Episódios

  • 18 de fevereiro - Deus Atenderá
    Feb 18 2025
    Saiba mais:

    Ele acode à vontade dos que o temem; atende-lhes o clamor e os salva. (Salmos 145.19)

    O próprio Espírito Santo tem criado em nós esse desejo de clamar a Deus; por conseguinte, Ele o atendera. É a sua própria vida em nós que impulsiona o clamor; portanto, Ele o ouvirá. Aqueles que temem a Deus são pessoas que estão sob a mais santa das influências; logo, o seu desejo é glorificar a Deus e desfrutá-Lo para sempre. Assim como o profeta Daniel, são homens de desejos, e o Senhor fará que aspirações de tais homens se cumpram.

    Desejos santos são como as folhas novas de um cereal, e o Lavrador Celestial as cultivará até que veja o grão maduro na espiga. Os homens que temem a Deus desejam ser santos, úteis, uma bênção para os outros e, assim, glorificar o seu Senhor. Eles desejam o suprimento de suas necessidades; anelam por auxílio quando se encontram sob pesados fardos, por orientação em meio à perplexidade e libertação em tempos de aflição. Às vezes, este desejo é tão intenso, e suas circunstâncias, tão opressivas, que eles clamam em agonia, tal como uma criança que sente dores fortes. E o Senhor age de maneira bastante compreensiva, fazendo tudo que é necessário, de conformidade com esta promessa, e" os salva". Sim, se tememos a Deus, não precisamos temer mais nada. Se clamamos ao Senhor, nossa salvação é garantida. O leitor dever ter esta promessa sempre em seus lábios e conservá-la em sua boca durante todo o dia; ela será como "bolo de mel".
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 17 de fevereiro - Deus Pode Torná-lo Forte
    Feb 17 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa. (2 Crônicas 15.7)

    Deus havia feito grandes coisas em favor do rei Asa e de Judá. Apesar disso, eles continuavam se mostrando um povo fraco. Seus pés eram muito vacilantes no caminho do Senhor, e seus corações, muito hesitantes, de modo que precisavam ser advertidos sobre o fato de que o Senhor estava com eles, enquanto estivessem eles com o Senhor, e de que, se O esquecessem, Ele, por sua vez, os deixaria. Foram também relembrados sobre seu reino-irmão, Israel: como ele se comportou mal por sua rebelião contra Deus e como o Senhor lhe foi gracioso, quando se arrependeram de seus pecados. O propósito de Deus era confirmá-los em seus caminhos e tomá-los fortes em justiça. Assim também deve acontecer conosco. Deus merece ser servido com todas as energias que dispomos.

    Se o serviço de Deus é digno de qualquer coisa, isto significa que também é digno de todas as coisas. Encontraremos nossa melhor recompensa no serviço de Deus, se o fizermos com dedicação resoluta. Nosso trabalho não é vão no Senhor; e nós o sabemos. Um serviço proveniente de coração dividido não trará qualquer recompensa. No entanto, quando lançamos toda a nossa alma na causa de Deus, veremos a sua prosperidade. Este versículo me foi enviado em dias de intensa tribulação, sugerindo que me revestisse de todo vigor, na certeza de ter alcançado o porto em segurança, com uma carga gloriosa.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 16 de fevereiro - Você Está Lidando com Deus
    Feb 16 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Não executarei o furor da minha ira; não tornarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem. (Oséias 11.9)

    Assim o Senhor revela as suas misericórdias que nos poupam de sua ira. Talvez o leitor esteja agora passando por um tempo de intenso desprazer, e todas as coisas ameacem sua condenação imediata. Permita que este versículo o levante do desespero. O Senhor agora o convida a meditar sobre seus próprios caminhos e confessar seus pecados. Se Ele fosse homem, há muito teria destruído você. Se agora Ele agisse como um ser humano, isto significaria uma sentença, um infortúnio e seria o seu fim. Mas Ele não age desta maneira, pois, "assim como os céus são mais altos do que a terra" (Is 55.9), assim os caminhos dEle são mais altos do que os seus caminhos.

