Episódios

  • Governança e Experiência do Paciente: Como a Gestão Transforma o Cuidado? - #026
    Sep 19 2024

    Neste episódio, entrevistamos Alberto da Costa e Silva Lott. Ele possui MBA em Gestão Empresarial, é especialista em Marketing e graduado em Administração de Empresas. Com ampla experiência no desenvolvimento de projetos de gestão, Lott tem se destacado na implantação de modelos de desdobramento de metas, com ênfase na gestão de despesas e no desenvolvimento da área comercial das organizações. Lott revela como a infraestrutura organizacional pode ser o grande diferencial para melhorar a experiência do paciente. Como alinhar visão, missão e gestão para criar um ambiente de cuidado centrado na pessoa?

    Alberto nos leva a refletir sobre o papel da governança nas instituições de saúde e mostra que a verdadeira transformação começa com uma liderança eficaz. Quer saber como a estratégia pode impactar diretamente o cuidado? Dê o play e descubra! --- Quer anunciar nos intervalos do podcast A Experiência do Paciente? Fale conosco pelo email: contato@sobrexp.com.br Créditos: Episódio produzido por Map2B Planejamento, Marketing e Negócios

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora
  • Pessoas com Deficiência e o cuidado centrado na pessoa - #025
    Sep 14 2024

    Neste episódio impactante, Julia Piccolomini, ativista e profissional com Distrofia Muscular de Cinturas, compartilha suas vivências pessoais e profissionais para provocar reflexões essenciais: como a inclusão de pessoas com deficiência pode melhorar a experiência do paciente? Julia nos desafia a repensar o ecossistema de saúde, destacando a importância da participação ativa dessas pessoas nas decisões que impactam suas vidas. Com insights poderosos sobre os desafios do movimento PCD no Brasil, este episódio é uma verdadeira aula sobre empatia, diversidade e transformação. Dê o play e venha refletir com a gente ! --- Quer anunciar nos intervalos do podcast A Experiência do Paciente? Fale conosco pelo email: contato@sobrexp.com.br Créditos: Episódio produzido por Map2B Planejamento, Marketing e Negócios


    Exibir mais Exibir menos
    51 minutos
  • E se isso acontecesse no seu serviço? (Sr Antônio - Cap I) - #024
    Aug 23 2024

    Olá, ouvinte SOBREXP, preparado para novidades? Em formato inovador, preparamos uma série com 4 episódios com o objetivo de nos levar a reflexões importantes sobre práticas de cuidado atuais disseminadas nos ambientes de saúde, com uma pergunta pra mexer com você: e se isso acontecesse no seu serviço?

    E vai ser assim… Acompanharemos a jornada do Sr. Antônio, um senhor que necessita de cuidados intensivos de saúde, que precisa ser internado e que passa por uma verdadeira saga junto com seus familiares no hospital. Antônio é um nome fictício... já a história que você está prestes a ouvir, real. Acontecida no ano de 2023, na grande São Paulo.

    A cada dois episódios do podcast A Experiência do Paciente da SOBREXP, você terá um novo capítulo dessa saga e além de refletir muito, vai nos ajudar a construir o episódio seguinte, escolhendo o tema que vai querer saber mais no episódio seguinte.

    Neste primeiro capítulo, contamos com a participação do Dr Thiago Gomes Romano, Coordenador médico da UTI oncológica do Hospital São Luiz Itaim e da UTI geral do Hospital Vila Nova Star, e da supervisora de enfermagem do Hospital Vila Nova Star, Patrícia Serralheiro, que gentilmente contribuíram conosco pra trazer um pouco mais de informações sobre pontos importantes deste episódio.

    O Roteiro desta série foi escrito pela Cris Zerbinatti e pelo Tulio Fonseca, que também comandam os microfones do episódio.

    Vamos lá enfrentar essa saga juntos e ajudar a mudar a forma como enxergamos o paciente, os familiares e a assistência no Brasil? Então dá o play e vem com a gente.

    Exibir mais Exibir menos
    34 minutos
  • Redução de ineficiências e desperdícios - #023
    May 9 2024

    Neste episódio do podcast A Experiência do Paciente, exploramos a aplicação dos princípios Lean na área da saúde com a especialista Paloma Rubinato. Sem termos técnicos ou jargões, Paloma compartilha sua experiência prática e insights sobre como a eficiência operacional pode aprimorar os processos de cuidados de saúde e, consequentemente, a experiência do paciente. Uma conversa franca e direta sobre otimização, identificação de desperdícios e o impacto tangível nas instituições de saúde. Ouça agora para descobrir como a abordagem Lean pode transformar a maneira como pensamos e praticamos a saúde.

