Audible Lança Serviço no Brasil

A group of actors and Audible employees gathers together in front of a backdrop with audiobook cover art and the Audible Brazil logo.

A Audible, uma subsidiária da Amazon.com, Inc. e uma das principais criadoras e distribuidoras de entretenimento em áudio de alta qualidade, e a Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda lançam hoje um serviço localizado desenhado exclusivamente para ouvintes brasileiros. Os assinantes podem acessar um catálogo ilimitado de mais de 100.000 audiolivros globais, incluindo cerca de 4.000 títulos em português, por apenas R$19,90 por mês, com a opção de comprar qualquer um dos outros 500.000 títulos do catálogo adicional com 30% de desconto. Muitos dos títulos em português nunca haviam sido disponibilizados em áudio. A Audible oferece um período de teste gratuito de 30 dias para novos usuários e três meses gratuitos para assinantes Amazon Prime.

Os brasileiros que desejam ser mais produtivos, estar bem-informados e se divertir podem agora relaxar em casa, se deslocar para o trabalho, passear com o cachorro ou realizar tarefas domésticas enquanto enchem seus ouvidos com histórias imersivas e enriquecedoras. Segundo a pesquisa Audible Compass de 2023, desenvolvida pelo grupo de pesquisas de mercado Kantar e encomendada pela Audible, 90% dos brasileiros relatam já ter ouvido conteúdo em áudio por meio de podcasts ou audiolivros.

Com a Audible, ainda mais brasileiros em todo o país podem ter acesso a obras memoráveis, criadas e interpretadas por talentosos autores e atores de todo o mundo, e baixá-las para ouvir onde e quando quiser. A próxima geração de estudantes também pode se preparar para os exames de final de ano e vestibulares com narrações bem-produzidas dos títulos clássicos que estão nas listas de leitura obrigatória das principais universidades do país.

"Estamos felizes em trazer a Audible para o Brasil e pela oportunidade de fomentar a rica tradição literária e de contação de histórias do Brasil", disse Bob Carrigan, CEO da Audible. "Milhões de ouvintes ao redor do mundo consideram a Audible como parte de suas vidas, e trabalhamos com talentos brasileiros para garantir que o serviço e o conteúdo local reflitam a experiência de alta qualidade que transformou a forma como tantas pessoas ao redor do mundo consomem livros consomem livros atualmente.", completou o executivo.

Trabalhando com as principais editoras brasileiras, como Companhia das Letras, Grupo Record, HarperCollins Brasil, Intrínseca, Sextante, entre outras, a Audible Brasil oferece um catálogo incomparável de audiolivros, incluindo desenvolvimento pessoal, ficção, mistério e suspense, ficção científica e fantasia, biografias lidas pelos seus autores, dramas e comédias.

A maioria dos títulos disponíveis em português foi produzida, escrita e interpretada por alguns dos artistas de maior destaque do Brasil, incluindo atores e atrizes renomados, narradores e autores como:

O catálogo da Audible Brasil inclui obras de autores brasileiros consagrados como Ana Claudia Quintana Arantes, Augusto Cury, Carla Madeira, Djamila Ribeiro, Itamar Vieira Jr, Laurentino Gomes e Rita Lee. Best-sellers mundiais como a série “Harry Potter” narrada por Ícaro Silva, a trilogia de “Senhor dos Anéis” narrada por Mauro Ramos, e audiolivros de autores como Colleen Hoover, Jane Austen, Jenna Evans Welch, T. Harv Eker, e muito mais.

"Estamos animados para que os brasileiros em todo o país tenham acesso a ricas experiências de áudio criadas por talentos locais e internacionais. Temos o compromisso de produzir conteúdo de alta qualidade para nosso serviço no país, onde já trabalhamos com treze novos estúdios parceiros, mais de 500 narradores e produzimos mais de 1.500 audiolivros que chegam a mais de 14.000 horas de conteúdo", disse Adriana Alcântara, Diretora-Geral da Audible para o Brasil. "A Audible está apenas começando no Brasil, e estamos ansiosos para colaborar com alguns dos maiores nomes bem como talentos emergentes nacionais para continuar adicionando ao nosso catálogo as histórias que os brasileiros querem ouvir.", reforçou a executiva.

A Audible construiu uma categoria de mídia ao longo de mais de 25 anos e mudou a forma como milhões de pessoas ao redor do mundo consomem livros. Em média, os ouvintes da Audible baixam cerca de 20 audiolivros por ano. Segundo a pesquisa Audible Compass 2023, 81% dos brasileiros acreditam que o audiolivros podem ajudá-los a reduzir o tempo de tela. Dentre os brasileiros pesquisados, 51% ouvem histórias para relaxar, 27% enquanto realizam tarefas domésticas e 27% enquanto cozinham, de acordo com o mesmo estudo. Os resultados também indicam que 95% dos brasileiros acreditam que podem consumir mais livros por escutarem audiolivros.

O conteúdo Audible pode ser baixado para ouvir a qualquer momento e reproduzido em praticamente todos os dispositivos inteligentes, incluindo smartphones e tablets iOS e Android, Amazon Echo e PCs. Você também pode pedir para Alexa, assistente virtual da Amazon, para ler os títulos baixados da sua biblioteca. O serviço Audible é oferecido no Brasil pela Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda.

Sinopse dos audiolivros exclusivos narrados por celebridades brasileiras

A Audible oferece audiolivros em português de todos os gêneros, que abrangem muitos tópicos de interesse e apresentam narrações envolventes e emocionantes de celebridades, incluindo:

1984 por George Orwell, narrado por Otávio Muller

Narrado pelo experiente ator Otávio Muller, "1984" é uma ficção científica escrita por George Orwell que conta uma história de opressão governamental em um sistema totalitário em Londres em 1984. É uma crítica potente ao poder e à manipulação de governos autoritários.

"Alice no País das Maravilhas" foi narrado pela jovem e renomada atriz Gabz, que apresenta uma nova maneira de interpretar este clássico da literatura mundial publicado há mais de 150 anos por Lewis Carroll, contando a história da garota Alice que cai em uma toca de coelho e é transportada para um lugar fantástico habitado por criaturas peculiares e fantasiosas.

Escrito por L.M. Montgomery e publicado em 1908, "Anne de Green Gables" foi narrado pela atriz Nathalia Dill. A obra conta a história de Anne, uma órfã que foi erroneamente enviada para a Fazenda Green Gables para ser adotada. Com seu longo cabelo vermelho, olhos cinzentos e uma imaginação que a permite viver fantasias, ela traz reflexões pertinentes sobre os obstáculos e escolhas comumente enfrentados pelos pré-adolescentes.

"Um Teto Todo Seu", de Virginia Woolf, foi narrado pela cantora e atriz Clarice Falcão. A história explora reflexões sobre os papéis sociais das mulheres e sua influência feminina na produção literária e na expressão do pensamento independente.

"Dom Casmurro", romance mais famoso de Machado de Assis, conta a história de Bentinho e Capitu. A trama, narrada pelo ator Marcos Palmeira, gira em torno da grande questão: se Capitu traiu Bentinho. Machado de Assis (1839 a 1908) é frequentemente considerado o maior escritor da literatura brasileira e uma das figuras literárias mais importantes da língua portuguesa.

Escrito por Bram Stoker, "Drácula" foi narrado pelo ator Fabricio Boliveira. Este clássico da literatura de terror conta a aventura do advogado inglês Jonathan Harker, que viaja para a Transilvânia para ajudar um cliente misterioso que é um poderoso vampiro, o Conde Drácula.

A obra de Julia Lopes de Almeida, "Ânsia Eterna", foi narrada pela talentosa atriz Tabata Contri. Com uma coleção de 26 histórias, a autora aborda dinâmicas familiares tóxicas, tratamentos de doenças mentais no século 20 e comportamentos hipócritas e controversos dos mais abastados.

Narrado por Mauro Ramos, profissional de áudio renomado, a série “O Senhor dos Anéis” foi escrita durante a Segunda Guerra Mundial. A história de alta fantasia do britânico J. R. R. Tolkien descreve a luta contra o mal que se espalha pela Terra-média, de diversas criaturas - humanos, anões, elfos, ents e hobbits - contra os orcs, para evitar que o "Anel do Poder" retorne às mãos de seu criador, Sauron, o Senhor do Escuro.

Uma das obras mais memoráveis de Jane Austen, "Orgulho e preconceito", agora está disponível em formato de audiolivro e é narrado pela aclamada atriz Denise Fraga. A obra foi dirigida pelo experiente dublador brasileiro Mauro Ramos. A história gira em torno de Elizabeth Bennet, uma jovem que discorda das convenções sociais da época. Ela se apaixona pelo Mr. Darcy, mas suas crenças divergentes se tornam obstáculos para viverem o romance.

A atriz, escritora e diretora de cinema Maria Ribeiro, grande fã da autora Esther Perel, narrou "Sexo no cativeiro"". Baseando-se em mais de vinte anos de experiência como terapeuta de casais, Perel apresenta uma visão corajosa e provocativa da intimidade e do sexo, ao examinar as ansiedades e obstáculos que surgem quando a busca por um amor seguro entra em conflito com a necessidade de paixão.

Uma obra autobiográfica escrita por Raul Pompeia, "O Ateneu", conta a história de Sérgio, um estudante matriculado em um internato chamado Ateneu. O romance se passa no Rio de Janeiro, no século 19, e narra as descobertas do jovem e suas experiências em uma sociedade corrupta. O livro foi narrado pelo ator Eduardo Moscovis, que atuou na peça de teatro sobre a obra no início de sua carreira.

Publicado pela primeira vez em 1925, "O Grande Gatsby", escrito por F. Scott Fitzgerald, agora oferecerá uma experiência completamente diferente graças à nova versão exclusiva em audiolivro estrelada pelo ator Tarso Brant. A história retrata o romance entre Jay Gatsby e Daisy em meio ao caos da Primeira Guerra Mundial.

Escrito por Bernardo Guimarães, publicado em 1872 e narrado pelo ator indígena Daniel Munduruku, o romance "O Seminarista" retrata a história de amor do jovem Eugênio e sua amiga de infância Margarida. A família do protagonista o força a entrar em um seminário. No conflito entre o amor carnal e a religião, Eugênio dedica sua vida ao celibato.

"O Cortiço" é um romance naturalista do escritor brasileiro Aluísio Azevedo, publicado em 1890. A obra foi narrada pela atriz e escritora Maitê Proença. A história denuncia a exploração e as terríveis condições de vida dos moradores das pensões ou cortiços do Rio de Janeiro no final do século 19.

O único romance da escritora inglesa Emily Bronte, "O Morro dos Ventos Uivantes", é narrado pela atriz Bianca Bin. A história, publicada em 1847, retrata o amor entre dois personagens, Heathcliff e Catherine, que cresceram juntos e se apaixonaram, mas são separados por suas diferenças sociais.

Outros títulos de autores brasileiros que estarão disponíveis na Audible Brasil incluem:

A morte é um dia que vale a pena viver por Ana Claudia Quintana Arantes, narrado por Ana Claudia Quintana Arantes

“A morte é um dia que vale a pena viver”, escrito pela médica Ana Claudia Quintana Arantes, traz à luz conceitos de cuidado paliativo e reflexões sobre a vida diante da perspectiva da morte. O texto faz uma metáfora sobre a forma como vivemos, caminhando pelo mundo até nos depararmos com um muro e, ao chegarmos ali, não é possível retornar ou escalar. Nesse momento, só é possível olhar para trás, para o que já foi vivido.

“Ansiedade”, de Augusto Cury, aborda a ansiedade como sendo o mal do século e traz reflexões sobre como enfrentá-la, desacelerando os pensamentos e aprendendo a gerenciar a mente para ter uma vida mais saudável. O autor também explica de forma clara e objetiva sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).

O romance “Tudo é Rio” é a primeira obra da autora Carla Madeira. Ele narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso.

O romance "A Filha Primitiva", de Vanessa Passos, ganhou o Prêmio de Literatura Kindle - 6ª Edição. Ele conta as histórias de uma linhagem de mulheres unidas pelo destino, separadas pela dor, abandono, fé e ceticismo.

"Nerd", foi escrito e narrado pelo empresário e crítico de cinema Érico Borgo. Publicada em 2022, a obra compartilha sua jornada pessoal e profissional e revisita suas experiências com seus universos e personagens favoritos, levando o leitor a uma divertida viagem nostálgica que transcende gerações e une todos os amantes da cultura pop.