    Você julgou corretamente, ao pensar que Ele está irado. No entanto, Ele não preserva a sua ira para sempre. Se de seus pecados você se converter a Jesus, Deus se converterá de sua ira. Visto que Ele não é homem, ainda existe perdão para você, mesmo que você esteja atolado profundamente em sua iniqüidade. Você tem um Deus com quem pode lidar, e não um homem severo, nem mesmo um homem meramente justo. Nenhum ser humano teria paciência com você; seus caminhos fatigariam qualquer anjo, assim como você fatigou seu pai entristecido. Mas Deus é longânimo. Venha e prove-O imediatamente. Confesse, creia, converta-se de seu caminho perverso e você será salvo.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 15 de fevereiro - Ele Sempre se Lembra
    Feb 15 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    De nós se tem lembrado o SENHOR; ele nos abençoará. (Salmos 115.12)

    Eu posso autenticar a primeira afirmativa deste versículo. E você? Sim, Jeová tem pensado em nós; Ele nos tem libertado, guiado e suprido nossas necessidades. Nos movimentos de sua providência, Jeová tem se lembrado de nós, jamais esquecendo nossos mais insignificantes afazeres. Sua mente tem estado cheia de pensamentos a nosso respeito; essa é outra maneira de dizer que Ele "se tem lembrado" de nós. O Senhor tem agido deste modo durante todo o tempo, sem a menor interrupção. No entanto, somente em ocasiões especiais temos percebido com mais nitidez essa lembrança divina e agora a recordamos com expressiva gratidão. Sim, "de nós se tem lembrado o SENHOR".

    A segunda sentença do versículo é uma implicação lógica da primeira. Visto que Deus é imutável, Ele continuará se lembrando de nós no futuro, como o fez no passado. E sua lembrança equivale a bênçãos para nós. Mas na segunda parte do versículo não temos apenas a conclusão, e sim a afirmativa resultante da inspiração da parte do Espírito Santo: "ELE NOS ABENÇOARÁ". Isto significa coisas grandes e insondáveis. A própria falta de definição da promessa indica seu alcance infinito. Ele nos abençoará de acordo com sua divina maneira de agir, para sempre e sempre. Portanto, digamos todos nós: "Bendize, ó minha alma, ao SENHOR" (Sl 103.2).
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 14 de fevereiro - Misericórdia Para Quem Não a Merece
    Feb 14 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    O que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá. (Salmos 32.10)

    Oh! bendita recompensa de nossa confiança! Meu Senhor, concede-me esta recompensa completamente. Acima de todos os outros homens, aquele que confia no Senhor percebe que ele mesmo é um pecador; e a misericórdia está preparada para ele. O homem que confia no Senhor sabe que não tem qualquer merecimento, mas a misericórdia o alcança e cuida dele com liberalidade. Ó Senhor, dá-me esta misericórdia, enquanto eu confio em Ti!

    Ó minha alma, vê que guarda-costas tu possuis! Assim como um príncipe está cercado por soldados, assim também tu estás cercada pela misericórdia. Pela frente, por trás e por todos os lados, cavalgam esses "guardas" da graça. Estamos no centro do sistema de misericórdia, pois estamos em Cristo Jesus.

    Ó minha alma, que atmosfera tu respiras! Assim como o ar te rodeia, assim o faz a misericórdia do teu Senhor. Para os ímpios existem muitas tristezas, mas para ti há tantas misericórdias, que as tristezas são indignas de serem mencionadas. Davi afirmou: "Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração" (Sl 32.11). Em obediência a este preceito, meu coração triunfará em Deus, e eu proclamarei minha felicidade. Assim como me cercas com a tua misericórdia, assim também eu subirei aos teus altares, ó meu Deus, com hinos de ações de graça.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • 13 de fevereiro - Bênção no Campo
    Feb 13 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Bendito serás no campo. (Deuteronômio 28.3)

    Isaque foi abençoado quando, no entardecer, saiu ao campo para meditar. Quão freqüentemente o Senhor nos tem encontrado enquanto estávamos a sós! As árvores e os campos podem testemunhar nosso regozijo. Aguardemos novamente essa bem-aventurança.