    Exibir mais Exibir menos
    53 minutos
  • Modelo de Cuidado Centrado na Pessoa - #022
    Apr 19 2024

    Neste episódio, a SOBREXP explora o tema Modelo de Cuidado Centrado na Pessoa com a convidada Fátima Gerolin, Diretora Executiva Assistencial do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

    Discutimos a influência da formação e experiência profissional de Fátima na promoção desse modelo de cuidado, assim como os desafios enfrentados na sua implementação no dia a dia.

    Também abordamos o papel dos enfermeiros e a importância da integração entre profissionais de saúde para fortalecer essa abordagem.

    Junte-se a nós para uma conversa esclarecedora sobre o futuro do cuidado centrado na pessoa no contexto brasileiro. E aproveite pra compartilhar com os colegas esta abordagem tão incrível sobre este tema.
    --- Quer anunciar nos intervalos do podcast A Experiência do Paciente? Fale conosco pelo email: contato@sobrexp.com.br Créditos: Episódio produzido por Map2B Planejamento, Marketing e Negócios

    Exibir mais Exibir menos
    50 minutos
  • A liderança e o cenário de mudança de cultura - #021
    Apr 4 2024

    Oportunidade de explorar o universo da liderança e da cultura organizacional com um convidado de peso: Fernando Torelly, parceiro da SOBREXP e CEO do HCor. Com uma carreira diferenciada na administração hospitalar e uma paixão pela construção de ambientes centrados no paciente, Fernando compartilha insights valiosos sobre como a liderança pode impulsionar mudanças positivas na experiência do paciente.

    Ao longo da conversa, exploramos o Framework da Experiência do The Beryl Institute, destacando a importância dos pilares de propósito, valores, estruturas, pessoas e medição na criação de uma cultura centrada no paciente. Torelly compartilha sua visão sobre o papel dos líderes na defesa da experiência do paciente, na criação de ambientes empoderadores e na comunicação eficaz dos valores organizacionais.

    Este episódio é uma verdadeira fonte de inspiração para líderes de saúde, gestores e todos aqueles comprometidos em transformar a cultura organizacional em prol da experiência do paciente. Prepare-se para uma conversa envolvente e cheia de insights com um dos principais nomes do ecossistema da Saúde brasileira.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 2 minutos
  • Como a arquitetura impacta na experiência do paciente - #020
    Mar 23 2024

    Para falar da arquitetura hospitalar e de sua influência na jornada de cuidado dos pacientes, tivemos o privilégio de receber Patrícia DAlessandro, arquiteta e vice-presidente da ABDEH - Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, para compartilhar sua expertise e insights sobre como o design dos espaços de saúde pode impactar diretamente na experiência e no bem-estar dos pacientes. Já pensou em como a arquitetura pode transformar a forma como nos relacionamos com os ambientes de saúde, tornando-os mais acolhedores, acessíveis e funcionais? Patrícia nos guia por uma jornada inspiradora, explorando desde os princípios básicos do design centrado no paciente até as últimas tendências e inovações na área. Se você se interessa por saúde, design e bem-estar, este episódio é imperdível! Ouça agora mesmo e embarque nessa viagem de descobertas e reflexões sobre o papel da arquitetura na promoção de uma experiência de cuidado mais humanizada e eficaz. --- Quer anunciar nos intervalos do podcast A Experiência do Paciente? Fale conosco pelo email: contato@sobrexp.com.br Créditos: Episódio produzido por Map2B Planejamento, Marketing e Negócios

    Exibir mais Exibir menos
    49 minutos
  • Desenhando jornadas do paciente - #019
    Feb 8 2024

    No 19º episódio, não apenas percorremos a jornada do paciente; procuramos desbravar territórios onde o design, a inovação e a sustentabilidade se entrelaçam para criar uma experiência única de cuidado.

    A bordo, temos a incrível Angela Yamamoto, designer de serviços, consultora de inovação e pesquisadora da experiência do usuário. O que ela tem a compartilhar vai além das fronteiras do convencional, prometendo abrir nossos olhos para um mundo onde cada passo na jornada do paciente é cuidadosamente moldado para transformar a experiência de saúde.

    Engajamento não é uma mera interação, design não é apenas estético, inovação não está ligada apenas a tecnologia e sustentabilidade tetm mais a ver com futuro do que apenas com ecologia.

    Pronto para uma experiência que transcende o ordinário? Sintonize agora e deixe-se levar por uma viagem que vai além dos cuidados de saúde - é uma odisséia inovadora e estamos ansiosos para que você faça parte dessa revolução.

    Desvende, transforme e conecte-se! --- Quer anunciar nos intervalos do podcast A Experiência do Paciente? Fale conosco pelo email: contato@sobrexp.com.br Créditos: Episódio produzido por Map2B Planejamento, Marketing e Negócios

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora