Carta Podcast

De: CartaCapital
  • Sumário

  • O Podcast da Revista CartaCapital Assine e Apoie o jornalismo de Carta, confira as opções em AssineCarta.com.br
    CartaCapital
    Exibir mais Exibir menos
Episódios
  • X dribla STF e toma troco, em semana difícil para Lula com queimadas e juro | Fechamento Carta
    Sep 20 2024

    A rede social de Elon Musk deu um jeitinho de driblar a proibição de funcionar no País, decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). E tomou o troco. O juiz Alexandre de Moraes aplicou mais multas no X e na Starlink, outra empresa de Musk atuante no Brasil, de 5 milhões de reais por dia de desacato. Mais: a rede social foi obrigada a, enfim, tirar do ar a conta de alguns bolsonaristas, caso do blogueiro foragido Allan dos Santos. Os novos capítulos da guerra de Musk contra o Supremo aconteceram em meio a uma semana difícil para o governo Lula. As queimadas florestais espalharam-se. O Parque Nacional de Brasília foi castigado nos últimos dias. Lula teve de fazer reuniões de emergência e separar meio bilhão de reais para combater incêndios. Enquanto isso, o Banco Central (BC) aumentou a taxa básica de juros pela primeira vez no atual mandato do petista. A chamada Selic subiu de 10,5% ao para 10,75%. No mesmo dia, o FED, que é o BC dos Estados Unidos, cortou a taxa de lá pela primeira vez no governo Biden, para 5% ao ano. O Fechamento, programa semanal levado ao ar no dia que a redação de CartaCapital prepara nova edição da revista, abordará ainda os últimos acontecimentos nas campanhas para prefeito. Por exemplo: os desdobramentos da “cadeirada” de José Luis Datena (PSDB) em Pablo Marçal (PRTB) em uma debate em São Paulo.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 8 minutos
  • Glauber Braga na mira, adiada a anistia aos golpistas | Fechamento Carta
    Sep 13 2024

    O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aprovou, por 10 votos contra 2, o relatório sobre o processo de cassação de Glauber Braga (PSOL-RJ). A sessão foi marcada por pressão de militantes favoráveis à manutenção do mandato de Glauber, processado depois de ter empurrado e retirado da Câmara um militante do MBL que o ofendeu e a sua mãe. O deputado do PSOL terá, agora, um prazo de dez dias úteis para apresentar sua defesa. Ainda na Câmara, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) adiou a votação de um projeto que garante anistia aos golpistas do 8 de Janeiro. O tema deve retornar à discussão após o primeiro turno das eleições municipais. Ainda nesta edição do Fechamento: as novas pesquisas eleitorais. Em São Paulo, Pablo Marçal e Jair Bolsonaro "racham" o ato da extrema-direita na Avenida Paulista. Nos EUA, as análises sobre o primeiro (e provavelmente único) debate entre Donald Trump e Kamala Harris. A crise na Venezuela. E os estragos causados pelas queimadas no Brasil.

    Exibir mais Exibir menos
    55 minutos
  • Datafolha: Boulos, Marçal E Nunes Empatados Em SP; Segundo Turno Concorrido Em BH | Fechamento Carta
    Sep 6 2024

    Neste episódio, o cientista político João Feres Jr., professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj e coordenador do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (Lemep), analisa os resultados da última rodada de pesquisas do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira 5. Em São Paulo, há um empate triplo entre Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB). Em Belo Horizonte, quatro candidatos disputam vaga no segundo turno para enfrentar o líder, Mauro Tramonte (Republicanos). Já no Rio de Janeiro e em Recife, os prefeitos Eduardo Paes (PSD) e João Campos (PSB) tem grandes chances de se reeleger ainda no primeiro turno. O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. O STF impede Elon Musk de usar o Brasil como peão na guerra das big techs contra os Estados nacionais. A China troca o crescimento exponencial por um modelo de desenvolvimento com qualidade de vida, transição verde e salto tecnológico. E mais: em entrevista exclusiva, Luis Felipe Salomão, ex-corregedor do CNJ, critica o conluio lavajatista e defende longa quarentena a juízes seduzidos pela política. O Fechamento é transmitido ao vivo, no canal de CartaCapital no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, uma reprise será exibida pela TVT às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 2 minutos
activate_samplebutton_t1

O que os ouvintes dizem sobre Carta Podcast

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.