Episódios

  • X dribla STF e toma troco, em semana difícil para Lula com queimadas e juro | Fechamento Carta
    Sep 20 2024

    A rede social de Elon Musk deu um jeitinho de driblar a proibição de funcionar no País, decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). E tomou o troco. O juiz Alexandre de Moraes aplicou mais multas no X e na Starlink, outra empresa de Musk atuante no Brasil, de 5 milhões de reais por dia de desacato. Mais: a rede social foi obrigada a, enfim, tirar do ar a conta de alguns bolsonaristas, caso do blogueiro foragido Allan dos Santos. Os novos capítulos da guerra de Musk contra o Supremo aconteceram em meio a uma semana difícil para o governo Lula. As queimadas florestais espalharam-se. O Parque Nacional de Brasília foi castigado nos últimos dias. Lula teve de fazer reuniões de emergência e separar meio bilhão de reais para combater incêndios. Enquanto isso, o Banco Central (BC) aumentou a taxa básica de juros pela primeira vez no atual mandato do petista. A chamada Selic subiu de 10,5% ao para 10,75%. No mesmo dia, o FED, que é o BC dos Estados Unidos, cortou a taxa de lá pela primeira vez no governo Biden, para 5% ao ano. O Fechamento, programa semanal levado ao ar no dia que a redação de CartaCapital prepara nova edição da revista, abordará ainda os últimos acontecimentos nas campanhas para prefeito. Por exemplo: os desdobramentos da “cadeirada” de José Luis Datena (PSDB) em Pablo Marçal (PRTB) em uma debate em São Paulo.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 8 minutos
  • Glauber Braga na mira, adiada a anistia aos golpistas | Fechamento Carta
    Sep 13 2024

    O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aprovou, por 10 votos contra 2, o relatório sobre o processo de cassação de Glauber Braga (PSOL-RJ). A sessão foi marcada por pressão de militantes favoráveis à manutenção do mandato de Glauber, processado depois de ter empurrado e retirado da Câmara um militante do MBL que o ofendeu e a sua mãe. O deputado do PSOL terá, agora, um prazo de dez dias úteis para apresentar sua defesa. Ainda na Câmara, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) adiou a votação de um projeto que garante anistia aos golpistas do 8 de Janeiro. O tema deve retornar à discussão após o primeiro turno das eleições municipais. Ainda nesta edição do Fechamento: as novas pesquisas eleitorais. Em São Paulo, Pablo Marçal e Jair Bolsonaro "racham" o ato da extrema-direita na Avenida Paulista. Nos EUA, as análises sobre o primeiro (e provavelmente único) debate entre Donald Trump e Kamala Harris. A crise na Venezuela. E os estragos causados pelas queimadas no Brasil.

    Exibir mais Exibir menos
    55 minutos
  • Datafolha: Boulos, Marçal E Nunes Empatados Em SP; Segundo Turno Concorrido Em BH | Fechamento Carta
    Sep 6 2024

    Neste episódio, o cientista político João Feres Jr., professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj e coordenador do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (Lemep), analisa os resultados da última rodada de pesquisas do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira 5. Em São Paulo, há um empate triplo entre Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB). Em Belo Horizonte, quatro candidatos disputam vaga no segundo turno para enfrentar o líder, Mauro Tramonte (Republicanos). Já no Rio de Janeiro e em Recife, os prefeitos Eduardo Paes (PSD) e João Campos (PSB) tem grandes chances de se reeleger ainda no primeiro turno. O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. O STF impede Elon Musk de usar o Brasil como peão na guerra das big techs contra os Estados nacionais. A China troca o crescimento exponencial por um modelo de desenvolvimento com qualidade de vida, transição verde e salto tecnológico. E mais: em entrevista exclusiva, Luis Felipe Salomão, ex-corregedor do CNJ, critica o conluio lavajatista e defende longa quarentena a juízes seduzidos pela política. O Fechamento é transmitido ao vivo, no canal de CartaCapital no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, uma reprise será exibida pela TVT às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 2 minutos
  • O 'X' de Musk fora do Brasil? E mais: os incêndios criminosos pelo País | Fechamento CartaCapital
    Aug 30 2024

    Nas últimas semanas, o Brasil vem enfrentando uma onda de incêndios sem precedentes. São Paulo, Amazonas e outras regiões do país foram engolidas pelas chamas. No estado de São Paulo, 48 cidades foram atingidas. O fogo se espalhou rapidamente devido a dois fatores principais: as condições climáticas adversas e a ação humana. O governo suspeita que uma onda de incêndio criminosos tenha intensificado as queimadas. Para comentar o tema, CartaCapital recebe, no programa 'Fechamento', o climatologista Carlos Nobre, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e referência em estudos sobre a Amazônia e mudanças climáticas. Veja também: a rede social X pode ser bloqueada no país? Na noite desta quarta-feira 28, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou que o ex-Twitter, plataforma de Elon Musk, indique em até 24 horas um novo representante legal no Brasil, sob risco de "imediata suspensão das atividades da rede social". Ainda nesta edição: a corrida eleitoral em São Paulo. Guilherme Boulos, do PSOL, segue na liderança, enquanto o ex-coach Pablo Marçal, do PRTB, tenta se consagrar como o "herdeiro" do bolsonarismo. O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprova o parecer favorável à cassação de Chiquinho Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes — ao mesmo tempo, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) indeferiu, por unanimidade, o pedido de impeachment do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Domingos Brazão, também alvo de acusações no caso da morte da vereadora. E o presidente Lula indica Gabriel Galípolo como sucessor de Campos Neto no comando do Banco Central. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise a partir das 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat!