    Boaz também foi abençoado enquanto fazia sua colheita, e seus empregados, ao encontrarem-no, o saudaram com uma bênção. Torne o Senhor prósperos todos os que trabalham na lavoura! Todo lavrador pode suplicar esta promessa da parte de Deus, se realmente obedece a sua voz.

    Vamos ao campo para trabalhar, como o fez Adão, nosso pai. E, visto que a maldição caiu sobre a terra por causa do pecado do primeiro Adão, é um grande conforto achar uma bênção que vem por intermédio do segundo Adão.

    Vamos ao campo para nos exercitarmos; e nos alegramos na certeza de que o Senhor abençoará aquele exercício e nos dará saúde, que utilizaremos para sua glória.
    Vamos ao campo para contemplar a natureza. E não existe nada no conhecimento que temos de toda a criação visível que não possa ser santificado para uma utilização nobre, por meio da bênção de Deus.

    Por fim, vamos ao campo para sepultar nossos mortos. Sim, outros, no devido tempo, nos levarão para a sepultura, no campo. Mas, somos abençoados, quer chorando no sepulcro, quer dormindo nele.
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 12 de fevereiro - Deus se Alegra em Dar
    Feb 12 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre. (Gênesis 13.14-15)

    Esta é uma bênção especial para uma ocasião memorável. Abrão acabara de resolver uma disputa familiar. Ele havia dito: "Não haja contenda entre mim e ti ... porque somos parentes" (Gn 13.8); e, depois disso, recebeu a bênção que pertence aos pacificadores. O Senhor e doador da paz se deleita em manifestar sua graça àqueles que buscam a paz e a seguem. Se desejamos comunhão mais íntima com Deus, temos de nos manter mais achegados aos caminhos da paz.

    Abrão se comportou muito generosamente com seu parente, oferecendo-lhe a escolha da terra. Se nos negarmos a nós mesmos em benefício da paz, o Senhor nos compensará. Qualquer parte que o patriarca pudesse ver daquela terra, ele poderia reivindicá-la; nós devemos fazer o mesmo, pela fé. Abrão teve de esperar pela possessão da terra, mas o Senhor legou-a a ele e à sua posteridade. Bênçãos ilimitadas nos pertencem devido ao dom da aliança da graça. Tudo é nosso. Quando agradamos o Senhor Deus, Ele nos faz olhar ao redor e ver que todas as coisas são nossas, quer as presentes, quer as futuras. Todas são nossas; e nós, de Cristo; e Cristo, de Deus.
    Exibir mais Exibir menos
    2 minutos
  • 11 de fevereiro - Estão as Crianças no Reino de Deus?
    Feb 11 2025
    Saiba mais: https://fiel.in/promessaspreciosas

    Derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes. (Isaías 44.3)

    Conforme percebemos com muita clareza, nossos queridos filhos por natureza não têm o Espírito Santo. Neles vemos muitas coisas que nos fazem sentir temor quanto ao seu futuro, e isso nos impulsiona a orar angustiosamente. Quando um de nossos filhos se torna perverso, clamamos como Abraão: "Tomara que viva Ismael diante de ti" (Gn 17.18). Acharíamos melhor ver nossas filhas assemelhando-se a Ana do que a imperatrizes. Esta promessa deve nos encorajar intensamente; ela vem logo depois das palavras "Não temas, ó Jacó, servo meu" (Is 44.2) e pode, igualmente, banir todos os nossos temores.

    O Senhor outorgará seu Espírito, em sua plenitude, derramando-O. Ele o dará com eficiência, de modo que seja uma bênção genuína e eterna. Nossos filhos precisam estar sob esse derramamento divino, então "um dirá: Eu sou do SENHOR; outro se chamará do nome de Jacó" (Is 44.5).

    Esta é uma das promessas sobre as quais podemos inquirir o Senhor Deus. Não devemos nós, em ocasiões específicas, de maneiras diferentes, orar por nossos descendentes? Não podemos dar-lhes novos corações, mas o Espírito Santo pode. E, com liberdade, Ele deve ser suplicado quanto a isso. O supremo Pai satisfaz-se em ouvir orações de mães e pais. Temos filhos que estão fora da Arca? Não descansemos até que sejam colocados e fechados dentro dela pelas mãos do Senhor.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos