ed.).


    (Livro) A Geração Ansiosa - Jonathan Haidt(Livro) Defining Mental Disorder: Jerome Wakefield and His Critics


    (Livro) Textbook of Evolutionary Psychiatry and Psychosomatic Medicine: The Origins of Psychopathology

    ********** Apoie o Canal ********** Apoio mensal: https://apoia.se/podcastuniversogeneralista PIX: universogeneralista@gmail.com

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 31 minutos
  • #127 - Como Teorias da Conspiração se Espalham e como as Reais são Encobertas (Catarina Dutilh Novaes)
    Aug 7 2024

    Neste episódio, recebo a filósofa Catarina Dutilh Novaes para uma conversa sobre sua pesquisa acerca das crenças conspiratórias. Ela explora o desafio que essas crenças representam para epistemólogos e psicólogos, devido à sua aparente irracionalidade. Catarina discute como as crenças conspiratórias podem ser verdadeiras ou falsas e apresenta seu modelo de três níveis de troca epistêmica, que nos ajuda a entender tanto a disseminação quanto o encobrimento dessas crenças. Por fim, ela aborda as alegações de que as Fake News são um fenômeno novo e discute a ideia de que estamos vivendo em uma era de pós-verdade. Catarina Dutilh Novaes é professora e pesquisadora no Departamento de Filosofia da Universidade de Amsterdam (Holanda) e professora associada do centro de pesquisa filosófica da Universidade de St. Andrews (Escócia). Seu livro "The Dialogical Roots of Deduction" recebeu o Prêmio Lakatos em 2022, e suas principais áreas de pesquisa incluem história e filosofia da lógica, filosofia da matemática e epistemologia social. Site pessoal da Catarina: https://www.cdutilhnovaes.com/ Google Scholar da Catarina: https://scholar.google.com/citations?user=ngIdwroAAAAJ&hl=en&oi=ao Artigo 1 citado na entrevista: How Conspiratorial Beliefs Spread, and How Real Conspiracies Are Covered Up (Catarina Dutilh Novaes) https://doi.org/10.1080/0020174X.2024.2375770. Artigo 2 citado na entrevista: Is Fake News Old News? (Catarina Dutilh Novaes e Jeroen de Ridder) https://doi.org/10.1093/oso/9780198863977.003.0008. Livros publicados por Catarina: https://amzn.to/4dwwScU ********** Apoie o Canal ********** Apoio mensal: ⁠https://apoia.se/podcastuniversogeneralista⁠ PIX: universogeneralista@gmail.com

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 25 minutos
  • #126 - Caverna de Ossos e Os Segredos dos Neandertais: Analisando os Documentários (Gabriel Rocha)
    Jul 24 2024

    Neste episódio, recebo Gabriel Rocha para uma análise dos documentários de evolução humana recentemente lançados na Netflix: 'Caverna de Ossos' e 'Os Segredos dos Neandertais'. Gabriel inicia com uma breve apresentação das duas espécies de hominínios retratadas: Homo Naledi e Neandertais. Em seguida, exploramos a qualidade científica das informações apresentadas nos documentários. Além de comparar as produções, discutimos o processo de publicação acadêmica no Brasil e os desafios inesperados enfrentados por Gabriel ao tentar publicar um artigo como primeiro autor na Revista USP.


    Gabriel Rocha é biólogo formado pela Unesp de Botucatu e doutorando em Antropologia na Universidade de Stony Brook (NY, EUA). Ele atua como divulgador científico e é integrante do Núcleo de Pesquisa e Divulgação em Evolução Humana do Instituto de Estudos Avançados da USP.


    Gabriel Rocha: Currículo Lattes - Instagram -

    Twitter - TikTok


    (artigo) Evolução humana: o que há de novo no front?


    (artigo) No scientific evidence that Homo naledi buried their dead and produced rock art


    (artigo) The child who lived: Down syndrome among Neanderthals?

