• 04- FPMT PORTUGUÊS - LZR Kopan 92 Faça oferecimentos pensando que você está oferecendo os poros do seu guru

  • May 13 2024
  • Duração: 1 hora e 20 minutos
  • Podcast

04- FPMT PORTUGUÊS - LZR Kopan 92 Faça oferecimentos pensando que você está oferecendo os poros do seu guru

  • Sumário

  • Tradução para o Português - Venerável Tenzin Kunsang


    Lama Zopa Rinpoche inicia este ensinamento, gravado em 16 de março de 2021, no Mosteiro Kopan, no Nepal, discutindo o falecimento do pai de uma monja, que morreu de ataque cardíaco, um mês após a morte de sua mãe por câncer e COVID-19. Rinpoche nos lembra que quando ouvimos falar da morte de alguém, é sempre bom lembrar: "Eu serei a mesma coisa, apenas um nome". Tudo o que restará de mim é o meu nome". É isso, nada mais". A qualquer momento isso pode acontecer, diz Rinpoche, e é muito importante lembrar. Até mesmo os budistas não praticam a lembrança da morte, explica Rinpoche. Você pode discutir a vacuidade e estudar filosofia, mas a primeira prática básica do Dharma é renunciar ao apego a esta vida e lembrar da morte e da impermanência. Até os idosos ficam chocados com o fato de que vão morrer. Quando as pessoas que você conhece morrem, é um ensinamento incrivelmente poderoso, lembrando que você pode morrer a qualquer momento. Se você não se preparar agora, será difícil para sua mente ficar feliz quando sua respiração cessar. De Versos de Conselhos para Meditar na Impermanência, de Gungthang Tenpai Dronme: Se, enquanto você tiver controle sobre sua vida, Não estabelecer uma base firme para a felicidade duradoura, Quando o ir e vir de sua respiração cessar, Será difícil para sua mente ser feliz. Lembrar-se da morte e da impermanência o traz ao Dharma. esmo que você ofereça o almoço a centenas de Maudgalypus e Sharipus, lembrar da morte e da impermanência por um segundo é melhor do que isso. Oferecer o almoço não fará você perder imediatamente o conceito de permanência e lembrá-lo do Dharma. O último ensinamento de Buda foi a impermanência. Rinpoche então nos lembra de nossa motivação para ouvir os ensinamentos. Temos total responsabilidade de libertar inúmeros seres sencientes dos oceanos de sofrimento do samsara e levá-los à felicidade sem igual, à total cessação de obscurecimentos grosseiros e sutis e à completude das realizações. Portanto, você deve pensar: "Portanto, devo alcançar a iluminação para fazer isso perfeitamente, sem o menor erro. Por esta razão, vou ouvir os ensinamentos". Rinpoche então explica que quando nosso guru falecer devemos seguir o conselho que Rinpoche deu em seu ensinamento anterior, que está se engajando nas seis lembranças e fazendo pujas e práticas, inclusive o Tsog do Lama Chopa . Isto é uma purificação incrível. Se você tem algum carma negativo acumulado com o guru, ele é a maior purificação, e você coleta os méritos mais vastos. Rinpoche continua seu comentário sobre As Cem Claras Realizações do Glorioso de Narthang, começando na página 7 da transcrição do ensinamento. Um ponto que Rinpoche faz muito fortemente é que quando fazemos oferendas à Sanga ou a leigos que são discípulos de nosso próprio guru, devemos pensar que estamos fazendo oferendas aos poros do próprio guru. Primeiro, gerar bodichita, diz Rinpoche. Depois, o que quer que você esteja oferecendo, a qualquer discípulo de seu guru, pense: "Estou fazendo oferendas a cada poro do meu guru". Ao fazer isso, você coleta muito mais mérito do que se tivesse feito oferendas a inúmeros Budas, Dharma e Sangha, e a inúmeras estátuas, estupas ou escrituras. Mesmo que você tenha um negócio de bilhões de dólares - isso não é nada comparado a fazer isso. Rinpoche compartilha uma história sobre como ele ofereceu dinheiro a monges no Tibete enquanto pensava que eles eram seu guru raiz. Rinpoche compartilhou que ele visualizou cada monge como seu guru enquanto fazia os oferecimentos. Rinpoche então dá comentários sobre estes versos de As Cem Claras Realizações do Glorioso de Narthang sobre como oferecer e dedicar suas raízes de virtude ao guru.

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