• Antropocast: navegando pela Antropologia

  • De: Fred Lucio
  • Podcast

Antropocast: navegando pela Antropologia

De: Fred Lucio
  • Sumário

  • Bem vindes a bordo. Embora conhecida como a ciência do ser humano, a Antropologia continua misteriosa pra maioria das pessoas. Concebendo a aventura antropológica como uma viagem marítima, convidamos os que gostam de navegar pelo conhecimento, a explorar esta fascinante área do saber. Este é um projeto de popularização da ciência e de educação com produção de material didático (mini aulas introdutórias de antropologia) em formato de podcast. Prontos pra iniciar essa viagem? Vamos nessa, pessoal! Siga-nos no Instagram: @antropocast Produção: Fred Lucio Website: https://fredlucio.net
    Fred Lucio
    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • 35. Reflexões sobre o Totemismo
    Sep 1 2024

    O que poderia haver em comum entre o Totemismo e a sociedade de consumo?


    O fenômeno do totemismo foi uma das primeiras manifestações culturais analisadas pela nascente antropologia no século XIX e que despertou um grande debate acerca da condição humana.


    Inicialmente foi identificado como uma manifestação religiosa, fundada num misticismo pueril e irracional. As sociedades então chamadas "totemistas" foram classificadas como intelectualmente indigentes, estando na "infância mental da humanidade".


    Como reação a esta visão etnocêntrica, o funcionalismo identificou no totemismo um princípio de classificação que atenderia a uma função de organização social.


    Estas visões foram questionadas pelo estruturalismo que enxergava no fenômeno uma organização do pensamento que manifesta uma sofisticada lógica simbólica que, abusando da linguagem figurada, tematizava a relação Natureza e Cultura.


    Dos estudos sobre Religião, passando pela psicanálise, a epistemologia e a ontologia, o totemismo tem sido um fértil terreno para se pensar diferentes aspectos das culturas humanas.


    A partir dos anos 1980, antropólogos como Marshall Sahlins, Everardo Rocha e Roberto Da Matta, mostraram que, guardadas as devidas proporções, intensidades e formas, o totemismo está muito presente nas sociedades urbanas e industriais.


    Utilizaram os princípios do totemismo para analisar aspectos simbólicos do sistema capitalista, como a publicidade e o consumo.


    Desta forma, o fenômeno extrapola as chamadas sociedades tradicionais - onde ele foi identificado e analisado inicialmente - e se revela igualmente presente, de forma ressignificada, reelaborada e atenuada, em nossa sociedade industrial.


    Afinal, o que é o fenômeno do totemismo e qual sua importância para as ciências humanas, e a antropologia em particular?


    O que ele fala sobre nós, seres humanos?


    É um fenômeno cuja abrangência se circunscreve às sociedades onde ele foi documentado de forma plena, ou ele encontra ecos e reverberações em nosso mundo urbano e industrial contemporâneo?


    São alguns aspectos pensados neste episódio.


    Siga-nos no Instagram: @antropocast

    Exibir mais Exibir menos
    54 minutos
  • 34. Para além da Natureza e da Cultura
    Aug 11 2024

    Avançando em nossa navegação no denso arquipélago da cultura, vamos aprofundar a reflexão explorando a ruptura da dicotomia NATUREZA/CULTURA.


    Este episódio explora uma perspectiva não positivista de construção da Antropologia, a partir das contribuições de várias etnografias contemporâneas com destaque para as contribuições de um ex-orientando de Claude Lévi-Strauss, o antropólogo francês Philippe Descola.


    A base clássica para esta reflexão remonta às análises feitas por Émile Durkheim, Marcel Mauss e, principalmente, Claude Lévi-Strauss, que revelaram formas de pensamento e de relação com o mundo que não se pautam pela maneira cindida e dicotômica com que o pensamento ocidental se construiu.


    Esses trabalhos foram importantíssimos para iniciar esse processo de desconstrução do preconceito etnocêntrico de que as sociedades chamadas tribais seriam irracionais, vivendo na ilusão do mito e nas formas de pensamento que foram classificadas como pré-lógicas. E que o pensamento eurocentrado representaria um modelo universal deste relacionamento com o mundo.


    Desafiando a ideia, universalmente concebida e percebida, de uma natureza completamente apartada do ser humano, Descola propõe 4 formas distintas de pensamento (epistemologias) e de existir, de ser no mundo (ontologias): o naturalismo, o totemismo, o animismo e o analogismo.


    Ele argumenta que entender a maneira como as sociedades ameríndias percebem essas diferenças ontológicas é essencial para uma compreensão mais profunda da diversidade cultural e das relações humanas com o meio ambiente.


    Com essa base, Descola se torna um dos principais pensadores que, ao trazer de maneira profunda uma perspectiva crítica da relação entre natureza e cultura, oferece uma perspectiva concreta de novos modelos para pensar a Ecologia, a Sustentabilidade, a exploração dos recursos... aspectos importantes do mundo contemporâneo.


    Algo que vem se mostrando absolutamente necessário e urgente.


    Siga o Antropocast no Instagram: @antropocast

    Website: https://fredlucio.net/

    Exibir mais Exibir menos
    59 minutos
  • 33. Antropologia, Design e Ativismo
    May 27 2024

    Dando uma pausa nas nossas reflexões sobre as questões teóricas envolvendo o par dicotômico Natureza/Cultura, neste episódio, no formato Antropocast convida, batemos um papo com a designer gráfica Marise De Chirico (@marisedechirico) sobre as relações entre o campo do Design e a Antropologia.


    A partir da sua própria trajetória de vida, e de uma disciplina eletiva que ela ministra (intitulada Design e Ativismo), nossa convidada navega por reflexões pensando o Design como uma ciência social aplicada e sobre como a perspectiva das ciências sociais podem ajudar a enfrentar os desafios (teóricos, metodológicos e práticos) do campo do design.


    As referências citadas no episódio estão no site do Antropocast (fredlucio.net).


    Siga-nos no Instagram: @antropocast


    Agradecimento especial à Christiane Couteux, pela leitura dos poemas de Ryane Leão.


    Referências:

    Pequeno manual antirracista

    Djamila Ribeiro

    Companhia das Letras, 2019


    Emprecariado — Todo mundo é empreendedor. Ninguém está a salvo

    Silvio Lorusso

    Clube do livro do design, 2023


    Descolonizando afetos: Experimentações sobre outras formas de amar

    Geni Núñes

    Paidós, 2023


    Políticas do design: Um guia (não tão) global de comunicação visual

    Ruben Pater

    Ubu, 2022


    Arte e Ativismo: Antologia

    André Mesquita, Charles Esche e Will Bradley

    MASP, 2021


    Links:

    design ativista

    az mina

    revista recorte

    adote uma causa

    podcast lombada


    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 1 minuto
activate_samplebutton_t1

O que os ouvintes dizem sobre Antropocast: navegando pela Antropologia

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.