    ********** Apoie o Canal ********** Apoio mensal: ⁠https://apoia.se/podcastuniversogeneralista⁠ PIX: universogeneralista@gmail.com

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 25 minutos
  • #125 - Unificação na Psicologia e na Psicoterapia (Marcia Gralha)
    Jul 9 2024

    Neste episódio, converso com a psicóloga Marcia Gralha, que compartilha a sua perspectiva de uma possível unificação na psicologia e na psicoterapia. Marcia fala sobre a sua experiência na graduação em psicologia nos Estados Unidos e discute a diferença na formação psicológica que encontramos no Brasil. Ela explora a questão da psicologia como ciência, a importância de uma abordagem unificada e os desafios enfrentados na prática clínica. Marcia explica também a Teoria Unificada do Conhecimento (UTOK) e a ferramenta CALM MO, que integra processos terapêuticos. O debate abrange a psicoterapia baseada em evidências versus psicanálise e a necessidade de uma base teórica sólida para a psicologia. O projeto Nexus, liderado por Marcia, promove a integração e o diálogo entre diferentes vertentes da psicologia no Brasil. Marcia Gralha é graduada em Psicologia pela University of South Florida (Tampa, FL) e possui mestrado em Psicologia Clínica pela Western Carolina University (Cullowhee, NC). Divulgadora da UTOK, a Teoria Unificada do Conhecimento, e co-fundadora do Nexus, que explora discussões sobre integração de práticas na psicologia. UTOK - Teoria Unificada do Conhecimento Substack (textos em português) - https://utokbr.substack.com/ Medium (textos em inglês) - https://medium.com/unified-theory-of-knowledge NEXUS Instagram - https://www.instagram.com/psi.nexus/ Youtube - https://www.youtube.com/@psinexustv Livro citado por Marcia durante a entrevista: Wampold, B. E., & Imel, Z. E. (2015). The great psychotherapy debate: The evidence for what makes psychotherapy work. Routledge.

    ********** Apoie o Canal ********** Apoio mensal: https://apoia.se/podcastuniversogeneralista PIX: universogeneralista@gmail.com

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 10 minutos
  • #124 - Agricultura Espacial: Produzindo Alimentos em Marte (Rebeca Gonçalves)
    Jun 25 2024

    Neste episódio tenho uma conversa fascinante com Rebeca Gonçalves, astrobióloga brasileira que recentemente publicou um artigo sobre as possibilidades de uma agricultura em solo marciano. Rebeca discute a importância do generalismo na sua formação acadêmica e nas suas diversas experiências de vida, incluindo viagens a 25 países e seu trabalho na Agência Espacial Europeia. A conversa explora a sua pesquisa inovadora sobre agricultura em Marte, abordando técnicas de consorciação de culturas, desafios do regolito marciano e as implicações éticas e práticas da colonização espacial. Além disso, Rebeca ressalta o impacto positivo do cultivo de plantas para a saúde mental dos astronautas e a importância de desenvolver sistemas agrícolas sustentáveis tanto em Marte quanto na Terra. Exploramos também a valorização de vivências e habilidades diversas no meio acadêmico e profissional, enfatizando como essas experiências moldam uma visão mais ampla e equilibrada do mundo.

    Rebeca Gonçalves, astrobióloga brasileira, é especialista em agricultura espacial. Graduada em Biologia pela Universidade de Bristol na Inglaterra e com mestrado em Astrobiologia pela Universidade de Wageningen, reconhecida como a melhor universidade em estudos agrícolas do mundo, na Holanda. Trabalhou na Agência Espacial Europeia (ESA) no setor de comunicação para missões espaciais comerciais a bordo da Estação Espacial Internacional. Organizou um programa extensivo de Estudos Espaciais em parceria com a Universidade Internacional do Espaço e a NASA. Participou como palestrante do NASA Space Apps Challenge no Brasil. É comunicadora da ciência através de sua conta no instagram (+12K) e da palestras sobre ciência espacial para jovens de todo o Brasil, especialmente em escolas públicas. Artigo da Rebeca que exploramos nessa entrevista: Intercropping on Mars: A promising system to optimize fresh food production in future Martian colonies - https://doi.org/10.1371/journal.pone.0302149 ********** Apoie o Canal ********** Apoio mensal: https://apoia.se/podcastuniversogeneralista PIX: universogeneralista@gmail.com

