Episódios

  • PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 por tentativa de golpe | Fechamento Carta
    Nov 22 2024

    No programa FECHAMENTO desta quinta-feira, a equipe de CartaCapital comenta os destaques da edição impressa da nova edição da revista. Neste episódio, Sergio Lirio, Mauricio Thuswohl e Fabiola Mendonça recebem Gisele Cittadino, integrante do Grupo Prerrogativas, fundadora da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e professora associada da PUC-Rio para comentar a nova operação da Polícia Federal sobre a trama golpista de 2022. A "Operação Contragolpe" da PF revelou a existência de um plano de assassinato contra o então presidente eleito Lula, seu vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, logo após o segundo turno das eleições. Segundo as investigações, o plano foi elaborado pelo general da reserva Mário Fernandes, que foi membro do alto escalão do governo de Jair Bolsonaro. O esquema previa a criação de um "gabinete de crise" — na prática, uma junta militar — sob comando do então ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e de Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro. Nesta quinta-feira 21, a PF anunciou o indiciamento de Jair Bolsonaro e de ex-integrantes de seu governo pelos crimes de aboliçao violenta do estado democrático de direito, organização criminosa e golpe de estado. As descobertas enterram de vez os planos de anistia para os bolsonaristas envolvidos nos ataques de 8 de Janeiro? Ainda neste programa: a equipe de CartaCapital recebe Giorgio Romano Schutte, professor de Relações Internacionais da UFABC e integrante do Observatório da Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil (OPEB), para um balanço da cúpula do G20 no Rio de Janeiro. Entre os principais temas do encontro, figuraram a transição energética, mudanças climáticas e a criação da Aliança Global contra a Fome, por iniciativa do governo brasileiro.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 1 minuto
  • iderada pela esquerda, a mobilização pelo fim da jornada 6x1 ganha tração nas redes | Fechamento Carta
    Nov 14 2024

    Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins entrevistam o jurista Jorge Luiz Souto Maior, desembargador aposentado e professor livre-docente de Direito do Trabalho na USP. Em debate, a mobilização puxada por lideranças do campo progressista pela redução da jornada semanal de trabalho e o fim da escala 6x1, objeto de uma PEC de autoria da deputada federal Erika Hilton, do PSOL. Enfim, uma proposta concreta apresentada pela esquerda aos trabalhadores que gera intensa repercussão nas redes sociais e pauta o debate em Brasília. O programa também apresenta os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. O audacioso ataque do PCC no aeroporto de Guarulhos expõe o despreparo do Estado para frear a metástase do crime organizado. A Polícia Federal está perto de concluir os últimos inquéritos contra Jair Bolsonaro, a sonhar com uma anistia no Congresso. Em São Paulo, a péssima qualidade do serviço funerário privatizado une opositores e governistas pela anulação dos contratos. E mais: a indigência registra alta de 11 pontos porcentuais na Argentina desde a posse de Javier Milei. O Fechamento é transmitido ao vivo, no canal de CartaCapital no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora
  • Trump Venceu. E Agora? | Fechamento Carta
    Nov 8 2024

    No Fechamento desta quinta-feira, Sergio Lirio e Mauricio Thuswohl recebem a jornalista Clarissa Carvalhaes, colaboradora de CartaCapital em Nova York, para debater o retorno de Donald Trump à Casa Branca. O que a vitória do bilionário significa para a política norte-americana, para a economia e para os direitos individuais? Qual será o rumo da política externa no novo mandato? E quais serão os impactos da eleição no Brasil? Na nova presidência Trump, a extrema-direita bolsonarista ficará fortalecida para tentar novas ofensivas contra o governo Lula?

    Exibir mais Exibir menos
    47 minutos
  • Sucessão de Lira na Câmara, Balanço das Disputas Municipais e Eleições nos EUA | Fechamento Carta
    Nov 1 2024

    Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam os bastidores da sucessão de Arthur Lira na Câmara dos Deputados. O PT e o PL oficializaram apoio a Hugo Motta, o candidato de Lira. Qual é o cálculo das lideranças petistas e do governo Lula? Há risco de Bolsonaro vir a ser anistiado? Os jornalistas também fazem um balanço do segundo turno das eleições municipais e falam sobre a corrida presidencial dos EUA, a mais imprevisível dos últimos tempos, com Donald Trump e Kamala Harris disputando voto a voto nos estados decisivos para a disputa. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