    Exibir mais Exibir menos
    59 minutos
  • O Acordão Entre Governo, STF e Congresso Colocará um Freio à Chantagem de Lira e CIA.? | Fechamento Carta
    Aug 23 2024

    Neste episódio, Mariana Serafini e Rodrigo Martins entrevistam o advogado Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional da PUC de São Paulo, colunista de CartaCapital e um dos subscritores da ADI 7697, movida pelo PSOL para questionar a constitucionalidade das emendas apresentadas por deputados federais e senadores ao orçamento da União, as chamadas emendas impositivas. Após o ministro Flávio Dino, relator do caso, suspender o pagamento delas por falta de regras de transparência na destinação dos recursos, líderes do governo, do Congresso e STF chegaram a um acordo, estabelecendo novos critérios. O vícios serão sanados? O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. A segunda e mais importante etapa da reforma tributária, a taxação de renda e patrimônio, entra na pauta em Brasília. Ativistas se unem a uma iniciativa global para facilitar a recolocação profissional de egressos do sistema prisional. Nos EUA, os democratas apostam no caipira Tim Walz para superar resistências a Kamala Harris na América profunda. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise a partir das 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat!

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 2 minutos
  • A Esquizofrênica Ofensiva Contra Alexandre De Moraes E O Pantanal Em Chamas | #FechamentoCarta
    Aug 16 2024

    Neste episódio, Fabíola Mendonça, Maurício Thuswohl e Rodrigo Martins entrevistam o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, sobre as alegações de supostos abusos cometidos por Alexandre de Moraes contra investigados no inquérito das fake news. Com base em mensagens trocadas por auxiliares do magistrado e reveladas pela Folha de S.Paulo, bolsonaristas articulam o 23º pedido de impeachment do ministro do STF no Senado, que tende a ter o mesmo destino das demais solicitações: a gaveta do senador Rodrigo Pacheco, presidente da Casa Legislativa. O convidado talvez possa esclarecer: Moraes cometeu, de fato, algum ato criminoso ou que possa levantar a sua suspeição? Os jornalistas também conversam com Gustavo Figueiroa, diretor de comunicação da SOS Pantanal. Com a antecipação do período de estiagem, mais uma consequência da crise climática, o bioma perdeu 1,5 milhão de hectares de cobertura vegetal em queimadas desde o início do ano. O programa apresenta, ainda, os principais destaques da nossa edição semanal. Lula e Bolsonaro medem forças nas eleições municipais, vistas como estratégicas para fortalecer palanques em 2026. E mais: em evento promovido por CartaCapital, Lula sinaliza a adesão do Brasil à nova Rota da Seda, o megaprojeto de desenvolvimento liderado pela China. O #Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise a partir das 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat!

    Exibir mais Exibir menos
    59 minutos
  • Cerco ao "Orçamento Secreto", o Relógio de Lula e a Isenção Para Medalhistas Olímpicos | Fechamento Carta
    Aug 9 2024

    Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam alguns dos principais acontecimentos da semana, como o cerco do Supremo Tribunal Federal ao “orçamento secreto” de Arthur Lira e Davi Alcolumbre. A investida do ministro Flávio Dino tem potencial de revelar escândalos de corrupção e incendiar as eleições para o comando da Câmara e do Senado, revela reportagem de capa de CartaCapital. Ao permitir que Lula fique com relógio presenteado por Jacques Chirac em 2005, o TCU abre brecha para rediscutir joias de Bolsonaro. Após avalanche de fake news, o governo isenta imposto sobre premiações de medalhistas olímpicos. E mais: Anunciado como vice de Kamala Harris, o governador Tim Walz sabe como falar com eleitores da "América profunda". O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Participe do debate pelo nosso chat.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 6 minutos
  • A Venezuela à beira de uma guerra civil? | Fechamento Carta com GILBERTO MARINGONI
    Aug 2 2024

    s alegações de fraude no pleito do último fim de semana, além da demora do governo de Nicolás Maduro em apresentar as atas das sessões eleitorais, são dois elementos que agravam a crise no chavismo. Na madrugada da segunda-feira 29, o Conselho Nacional Eleitoral informou que Maduro obteve 51,2% dos votos, contra 44,2% do adversário Edmundo Gonzáles. A oposição, contudo, não reconhece o resultado e alega ter provas de que o atual presidente foi derrotado. Maduro, por sua vez, afirmou haver provas de um "complô global contra a Venezuela". Ele também ampliou as críticas a María Corina Machado, principal liderança da oposição venezuelana e fiadora da candidatura de González. Para comentar a situação no país vizinho, as chances de ampliação da crise e o papel que a diplomacia brasileira poderá desempenhar na resolução do embate, a equipe de CartaCapital recebe Gilberto Maringoni, professor de Relações Internacionais da UFABC.

    Exibir mais Exibir menos
    56 minutos