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 8 minutos
  • #123 - Grandes Mitos sobre Movimento, Postura e Dor (Pablo Santurbano)
    Jun 11 2024

    Neste episódio recebo o fisioterapeuta Pablo Santurbano para uma conversa profunda sobre fisioterapia e as ciências evolutivas. Pablo lançou recentente a segunda edição do seu livro "Evolução e Movimentação Humana" e nessa conversa revisita os maiores mitos da biomecânica, desafiando paradigmas antigos mas ainda presentes na prática clínica e nas redes sociais. A discussão abrange a desmistificação de conceitos como 'text neck' e posturas corretas, a resiliência e adaptabilidade do corpo humano, e critica a abordagem reducionista de 'terrorismo biomecânico' que trata o corpo humano como frágil. Com uma visão otimista, exploramos como o movimento e o exercício, fundamentados em evidências científicas e biologia evolutiva, são cruciais para o manejo da dor e a promoção da saúde corporal e como o discurso alarmista frente aos perigos de se movimentar carecem de plausibilidade.


    Pablo Santurbano é um fisioterapeuta que desde 2007 vem se aprofundando em Biologia Evolutiva, a fim de encontrar maneiras com as quais o conhecimento sobre a evolução biológica humana pode contribuir para as Ciências do Movimento. É autor do livro "Evolução e Movimentação Humana", idealizador da FBA e facilitador no Curso Movimentação FBA.


    "Evolução e Movimentação Humana" - Livro


    Mais sobre o trabalho de Pablo Santurbano


    ********** Apoie o Canal **********

    Apoio mensal: https://apoia.se/podcastuniversogeneralista

    PIX: universogeneralista@gmail.com

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 22 minutos
  • #122 - Enativismo: Cognição Corporificada e Halterofilosofia (Giovanni Rolla)
    May 28 2024

    Neste episódio, recebi Giovanni Rolla para uma conversa que entrelaça filosofia, ciência e o corpo humano. Discutimos o papel da filosofia na clareza conceitual das ciências cognitivas e a emergência do enativismo nos anos 90 como uma crítica ao cognitivismo, focando nas interações sensório-motoras e na corporeidade. Abordamos também a importância da atividade física para o bem-estar mental e seu papel ético, comparando nossa capacidade física com a de outros animais e propondo um equilíbrio saudável entre corpo e mente. Giovanni ainda compartilha insights do seu novo livro, ainda a ser publicado, e debate a reconexão com a fisicalidade na vida moderna. Giovanni Rolla é professor adjunto de Filosofia pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia, membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia (PPG-F) e de Ensino Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da mesma universidade. É membro fundador dos grupos de pesquisa interinstitucionais Enactive Cognition & Narrative Practices (Wollongong-AUS) e Cognição, Linguagem, Enativismo e Afetividade (Brasil) e secretário adjunto da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (gestão 2023-2024). É doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), mestre (2013), bacharel (2010) e licenciado (2015) em Filosofia pela mesma universidade. Atua principalmente com os seguintes temas: filosofia da cognição, teorias da cognição corporificada, variedades de enativismo, teorias da percepção e teorias da informação. Site: www.giovannirolla.com Google Scholar - Giovanni Rolla Lattes - Giovanni Rolla ********** Apoie o Canal ********** Apoio mensal: https://apoia.se/podcastuniversogeneralista PIX: universogeneralista@gmail.com

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 29 minutos