    Exibir mais Exibir menos
    57 minutos
  • As Chances De Virada No Segundo Turno | Fechamento Carta
    Oct 25 2024

    No programa FECHAMENTO desta quinta-feira, a equipe de CartaCapital recebe Marcos Coimbra, sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi, para uma conversa sobre a reta final das eleições 2024. Faltando três dias para o segundo turno, quais são as chances de "virada" para o campo progressista? A esquerda tem chances de vencer, por exemplo, com Guilherme Boulos em São Paulo, Natália Bonavides em Natal, Evandro Leitão em Fortaleza, Maria do Rosário em Porto Alegre e Lúdio Cabral em Cuiabá? Veja também: Sem Lula, começa a 16ª Cupula dos BRICS na Rússia. As últimas pesquisas sobre as eleições presidenciais nos EUA, entre Donald Trump e Kamala Harris. E os ataques de Israel em Gaza e no Líbano.

    Exibir mais Exibir menos
    57 minutos
  • Apagão Da Enel Desgasta Nunes Em São Paulo E O 'Partido Militar' Cresce Nas Eleições | Fechamento Carta
    Oct 18 2024

    Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam os desdobramentos do apagão da Enel nas eleições paulistanas. Parceiro do governador Tarcísio de Freitas na privatização da Sabesp, o prefeito Ricardo Nunes tem sido cobrado pela falta de poda preventiva das árvores, que não resistiram ao vendaval da sexta-feira 11 e provocaram danos à rede elétrica, deixando 3,1 milhões de domicílios sem luz. Passados seis dias, 36 mil imóveis continuavam às escuras na manhã da quinta-feira 17. E Nunes usou uma reunião com a direção da Enel para faltar a uma debate contra o adversário Guilherme Boulos, do PSOL. O programa apresenta ainda os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Um estudo mapeia a influência de católicos reacionários e empresários ultraliberais na ascensão da extrema-direita mundial. E mais: o ‘Partido Militar’ amplia sua participação na política: ao todo, 856 policiais e agentes das Forças Armadas foram eleitos no primeiro turno das eleições municipais, entre eles 759 vereadores, 52 prefeitos e 45 vices. O Fechamento é transmitido ao vivo, no canal de CartaCapital no YouTube, a partir das 17h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 4 minutos
  • Esquerda e Direita nas Eleições | Fechamento Carta com Margarida Salomão
    Oct 10 2024

    No programa FECHAMENTO desta semana, a equipe de CartaCapital recebe Margarida Salomão, do PT, prefeita reeleita de Juiz de Fora (MG), para comentar os resultados do primeiro turno das eleições municipais de 2024 — e as expectativas para o segundo turno. Qual será o impacto do apoio de Lula a Guilherme Boulos na disputa em São Paulo? E qual será o destino do coach Pablo Marçal? O PSD de Gilberto Kassab e Eduardo Paes foi o grande vencedor destas eleições? E ainda: o segundo turno em Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre. Veja também: a ofensiva israelense no Líbano. O retorno do X, ex-Twitter, no Brasil. E a aprovação de Gabriel Galipolo para substituir Roberto Campos Neto no comando do Banco Central.

    Exibir mais Exibir menos
    56 minutos
  • Oriente Médio À Beira De Uma Guerra Regional E As ÚLtimas Pesquisas Eleitorais | Fechamento Carta
    Oct 4 2024

    Neste episódio, Mariana Serafini e Rodrigo Martins entrevistam Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais da PUC de São Paulo, sobre a escalada de tensões no Oriente Médio. Na terça-feira 1º, o Irã disparou 180 mísseis contra Israel em retaliação aos assassinatos de líderes do grupo libanês Hezbollah e do palestino Hamas. O premier israelense, Benjamin Netanyahu, promete vingança e mantém os bombardeios no Líbano, que já provocaram a morte de 1.974 pessoas em menos de duas semanas, entre elas 127 crianças. O risco de uma guerra regional é concreto. Os jornalistas também apresentam os principais destaques da edição semanal de CartaCapital e comentam os resultados das pesquisas eleitorais mais recentes nas capitais brasileiras. O Fechamento é transmitido ao vivo, a partir das 18h, em nosso canal no Youtube. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Participe do debate pelo chat.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 10 minutos